Como criar um Programa de Indicação que gera vendas no automático

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Publicado: 19 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Você que trabalha com Marketing Digital, sabe que essa é uma ferramenta que pode alavancar suas vendas. Se esse processo é feito com inteligência e tecnologia, de forma automatizada, o resultado é ainda maior.

Mas há uma pergunta a ser respondida: é mesmo possível gerar vendas no automático? A resposta é sim. Uma das formas de fazer isto acontecer, é criar um Programa de Indicação.

E é isso que você verá neste texto. Nós preparamos este conteúdo para te ensinar como criar um Programa de Indicação que gera vendas no automático. Iremos te mostrar como funciona e como isso pode interferir no seu processo de vendas.

Além disso iremos falar sobre como o seu ciclo de vendas e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) irão diminuir. O LTV (LifeTime Value) e ticket médio também vão aumentar. Você terá clientes mais leais à sua marca, pois eles terão mais confiança. 

Outro ponto importante que iremos abordar é o contato, ele será mais pessoal e personalizado com seu público ICP (Perfil de Cliente Ideal) e mais assertivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Já ouviu falar em Marketing boca a boca?

O Marketing Boca a Boca é mais antigo do que você pensa. Sempre que alguém se sente satisfeito com algum produto ou serviço que comprou, tem a tendência de indicar para outra pessoa.

A indicação é algo comum do ser humano. Vai me dizer que nunca comprou algo depois de alguém falar bem de determinado produto? Você mesmo já indicou alguma coisa para alguém. Sem ter consciência, você praticou o Marketing Boca a Boca.

Conhecido também como Marketing de Indicação, essa é uma estratégia para ganhar mais clientes através dos seus atuais.

Para que essa estratégia seja colocada em prática, existem alguns passos e decisões que você precisa tomar. Uma delas é criando um Programa de Indicação.

O que é um Programa de Indicação

Antes de mais nada, precisamos te explicar o que é um Programa de Indicação.

Ele é um recurso dentro do Marketing de Indicação que tem como objetivo fazer mais clientes chegarem até sua empresa por meio de indicações. Isso quer dizer que quando alguém está satisfeito com sua empresa, ele indica o produto ou serviço para outra pessoa. 

Além disso, a pessoa pode ganhar premiações com as indicações. E não só quem indicou, mas quem é indicado também pode ganhar um benefício com o objetivo de antecipar a decisão de se tornar cliente.também tem recompensas.

Tudo acontece através de landing pages, formulários e até mesmo planilhas. Ainda é possível investir em ferramentas, como a BuzzLead, que simplifica e da escala ao Programa de Indicação. Com essa ferramenta, todas as informações ficam armazenadas em um único local, além de se tornar tudo mais prático e rápido.

Também é importante lembrar que o Programa de Indicações:

  • Aperfeiçoa o alcance das campanhas de indicações que foram criadas;
  • Cria uma estratégia de incentivo, assim mais pessoas sentem vontade de indicar;
  • Por meio de campanhas e links embaixadores, as indicações orgânicas da empresa se transformam em algo mais recorrente.

Como criar um Programa de Indicação

O primeiro passo para criar um Programa de Indicação eficaz, é garantir que você tenha um bom produto. Acredite ou não, isso fará toda diferença. 

As pessoas querem consumir algo que seja bom e que mude suas vidas, tendo essas características, elas se sentirão satisfeitas e apresentarão sua empresa para amigos, colegas e familiares.

Outra característica deste recurso, é que ele precisa ser simples e fácil de ser compreendido. Tudo deve ser feito de forma que facilite o compartilhamento da experiência.

Você também precisa criar algo que esteja alinhado e que funcione para sua marca. Nesse momento, você deve se perguntar quem são seus clientes, se as recompensas fazem sentido para sua marca e pensar que a recompensa pode ser de mão dupla, ou seja, tanto para quem indica quanto para quem é indicado.

É importante também avaliar e monitorar seu Programa de Indicação, nesta hora você deve levar em consideração os sucessos, as falhas e os feedbacks. E além disso, claro, precisa monitorar os resultados. As taxas de conversão, adesão, indicação e embaixadores estão entre as principais métricas que você deve monitorar para acompanhar a evolução de um programa de indicação.

