Como criar o seu negócio online

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

De uns anos para cá, a internet tem mudado muita coisa na vida das pessoas, a começar pela forma de se comunicar, receber e disseminar informações e também, no que diz respeito ao consumo. Por sinal, no momento atual, informar e consumir tem caminhado juntos.

Segundo estudos, 90% dos usuários pesquisam na internet a fim obter informações sobre lojas e produtos, isso inclui comparar preços, formas de pagamento, tempo estimado de entrega, dentre outros, tendo Google e as mídias sociais como os canais mais usados para tal.

Por parte dos consumidores, especialmente, tem sido forte a busca por praticidade e conforto no momento de fechar negócio. Afinal, quem dispõe de tempo para ir até uma loja e conferir um material com calma atualmente?

Com certeza, pouquíssimas pessoas.

Assim, as lojas online têm sido não só uma alternativa que une o útil ao agradável, como cresce absurdamente a cada dia que passa, tornando-se a principal fonte de consumo.

Nunca se consumiu tanto online como hoje e os empreendedores, sabendo desta alta procura, estão investindo alto suas fichas em lojas virtuais, os famosos e-commerce.

Pareceu interessante a você?

Então descubra agora como criar a sua loja online e empreender com sucesso na era digital!

Antes de tudo: o que é um e-commerce

Costumam dizer por aí que e-commerce é uma loja virtual. De fato não é uma definição mentirosa, mas não se limita somente a isso.

Existem diversas maneiras de se ter um negócio online, como:

  • Sites;
  • Marketplace;
  • Mídias Sociais;
  • Apps.

Qualquer produto pode ser comercializado em um e-commerce. Na realidade, ele deve ser pensado como ‘um shopping virtual’, ou seja, tirando a dificuldade para achar uma vaga de estacionamento e as filas para tudo, são a mesma coisa.

Portanto, o e-commerce é desenvolvido e executado inteiramente online, compras, transições informações, dúvidas por parte do público e afins.

A tradução livre seria algo como ‘comércio eletrônico’, isso significa que: sua movimentação é feita através de computadores, tablets, smartphones e por aí vai.

Ok, essa é uma definição simples e fácil de ser achada em qualquer pesquisa na internet. Mas, quais são os passos importantes para criar um negócio online? Confira alguns!

Tenha um bom site

Óbvio! O site será a vitrine do negócio e por essa razão deve ser simples, informativo, atrativo e de fácil entendimento ao público.

Parece difícil, mas alguns passos básicos já ajudam muito.

1 – O site deve ser responsivo 

Poucas pessoas navegam pelo notebook nos dias de hoje, a grande maioria está com um celular à palma da mão, então é preciso lembrar delas!

Os sites responsivos se adaptam a diferentes formatos e garantem um acesso facilitado ao usuário, sem que ele tenha que ficar dando zoom ou afastando a tela. Essa estrutura aumentará a chance de ter mais consumidores, já que mais pessoas conseguirão visitar o site.

2 – Recursos desnecessários devem ser eliminados

Ditado batido, mas real: ‘’menos é mais’’!

Plugins, scripts e botões ocupam um espaço considerável no site, então eliminar os que não forem essenciais ajudará (e muito). A estrutura do site precisa ser analisada frequentemente para que somente os elementos necessários permaneçam e assim o deixem eficiente.

3 – Hospedagem

Ela está muito além de só veicular o site, sua missão é dar ao usuário uma excelente experiência de navegação, principalmente na velocidade de carregamento das páginas, o famoso ‘’site intuitivo’’ tão adorado por todos.

Outro ponto: a hospedagem garante a segurança do site.

Invista em marketing digital

É absolutamente impossível atrelar o sucesso de um negócio online sem as estratégias de marketing digital!

O ambiente digital conta com uma enorme audiência e proporciona visibilidade aos negócios que exploram suas possibilidades com assertividade. 

Se tratando de e-commerce, especialmente, os estudos SEO são fundamentais! Estar bem posicionado nos principais buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing é sem sombra de dúvidas um divisor de águas a qualquer negócio.

Não há como negar, todo mundo que procura por algo vai ao Google e faz uma pesquisa. Agora, imagina o que é para um negócio ser encontrado por lá?

Outra tática eficaz do marketing digital é a utilização das mídias sociais. Elas são úteis para ter um contato próximo com público e consequentemente entendê-lo melhor, o que tornará as chances de uma abordagem mais precisa maior. Vale também investir em capacitação com cursos online, pela praticidade de acessar em qualquer lugar, ganhando tempo e conhecimento simultaneamente.

Para um negócio online ou não, o planejamento de marketing digital deve ter cadeira efetiva na elaboração de suas estratégias. Simples assim.

Escolha uma boa plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é um dos fatores mais importantes para atingir o sucesso online.

As plataformas com sistema ERP, por exemplo, são vistas com bons olhos por trazerem maior facilidade ao empreendedor, unificando todos os processos de gestão.

A ideia de escolher a melhor plataforma de e-commerce vem para assegurar uma boa administração e experiência do consumidor em todas as pontas: logística, estoque, controle de vendas, enfim, ser vantajoso aos dois lados.

Uma loja integrada otimiza os processos e torna o serviço mais eficiente.

Por que estar online

Ter presença no ambiente digital já deixou de ser um diferencial há muito tempo e hoje, quem não está nele, se torna invisível ao público e por consequência irrelevante no mercado.

É duro saber disso, não é mesmo?

Pois é! Então não cometa o erro de investir mal nas estratégias digitais e se torne referência na sua área de atuação, se atualizando para melhor atender as demandas do público.

Este conteúdo foi desenvolvido por Loja Virtual, uma plataforma de loja virtual inteligente voltada a empresas de todos os tamanhos.

Compartilhe nas Redes Sociais!