Como escolher entre Coprodutor e Agência de Lançamento de Infoprodutos

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Publicado: 23 de novembro de 2021 | Atualizado: 23 de novembro de 2021.

Se você chegou aqui porque já ouviu termos como “6 em 7”, “fórmula de lançamento”, “lançamento perpétuo”, “lançamento meteórico”, “tráfego pago” e “lista de leads”… Então preste bastante atenção no que iremos falar porque isso fará toda a diferença pra você conquistar a tal “plaquinha” e poder escalar o seu lançamento de infoprodutos.

O lançamento de infoprodutos requer conhecimentos específicos não somente sobre o nicho escolhido pra vender seu conhecimento, mas também de tráfego pago, copywriting, design, edição de vídeos, construção de páginas, automação de e-mails e muito mais.

Muitas vezes o especialista até se aventura a fazer tudo sozinho no início. Compra um curso aqui, vê alguns vídeos no YouTube ali, vai tentando aprender o máximo possível, mas chega um momento que ele vai precisar de ajuda, principalmente quando ele quiser escalar as vendas do produto dele.

O mercado de lançamento é muito novo e muito promissor. Não existe modelo de negócio certo ou errado. Existe o que é melhor para o especialista e o parceiro naquele momento. Ao ingressar no mercado desenvolvimento de produtos digitais é importante contar com a parceria de uma boa agência de lançamento ou um coprodutor experiente.

Existem duas modalidades de parceria que parecem ser a mesma coisa, mas não são. Então…

As diferenças entre coprodutor e agência de lançamento de infoprodutos

Normalmente o coprodutor é alguém, uma pessoa que possui grandes conhecimentos de marketing digital e lançamentos e se oferece para cuidar da parte técnica e operacional de um lançamento para o especialista em troca de uma porcentagem nas vendas.

Já a agência de lançamento de infoprodutos é uma empresa que possui uma equipe multidisciplinar e presta o serviço de lançamento de infoproduto, participando ou não do resultado das vendas como parte do pagamento.

Diferentemente das agências de marketing convencional, que atuam no desenvolvimento e promoção de campanhas para empresas, as agências de lançamento atuam na preparação do produto digital como um todo para lançamento no mercado.

O papel da agência de lançamento ou do coprodutor é atuar no gerenciamento, planejamento e execução dos projetos digitais, ajudando a estabelecer seu objetivo, definindo até mesmo a estrutura do produto ou serviço e garantindo a melhor formatação para a comercialização.

Quais são os modelos de negócio existentes para lançamentos

A primeira coisa a se pensar é: se você é o dono da ideia, do infoproduto, quanto você está disposto a abrir mão para conseguir escalar as vendas? Em outras palavras: Você prefere receber 100% de R$ 1 mil ou 10% de R$ 1 milhão?

Respondida essa pergunta, vamos aos modelos de negociação possíveis entre uma Agência de Lançamento (ou Coprodutor) e o especialista.

1- Prestação de serviço com fee, sem participação nas vendas

O especialista contrata os serviços da Agência de Lançamento como copy, gestão de tráfego, design, produção e assessoria técnica. Define-se o valor deste pacote de serviços que serão prestados e a agência executa tudo como o combinado.

Normalmente este é um tipo de contrato com valor mais alto. O pagamento pode ser feito à vista ou mensalmente como fee para a agência. O especialista também fica com a responsabilidade de arcar com todos os custos de mídia, hospedagem, ferramentas, edição de vídeos, etc.

2- Prestação de serviço com fee + participação nas vendas

Neste modelo, a Agência de Lançamento e o especialista fazem um acordo onde a agência continua como prestadora de serviço, mas diminui consideravelmente o valor cobrado no fee e passa a receber uma porcentagem sobre vendas.
A participação nos resultados é também uma forma de assegurar o empenho da agência, já que quanto mais resultado ela gerar, melhor será remunerada.

Esta é uma das formas que infoprodutores com um pouco mais de experiência adotam porque conseguem reduzir o seu custo fixo com a agência em troca de um pedaço do resultado das vendas.

Esta participação da Agência de Lançamento nas vendas pode variar entre 15% e 50% além do que é cobrado mensalmente pela prestação dos serviços. O especialista continua com a responsabilidade de pagar todos os custos de mídia, hospedagem e ferramentas.

3- A agência ou o coprodutor compra os direitos de publicação do infoproduto

Este é um modelo muito parecido com o que é praticado no mercado editorial, onde as editoras tradicionais compram o direito de publicar e vender uma determinada obra, se responsabilizam pelo marketing, distribuição nas livrarias e pagam uma porcentagem das vendas para o autor.

No mercado editorial, essa porcentagem paga ao autor do livro, normalmente varia entre 8% e 10% das vendas. Já no mercado de lançamento de infoprodutos, há uma pequena variação deste modelo. A Agência de Lançamento se responsabiliza por toda a produção, edição dos vídeos, criação das estruturas de marketing e lançamento, além dos custos com mídia e suporte do infoproduto.

Neste modelo o especialista não tem custo algum com o lançamento, seu compromisso é tão somente a produção do conteúdo e recebe uma porcentagem das vendas que pode variar entre 20% e 40% dependendo da negociação.

4- Coprodução e parceria

Um outro modelo que também é praticado no mercado de infoprodutos, é o de parceria de coprodução ou sociedade, onde todos os custos e receitas são divididos meio a meio entre o especialista e a Agência de Lançamentos ou Coprodutor.

Neste caso, pode-se abrir uma empresa mesmo, com CNPJ específica para este projeto, onde a Agência de Lançamento (ou o coprodutor) e o especialista viram sócios no projeto.

Então há um único centro de custo, de onde são debitados os custos com mídia, produção e ferramentas e o resultado apurado é dividido normalmente com 50% do lucro para cada parte.

Conclusão

Este é um mercado novo. Muita coisa ainda pode e vai mudar. Novos modelos e formatos de negociação entre agências e especialistas surgem todos os dias.

Uma coisa é certa: há lugar para todo mundo neste mercado que não chegou nem em 10% da sua capacidade no Brasil ainda. Se você já teve alguma experiência com lançamento ou uma outra ideia de modelo de negociação, deixa aqui nos comentários.

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