A BuzzLead, por exemplo, possui um painel com todas as informações necessárias para que você possa monitorar seu Programa de Indicação. 

Os 5 pilares

Um Programa de Indicação efetivo e que gera bons resultados, é construído por 5 pilares:

Pedir a indicação

Em um primeiro momento, é necessário que você peça as indicações para outras pessoas. Nem sempre elas irão se lembrar de fazer isso por elas mesmas, por isso você precisa estimulá-las. 

Identifique o momento em que seus clientes estão mais satisfeitos e encantados com seu produto ou serviço e peça a indicação na hora. Assim ele não irá se esquecer de recomendar.

Facilitar a indicação

Anteriormente a indicação acontecia quando havia um encontro presencial entre as pessoas. No entanto, o contato físico tem diminuído e o mundo tem se comunicado muito mais através de aplicativos e redes sociais.

É por isso que você precisa pensar na facilidade de indicação para seus clientes. Hoje em dia, a internet é um bom meio de as pessoas recomendarem alguma coisa para outras. Aproveite essa ferramenta.

Recompensar e incentivar

Para um Programa de Indicação ter sucesso, é importante definir recompensas para quem está indicando. Além disso também é importante incentivar o indicador, dessa forma ele se sentirá motivado a comprar mais rápido.

Transparência

A sua empresa precisa ser transparente com seu cliente que faz a indicação. É importante que o indicador seja avisado quando alguma venda for feita através da indicação que ele fez. Essa é também uma forma de incentivá-lo a continuar indicando.

Também é necessário que seus clientes vejam o que eles ganharam.

Divulgação

Você precisa mostrar às pessoas que possui um Programa de Indicação, só assim elas saberão que há uma forma de indicar amigos e familiares. Se as pessoas esquecerem, elas param de indicar. Por isso é necessário estar sempre na memória das pessoas. Divulgue o máximo possível.

Todas essas etapas são importantes para o sucesso do seu Programa de Indicação.

O que isso interfere em minhas vendas?

Muita coisa! 

Com um Programa de Indicação bem feito e adequado ao seu negócio, você consegue fazer com que suas vendas sejam feitas no automático. Os resultados, com toda certeza, serão ainda mais altos.

O Programa de Indicação é feito para facilitar e automatizar suas vendas realizadas por recomendações de um cliente para outro. É importante lembrar que quanto mais seu cliente está feliz com seu atendimento e produto/serviço, mas ele irá te indicar.

Há muitos benefícios ao utilizar essa ferramenta, confira:

Perfil do cliente ideal

Com essa ferramenta, é uma forma de você garantir uma geração de leads alinhado com o perfil do seu cliente ideal. Isso acontece, pois ninguém indica uma oficina para quem não tem carro, por exemplo. 

Isso quer dizer que seus clientes vão indicar sua empresa para quem tem necessidade do produto ou serviço que você oferece.

Confiança

As pessoas que chegam através da indicação, já possuem uma confiança muito forte em você. Isso acontece, pois elas estão cientes que seu negócio atendeu as expectativas de quem recomendou. Essa confiança pode até mesmo antecipar a decisão de compra.

Redução do CAC

Quando um cliente indica sua empresa para um amigo, sem perceber ele está iniciando o seu processo de vendas. Quando se tem um Programa de Indicação quem inicia as vendas é o seu próprio cliente. Isso faz com que o valor da marca seja maior.

Consequentemente, uma pessoa indicada, fecha o negócio mais rápido. Isso faz com que tenha uma redução do seu Custo de Aquisição do Cliente (CAC), ou seja, o ciclo de vendas é menor. 

Aumento do ticket médio

Com essa ferramenta há também o aumento do ticket médio. Isso acontece, pois ele chega com muita confiança na marca e está disposto a investir muito mais.

Ciclo

Além desses benefícios, é possível notar que um cliente indicado também é um cliente indicador. Ele tende a reproduzir a comportamento de indicar, se tornando um ciclo.

Neste conteúdo você descobriu como criar um Programa de Indicação que gera vendas no automático e quais são seus principais benefícios. Agora que você já sabe todos os caminhos, você pode criar o seu.

Conteúdo produzido por Daniela Villela, produtora de conteúdo da BuzzLead

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