Como Escolher a Plataforma de E-commerce Ideal?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 10 de junho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Iniciar em um comércio eletrônico está muito além de abrir uma lojinha virtual ou ter uma conta no instagram e anunciar produtos, é preciso enxergá-lo como um investimento sério, visando formar uma estrutura perfeita envolvendo: relacionamento com o público, estoque, controle de qualidade, logística e a plataforma mais apropriada para o site.

Inclusive, escolher a plataforma mais apropriada, o que pode parecer a questão mais simples no momento de criar um e-commerce (afinal, qualquer pessoa monta um site, né?) é uma das mais delicadas.

A plataforma utilizada tem a missão de unificar e tornar fácil o acesso a todas as informações que envolvem o processo das vendas online, formas de pagamento, disponibilidade de estoque, entrega, canais de comunicação, dentre outros. Diante disso, como escolher a melhor?

Planejamento

O famoso pontapé inicial!

É preciso ter plena certeza de qual a intenção do e-commerce, qual lugar ele deseja ocupar e como tudo isso se conectará com o público. Pode até parecer uma dica clichê, mas há quem ache que basta vender online para ter um bom e-commerce.

Três fatores serão primordiais antes de ir às ações: o completo domínio sobre os produtos e a área de atuação, saber os passos da concorrência para conseguir se diferenciar e como a gestão funcionará. Simplesmente não existe planejar sem gerir.

Ter o público definido, fornecedores, segmentação, e saber tudo sobre o que é vendido é essencial para conseguir obter sucesso. Quem não sabe o que vende, dificilmente entende a procura do público.

Analisar os concorrentes também deve estar no plano. Eles estão a todo o vapor e não há tempo de ficar para trás! O ditado ‘’sempre dá pra melhorar’’ só pode ter sido criado por alguém que estava em busca da plataforma ideal ao seu e-commerce. Não é vergonha nenhuma se basear no que dá certo e otimizar outros pontos.

O terceiro fator, gestão, é tão importante que parece um tópico único.

Gestão

A administração do e-commerce, obviamente é fundamental, pois é como tudo o que o envolve irá funcionar, dos processos mais simples aos complexos.

Gerir o estoque, a qualidade dos materiais, disponibilidade, prazos com entregas não são tarefas fáceis, mas carecem de ser cumpridas à risca.

A melhor maneira de elevar a efetividade de todos os métodos da gestão, é automatizando os processos, para que erros sejam inimagináveis e haja um padrão de qualidade, trabalho e produção. Os softwares ERP ajudarão a alcançar tal êxito!

Os softwares ERP são úteis para:

  • Eliminar retrabalhos e atividades redundantes. Esses são as principais causas de ausência de confiabilidade nos dados;
  • Trazer rapidez na execução de tarefas ao eliminar processos manuais;
  • Padronizar métodos operacionais;
  • Tornar o fluxo da informação mais dinâmico;
  • Aumentar a produtividade;
  • Diminuir o tempo de resposta a clientes e fornecedores;
  • Reduzir despesas.

Integração de aplicativos à loja

Voltando ao foco, a plataforma deve ser pensada como um ‘desenvolvedor’ do e-commerce. Por esse motivo, sistemas ERP são tão substanciais. Acima, foi explicado da maneira mais breve possível, mas aplicando-os a um comércio eletrônico, age com o mesmo princípio, unificar informações, mas é ainda mais específico quando se trata de plataforma.

As plataformas ideais são as que conectam chatbots para atendimento, ferramentas de upload massivo de anúncios, marketing digital, integração com marketplaces e até mídias sociais.

Plataformas eficientes, basicamente, permitirão os clientes a comprarem de modo rápido, fácil, confiável e são imprescindíveis para o e-commerce ter a posição de uma boa loja online.

E qual é a melhor plataforma, afinal?

Ao escolher a plataforma ideal ao e-commerce, deve-se ponderar questões como as mencionadas, dependendo da intenção e nicho que ocupa cada loja.

Outros pontos que podem facilmente ser levantados são: divulgação a fim de elevar as vendas,a valorização da jornada de compra do cliente e os canais a serem explorados além do site.

Embora não seja tão simples quanto parece, selecionar a plataforma ideal para o e-commerce é um dos elementos mais importantes na etapa inicial, principalmente porque ela deve se encaixar perfeitamente com a loja, pois pode interferir negativamente ou positivamente em todo o resto.

Todavia, as plataformas mais interessantes são as que funcionam com sistemas de integração ERP, pois tornam a gestão facilitada por consequência proporcionam o aumento da qualidade dos serviços prestados e facilitam a compra do cliente.

Este conteúdo foi desenvolvido por Izap, empresa desenvolvedora de e-commerces e aplicativos.

Compartilhe nas Redes Sociais!