Como aumentar as vendas recorrentes de um e-commerce?

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Publicado: 27 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Aumentar as vendas recorrentes de um e-commerce é o objetivo de qualquer gestor comercial. Isso porque além de permitir previsibilidade no faturamento, o custo de manter um cliente é inferior a conquistar um novo. 

Philip Kotler, um dos grandes nomes do Marketing, dizia que: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Então, não resta dúvidas de que investir em estratégias para aumentar as vendas recorrentes do seu e-commerce é fundamental para a saúde e sucesso do seu negócio. 

Então, continue lendo este conteúdo, porque vamos mostrar algumas formas para você melhorar os resultados do seu negócio digital a partir do modelo de recorrência. 

O que é uma venda recorrente? 

A venda recorrente está diretamente associada à cobrança recorrente e como o próprio nome já diz, esse modelo de negócio vem da premissa de realizar vendas com uma frequência pré-definida.

Vamos pensar na prática! Um negócio baseado em recorrência cria estratégias comerciais, para produtos ou serviços, que estabelecem um intervalo de tempo entre as cobranças.  Essa definição vai de acordo com o entendimento do seu negócio, do que está sendo oferecido e também das suas buyer personas. 

Neste modelo, o pagamento será realizado na data prevista e, como dissemos anteriormente, sua empresa terá uma previsibilidade maior no faturamento

Mas como garantir que seus clientes vão aderir ao modelo de recorrência? Você pode apresentar e constantemente reforçar todas as vantagens. Vamos listar algumas delas a seguir!

Vantagens da venda recorrente

 As vendas recorrentes oferecem vantagens tanto para quem vende quanto para quem compra. Existem alguns fatores que influenciam diretamente a jornada de compra de um cliente e são contemplados em um modelo de recorrência. 

 Praticidade

 Talvez seja uma das principais vantagens para ambos os lados! Afinal, todo o processo de venda e compra se torna mais prático. Isso porque tudo o que será realizado no processo, já foi estruturado e acontece de forma automatizada dentro de uma plataforma de e-commerce para vendas recorrentes. 

Outro ponto importante é a praticidade para os gestores e o time financeiro, já que é necessário realizar o cadastro e a cobrança para o cliente apenas uma única vez. Depois disso, será necessário apenas acompanhar o cliente. 

Toda essa otimização proporcionada pela recorrência faz com que você economize muito tempo! Assim você pode direcionar esse tempo para outras áreas da empresa, além de ter mais disponibilidade para se dedicar a questões estratégicas do negócio.

Transparência

Outra vantagem da venda recorrente é a possibilidade de quando o cliente assina o produto ou serviço, ele ter disponível todos os detalhes financeiros da compra. Tendo, portanto, transparência e nitidez a respeito de todo o processo de contratação. 

Nesse contexto estão incluídos: valores, taxas, datas de pagamento e expiração da recorrência. Dentro da maioria das plataformas é possível fazer o acompanhamento das réguas transicionais. 

Ou seja, tanto você como seu cliente podem acompanhar cada etapa do processo.

A transparência desse modelo permite que você conquiste a confiança do cliente. Além de ficar tudo bem esclarecido, com um sistema de cobrança recorrente, é possível tirar dúvidas de maneira prática e rápida.

Controle

A outra vantagem que se destaca é o alto nível de controle, principalmente quando o seu negócio vende algum tipo de produto. Isso porque com uma venda recorrente você tem mais controle de tudo que entra e tudo que sai, principalmente porque existe a periodicidade que é fixa. 

É uma enorme vantagem para quem tem problemas em trabalhar com estoque. Já que você tem total controle da quantidade de produtos que precisam sair e quando. 

Então, com as vendas recorrentes não vai existir aquele pensamento de “quando vou receber mesmo?”. 

Com uma gestão de pagamento recorrente, fica muito mais fácil controlar métricas como ticket médio, taxa de inadimplência, churn e taxa de renovação de assinaturas, por exemplo.

Mas afinal, como aumentar as vendas recorrentes de um e-commerce?

Agora que já vimos o que é venda recorrente e algumas vantagens em utilizar esse método em um negócio, vamos listar a seguir as formas de aumentar esse tipo de venda em um e-commerce.  

1. Criando campanhas de Marketing Digital 

 Se você já tem um negócio online, você tem acesso a várias métricas relacionadas ao seus clientes. Com esses dados em mãos, você pode desenvolver campanhas de Marketing Digital eficazes que vão atingir com assertividade clientes em potencial e no tempo certo.

Por exemplo, você pode investir em inbound marketing, a partir da sua base de contatos criar uma ação de e-mail marketing, trabalhar com anúncios no Facebook ads, criar uma sinalização ou banners diferentes dentro do seu próprio e-commerce, enviar mensagens no Whatsapp e SMS, enfim. 

2. Entenda o mix de produtos e a frequência deles

Pense nas seguintes questões: 

Quais são os produtos com mais saída no seu e-commerce? 

Com qual frequência seus clientes compram esses produtos? 

Respondendo a essas perguntas, você consegue visualizar produtos que se complementam e geram valor na compra. Você também consegue definir quais produtos têm potencial para serem vendidos de forma recorrente. 

Porém, para que isso dê certo, é fundamental que você tenha disponível os dados e que eles estejam corretos. 

Neste caso, são dados relevantes: histórico de compra, nome, endereço, e-mail e produtos mais comprados. Tudo isso vai ajudar na personalização das estratégias. 

 3. Personalize kits e promoções  

 Imagine o seguinte cenário! O Márcio tem um e-commerce de cosméticos, ele analisou os dados e identificou que no histórico das compras existe um alto percentual de clientes que compram todos os meses o shampoo e o condicionar de uma mesma marca. 

Então, seria uma ótima forma de aumentar as vendas recorrentes se o Márcio montasse um kit de shampoo e condicionador, por exemplo. Criar kits personalizados é uma ótima solução! 

Por isso, é tão importante entender a jornada do cliente! Por meio desse entendimento, você consegue oferecer diferenciais e personalização. Além disso, outra ideia interessante é criar promoções em cima desses kits.

4. Desenvolvendo um clube de assinaturas

Os clubes de assinatura, provavelmente, são uma das formas mais comuns e mais eficazes de aumentar vendas recorrentes em um e-commerce. 

Vamos usar o Márcio como exemplo de novo! Agora que ele já identificou essa demanda recorrente do mesmo shampoo e condicionador, por que não montar um clube de assinaturas? Por exemplo, ele poderia criar uma caixa mensal, enviar o shampoo, o condicionador e outro produto surpresa. 

Dessa forma, o Márcio poderia conquistar contratos mensais, semestrais e anuais entregando um box especial que atenderia a necessidade dos clientes e ainda ofereceria o fator surpresa.

Investir em clube de assinaturas é uma excelente estratégia para aumentar as vendas recorrentes do seu e-commerce.