Como divulgar hotel na internet: dicas essenciais

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Publicado: 3 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Desde os melhores hotéis em Luanda até as pousadas mais simples de Lisboa precisam aprender como divulgar hotel na Internet.

Afinal, a rede mundial de computadores é a principal plataforma para a conquista de novos clientes, especialmente os internacionais. 

Por isso, é essencial saber como se posicionar online e como conquistar espaços que renderão novas reservas.

No momento, com o reaquecimento da pandemia do novo coronavírus no mundo todo, os hotéis ainda sofrem muito e provavelmente ficarão algum tempo sem conseguir receber visitantes. 

No entanto, com mais de 80 milhões de pessoas vacinadas no mundo todo e mais doses sendo produzidas a cada segundo, é seguro afirmar que há uma expectativa alta para que seja possível reduzir bastante o nível de contaminação do vírus nos próximos meses.

Quando a situação perder força e for possível voltar a viajar, aqueles que souberam como divulgar hotel na Internet e já fizeram ações são os que terão melhores resultados. 

Quer saber como agir? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como divulgar hotel na Internet em 4 passos

1. Invista em SEO para sites de hotéis

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization. Em português, esse termo significa algo como Otimização para Motores de Busca. 

Normalmente, o SEO está ligado mais com o Google, que é o maior motor de busca do mundo, mas ele também engloba ações para qualquer outro motor de pesquisa. Isso inclui os sites de hotéis.

Páginas como o Trivago, Booking e outras contam com seus próprios motores de busca, que valorizam determinados elementos. 

Por isso, é importante investir em especialistas que dominem esse segmento e que possam fazer experimentos para entender o que é mais importante para o seu hotel ser encontrado nesses sites.

Considerando que essas páginas são a principal forma para clientes internacionais fazerem reservas em hotéis, é por ali que seu negócio deve começar a trabalhar para captar um bom fluxo de turistas.

2. Tenha uma estratégia de redes sociais definida

As redes sociais são ferramentas de altíssimo valor para hotéis, especialmente o Facebook e o Instagram, que são essencialmente visuais. 

Por isso, é importantíssimo investir em estratégias bem definidas para essas redes, de modo a conseguir atrair clientes de todos os lugares.

Em primeiro lugar, trace um perfil do tipo de turista que você quer atrair e comece a planejar seu conteúdo com base nisso. 

Por exemplo, suponha que seu hotel é muito romântico e perfeito para casais em lua de mel. Com base nisso, produza conteúdo (Stories, fotos, etc.) que valorize esse romantismo e que possa atrair o perfil de pessoas com o casamento marcado.

Ao mesmo tempo, faça anúncios focando no público que tem interesse em casamento e outros indicadores do tipo. Escolha suas fotos e vídeos mais românticos e propague via anúncios, para ser encontrado pelo público ideal para seu hotel.

3. Invista no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que consiste em produzir conteúdo de valor para atrair o seu cliente em potencial na Internet e, então, introduzi-lo em um funil de vendas para vender seu produto ou serviço para ele. 

Essa estratégia pode ser muito útil para quem trabalha com hotelaria. A razão disso é bem simples: toda viagem começa com uma pesquisa no Google.

Por exemplo, suponha que você tenha um hotel em uma cidade como Bonito, no Mato Grosso do Sul. É um lugar que pode atrair muitos turistas brasileiros, já que é uma cidade maravilhosa.

Todos os turistas que vão até lá fazem pesquisas como “como chegar até Bonito”, “o que fazer em Bonito”, “passeios em Bonito” e semelhantes. Nesse caso, basta produzir conteúdos de alto valor respondendo essas dúvidas e trabalhar para ranquear bem no Google.

Assim que as pessoas começarem a entrar no seu artigo, elas poderão ser direcionadas dentro do seu funil. 

Por exemplo, você pode colocar como CTA no post um ebook gratuito com “x dicas para planejar sua viagem para Bonito”. Para baixar, o visitante precisaria dar o e-mail e você poderia enviar ofertas de valor para ele se hospedar em seu hotel.

4. Faça parcerias com influenciadores

Os influenciadores de Instagram e outras redes sociais são parceiros muito úteis para empresas de todos os tipos. Não é à toa, portanto, que até mesmo em novela eles já apareceram

Por isso, faça parcerias com influenciadores para que eles se hospedem em seu hotel e mostrem as instalações para os seguidores. Isso tornará seu espaço mais conhecido e, claro, aumentará suas reservas.

No entanto, escolha apenas os influenciadores com métricas de engajamento realmente altas. Hoje em dia, é fácil comprar seguidores para poder aparecer com um número alto no perfil. Entretanto, se não há engajamento real, não há poder de influência ali.

Agora que você aprendeu essas 4 dicas de como divulgar hotel na Internet, poderá colocá-las em prática para usufruir dos melhores resultados de divulgação do seu empreendimento. 

Aproveite o momento em que o turismo está parado para construir a parte orgânica do seu trabalho. Assim, quando o turismo voltar, você já terá tudo em posição para atacar o mercado.

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