Como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade

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Publicado: 8 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Não dá para negar que, hoje em dia, vivemos um dos períodos de maior relevância para a contabilidade dentro de uma estrutura corporativa.
Aquele cenário em que o departamento contábil era algo puramente operacional e sem importância estratégica para a empresa já foi embora. Atualmente, os contadores assumem função essencial para o crescimento de um negócio.

É por isso que há grande demanda por serviços na área e é importante saber como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade.
Além da grande mudança de paradigma dentro das empresas, os escritórios de contabilidade passaram a lidar com grandes mudanças dentro da sua própria estrutura.

Com o desenvolvimento da Contabilidade Digital e o surgimento de tecnologias de automação e Inteligência Artificial, a demanda de trabalho contábil caiu muito e a eficiência disparou.

Hoje em dia, uma mesma equipe pode atender muito mais clientes do que antes.

Por isso, é essencial saber como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade de modo a aproveitar essa produtividade extra e faturar mais. Mas como conseguir isso?

De que maneira montar uma estrutura de atração estável e constante de clientes? Veja a seguir!

Como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade em 4 passos

1. Tenha uma estrutura de serviços e diferenciais montada

O primeiro passo para conseguir clientes em qualquer negócio, especialmente na contabilidade, é ter uma estrutura de serviços e diferenciais bem montada.

Afinal, é preciso saber o que oferecer aos consumidores para atraí-los e convertê-los em clientes.

Por exemplo, as empresas brasileiras gastam, em média, 2.000 horas para lidar com todos os seus tributos anuais.
Se o volume da carga tributária é um problema, como o seu escritório pode ajudar? Talvez assumindo toda a responsabilidade? Qual o seu diferencial? O uso de automação e IA para reduzir o trabalho?

Outra informação importante: 99% de todas as empresas no Brasil são micronegócios ou pequenos negócios.

Esse contexto é muito diferente do de uma grande empresa. Vale a pena montar um pacote de serviços para essas empresas ou não?

Talvez você não queira nada disso e só queira trabalhar com planejamento tributário e elisão fiscal, ajudando as empresas a pagar menos impostos de maneira legal. Isso é válido também.

Seja como for, é preciso ter um pacote de serviços estruturado e um conjunto de diferenciais prontos para poder convencer os consumidores a se tornarem clientes.

2. Invista em Marketing Digital

Com o passo anterior feito, o que resta é investir em Marketing Digital. No entanto, é essencial investir do jeito certo, seguindo todos os passos e não de maneira amadora e sem qualidade.

Para isso, o mais recomendado é investir em uma agência de marketing digital para contabilidade, que seja especializada no assunto e entenda as nuances do segmento.

O ideal é produzir uma estratégia completa, que aborde todas as plataformas e possa ampliar as suas fontes de captação. Por exemplo:

  • Marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico, educar o mercado e nutrir leads;
  • E-mail marketing para nutrir leads, educar clientes e iniciar conversões de venda;
  • Anúncios para gerar tráfego pago e clientes;
  • Redes sociais para gerar autoridade e engajamento na sua marca, além de gerar leads;
  • Conteúdo no LinkedIn para investir em áreas específicas.

3. Use seus atuais clientes

Uma grande fonte de novos clientes são os seus atuais. Pois é! Muitas empresas não aproveitam a atual carteira de clientes para buscar novos. Pode ser vergonha ou desconhecimento, mas essa ainda é uma ótima fonte para crescer.

Existem duas formas de usar a sua carteira de clientes para ter novos. A primeira é a mais direta: basta pedir.

Entre em contato com os seus clientes e mencione que o seu escritório pode dar uma vantagem especial, talvez um desconto ou uma consultoria gratuita em um serviço novo, para quem trouxer um novo cliente para a firma.

Todo empreendedor tem amigos empreendedores que podem ser indicados.

Já a segunda é analisar os seus clientes atuais, entrevistá-los e entender quais são suas dores e porque eles toparam contratar você. Isso ajudará a direcionar sua campanha de marketing para ter melhores resultados.

4. Foque na retenção de clientes

Uma dica importante para a saúde de um escritório de contabilidade é focar sempre na retenção de clientes. Afinal de contas, manter um cliente é muito mais barato e muito mais lucrativo do que conseguir um novo.

Veja a estratégia de marketing digital que mencionamos antes: é preciso postar em blog, e-mail marketing, vídeos nas redes sociais, anúncios e muito mais para conseguir novos clientes. No entanto, basta fazer um bom trabalho para manter os atuais.

Além disso, lembre-se de que a tendência é que os clientes atuais aumentem o fluxo de pagamento ao contratar novos serviços. Portanto, é essencial manter a sua base antes de pensar em crescê-la.

E aí, aprendeu como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade? Então coloque essas dicas em prática para aumentar o seu fluxo de clientes. Não esqueça que é importante manter os seus trabalhos dentro da capacidade inicial do seu escritório.

Aos poucos, contrate funcionários e monte novas estações de trabalho para aumentar a quantidade de clientes a atender, mas faça isso de maneira ordenada e controlada.

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