Veja como a cultura colaborativa pode melhorar os resultados do seu time

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de novembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

Gestores antenados estão dando um jeito de encontrar mais informações sobre como criar uma cultura colaborativa em suas empresas desde quando um estudo da Universidade de Stanford descobriu que companhias que promovem a colaboração experienciam uma performance coletiva cinco vezes maior do que a contrapartida não-colaborativa.

Assim, investir em técnicas de colaboração dentro do ambiente de trabalho pode ser a resposta para um time mais eficiente e motivado a entregar resultados. Com a cultura colaborativa, os funcionários se sentem mais pertencentes à empresa e, com isso, tendem a produzir mais.

Nesse artigo separamos alguns motivos de como a cultura colaborativa pode promover a produtividade dentro da empresa. Acompanhe!

Como a cultura colaborativa pode promover a produtividade?

Colaborar e fazer parte de um time em que seus membros de apoiam mutuamente para conseguir resultados é muito mais motivador do que um trabalho solitário. Veja abaixo os principais fatores relacionados à produtividade em um ambiente colaborativo.

A cultura colaborativa melhora o engajamento de funcionários

O engajamento de funcionários é o sangue vital de qualquer organização. No entanto, conseguir isso não é tarefa fácil.

Quando times trabalham em união, eles se sentem mais conectados, especialmente entre departamentos. Mas a realidade que vemos é que é bem comum para departamentos em grandes empresas trabalharem em isolamento, mesmo que o trabalho perpasse ou afete outros setores.

Dessa forma, a comunicação unificada por toda a companhia é bem valiosa. Se seus times não sentem que há alguma coisa a esconder, eles estão ativamente construindo confiança e compartilhando informações para atingir um objetivo em comum.

Dê um passo além e encoraje funcionários a construir relacionamentos saudáveis fora do trabalho. Planeje e organize várias oportunidades de sociabilidade como happy hours, esportes e excursões. Você irá colher os frutos de uma mão-de-obra mais satisfeita e uma menor taxa de turnover.

Times colaborativos têm reuniões mais produtivas

Trabalhar colaborativamente não quer dizer ter uma infinidade de reuniões. É bastante comum que executivos pensem que a resolução de problemas implique longos debates com vários membros para ter certeza que todos serão ouvidos.

Mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis, o excesso de reuniões prejudica a produtividade. Quando companhias abraçam a ideia de ter um software que privilegie a colaboração, elas não precisam fazer reuniões sobre qualquer assunto.

Ao mesmo tempo, se a cultura colaborativa está imersa na cultura da empresa, colaboradores não precisarão ter encontros formais toda hora. Com fortes habilidades, eles estarão constantemente se comunicando durante todo o dia usando tecnologias para analisar e medir suas tarefas e objetivos

A cultura colaborativa atrai talentos

A força de trabalho hoje é composta de baby boomers, geração X e millenials, com um número crescente de geração Z entrando no mercado pela primeira vez. Não importa em qual indústria você esteja, colaboração importa mais do que nunca.

Millenials e geração Z têm diferentes expectativas. Eles querem contribuir com novas ideias, esperam comunicação e elogios constantes e tipicamente querem mais feedback.

Ao passo que os baby boomers se aposentam, essas duas gerações estão cada vez mais compondo a maioria da força de trabalho, e um ambiente colaborativo se encaixa em seus objetivos e necessidades.

Mas como uma cultura colaborativa se parece? Construa espaços abertos de escritório para fomentar a comunicação natural. Quando pessoas se escutam, elas irão naturalmente gravitar em direção ao trabalho em time e ao compartilhamento de ideias.

Assegure-se de incluir salas privadas para reuniões e lugares quietos onde colaboradores possam trabalhar. Não se esqueça de investir em tecnologia para seus trabalhadores remotos continuarem se engajando com o resto do time.

A colaboração produz novas ideias

Quando funcionários com diferentes backgrounds e opiniões trabalham juntos para elaborar e reunir novas ideias, o conflito é bem comum, mas isso pode ser bastante construtivo. O trabalho em grupo produz ideias dinâmicas e criativas.

