Como empresas utilizam o marketing de relacionamento

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Publicado: 17 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O Marketing de relacionamento

É uma estratégia focada em criar uma experiência valorizada pelo consumidor. Dessa forma, está sendo usado para fidelizar clientes mais exigentes e construir o poder da marca.

A ligação entre como empresas utilizam o Marketing de relacionamento e faturamento se dá exatamente pela fidelização dos consumidores.

Nesse sentido, conseguir aplicar uma boa estratégia de relacionamento se torna cada vez mais desafiador. Isso porque, nos últimos anos, houve uma grande mudança no perfil do consumidor. 

Além disso, a mudança de gerações faz uma grande diferença neste novo perfil de consumidor. Afinal, os nativos digitais, principalmente nascidos depois dos anos 2000, passam a ter poder de compra. 

Com isso, são mais exigentes e esperam resultados rápidos por parte das empresas, conforme seu ritmo de vida. 

O caso Apple 

Visto que os consumidores são alcançados pela marca, inicia-se um processo de relacionamento, especialmente no que se refere a produtos não duráveis e serviços.

Com isso, a busca pela fidelidade do consumidor se torna ainda mais significativa. Afinal, quando se tornam fãs de uma empresa, os clientes passam a agir como embaixadores da marca. 

O sucesso dos clubes de assinatura

Dentre as ações mais práticas em uma estratégia de como empresas utilizam o Marketing de relacionamento está o uso de brindes personalizados

Um exemplo de seu uso, na prática, são os clubes de assinatura, que têm crescido exponencialmente no Brasil.

De fato, a modalidade oferece tanto sucesso que, segundo a E-commerce Brasil, 75% das empresas devem investir no formato até 2023. 

Afinal, os clubes são voltados não só para o oferecimento de um produto ou serviço, mas também têm foco em trabalhar com exclusividade, promovendo a identificação do consumidor, bem como instaurando um relacionamento entre cliente e empresa.

Um exemplo é a empresa TAG, que conta com cerca de 70 mil associados, em três modalidades, conforme aponta reportagem do Terra. 

No caso da empresa, o associado recebe uma caixa mensal, de onde vem o livro, bem como brindes relacionados à obra e outros materiais complementares.

Brindes

Diante disso, os brindes personalizados fazem um papel importante. No caso do clube do livro, por exemplo, eles funcionam tanto como forma de fidelizar, quanto de atrair os consumidores. 

Isso se reflete diretamente na satisfação do consumidor, por reconhecer o valor do conjunto como um todo, como afirma a cliente entrevistada na entrevista que se diz “abraçada”, cada vez que recebe sua caixa de livros.

Assim, o Marketing de relacionamento é uma estratégia importante, cabendo às empresas saber implementá-lo, seja com uso de brindes ou outras estratégias, como descontos, programa de pontos ou cashback.

Para isso, é necessário definir alguns aspectos. Segundo a Resultados Digitais, para se trabalhar com Marketing de Relacionamento é preciso que a organização promova a análise de seus dados, a fim de determinar quem é o público-alvo de suas ações.

Em seguida, é preciso manter o contato e oferecer benefícios para os consumidores, como é o caso dos programas de fidelidade, que vem sendo amplamente usados pelos clientes, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, em reportagem do portal Mercado & Consumo.

Dessa forma, pode-se perceber a aposta de empresas em diferentes estratégias de Marketing de relacionamento para encarar um mercado competitivo, principalmente na “internet”, e um público-alvo mais exigente.