Sem essa energia na inovação, você corre o risco de ficar para trás na competição e se tornar um negócio estático e ultrapassado.

Incluir mais membros na geração de ideias, especialmente entre vários departamentos, cria uma coleção mais ampla de ideias que permite a todo o time identificar aquela que mais conversa com seus consumidores.

A colaboração aumenta a produtividade individual

Uma cultura colaborativa em toda a empresa produz times totalmente engajados e entusiasmados em participar de novos projetos e ter novas responsabilidades.

Eles estarão mais propensos a abraçar mudanças, pois estão imersos na missão da companhia e no processo de melhora.

Negócios que usam ferramentas, fluxos de trabalho e recursos para tornar a colaboração e o trabalho em time mais fácil, fazem com que trabalhadores individuais atinjam seus objetivos mais rápido e com mais qualidade.

Como construir uma cultura colaborativa para empoderar colaboradores?

Agora que vimos que a cultura colaborativa pode melhorar a produtividade da empresa por meio de processos de comunicação e de troca de ideias mais efetivas, vamos analisar como construir esse tipo de cultura na organização.

Desenvolva confiança

A colaboração é executada a partir da confiança. Resolver problemas e construir ideias e planos em conjunto requer uma grande convicção nas habilidades e forças daqueles ao seu redor.

Fomente a confiança em seu time, especialmente naqueles de disciplinas diferentes. Cada pessoa tem um papel crítico em trazer novas ideias para a vida.

Tenha certeza que todos compartilham a mesma ambição, seja fazer um bom trabalho, resolver um problema de negócios ou ganhar uma negociação. E conheça melhor sua equipe; nós temos a tendência de confiar mais nas pessoas que conhecemos.

Tenha a mente aberta

Ter o pensamento livre é uma característica fundamental de pessoas colaborativas. Elas recebem bem feedback e têm uma crença que as coisas sempre irão melhorar, se desenvolver ou crescer. Pessoas de cabeça fechada vêem o feedback como criticismo.

É importante nutrir canais abertos de comunicação em dinâmicas e conversas com times colaborativos. Feedbacks de sim/não criam empecilhos para a cultura colaborativa e tendem a promover o consenso e não soluções.

Ao invés disso, encoraje a troca de ideias a partir do diálogo construtivo. Ao invés de um simples “sim ou não”, diga “sim, e isso acarreta…” ou “não, pois…”. Essas frases já denotam a construção de uma conversa mais enriquecedora.

Misture e combine habilidades

Todo mundo no seu time tem seus próprios pontos fortes e habilidades. Uma vez que você encontre quais são elas, você pode usá-las a seu favor quando o assunto é cultura colaborativa.

Você pode unir dois funcionários baseando-se em como suas habilidades se complementam. A fraqueza de uma pessoa pode ser a força de outra.

Essa combinação acaba por encorajar a colaboração. Isso também ajuda a prevenir a formação de “panelinhas” de pessoas que sempre andam juntas.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Recompense a criatividade e iniciativa

Uma coisa é encorajar a resolução criativa de problemas, outra é recompensar. Gratificar a criatividade não necessariamente tem que vir na forma de bônus. Pode ser simplesmente um feedback positivo ou agradecer um funcionário por um trabalho bem realizado

Recompensas por criatividade e inovação podem facilmente se tornar motivação para outros funcionários correrem atrás.

Quando colaboradores têm incentivo de achar novas soluções para problemas, eles se tornam confiantes que seu trabalho duro não passará despercebido.

Gostou de saber dos potenciais da cultura colaborativa para a produtividade da sua empresa?

Compartilhe com a gente seus pensamentos sobre o assunto. Não se esqueça de deixar seu comentário!

Conteúdo produzido por Raphael Pires, chief editor na iClips – Empresa especializada em gestão para agências de comunicação.

Compartilhe nas Redes Sociais!