Como aumentar visibilidade dos produtos no e-commerce

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Publicado: 17 de janeiro de 2023 | Atualizado: 17 de janeiro de 2023.

Um dos grandes desafios de todos lojistas que atuam no varejo online é, em meio a tanta competitividade e plataformas de venda, conseguir manter o alcance da marca e o anúncio dos produtos relevantes, ou seja, obter e aumentar visibilidade dos produtos.

Como você deve imaginar, não é uma tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. 

Quem se propõe a comercializar itens através da internet precisa ter consciência que está no centro de vendas mais frequentado do mundo, no qual milhares de pessoas trafegam ao longo do dia.

Logo, é necessário se planejar, pensar em boas práticas e estratégias que ajudem a impulsionar o seu anúncio, pois só assim será possível se destacar em meio ao oceano de oportunidades e potenciais clientes que é o e-commerce. 

Por isso, antes de entender o que é preciso fazer e quais são essas práticas que podem colocar a sua mercadoria em destaque, vamos explicar o porquê isso é tão importante e como pode se relacionar diretamente com o sucesso financeiro do seu empreendimento. 

Como dar visibilidade para o seu negócio?

Quando falamos sobre visibilidade, automaticamente é preciso considerar que o processo envolve uma série de fatores que, durante esse conteúdo, vamos nos aprofundar. Entre as práticas é possível destacar:

  • Anúncios;
  • Produtos;
  • Divulgação;
  • Marketplaces.

De modo geral, esses são os pontos que devem ser priorizados ao pensar em estratégias para alcançar mais visibilidade para seu e-commerce e produtos.

Pensando nisso, e em como alcançar resultados ainda mais efetivos, separamos algumas dicas para você que tem o sonho de escalar cada vez mais o seu negócio. Confira:

1.Faça bons anúncios e conteúdos

Pode até parecer óbvio, mas a verdade é que muitos lojistas ainda tendem a subestimar a importância de divulgar corretamente seus produtos. 

Lembre-se que o anúncio tende a ser o primeiro contato que o seu consumidor terá com o item, e a primeira impressão geralmente é a que fica. 

Por isso, é preciso que ele atenda a uma série de requisitos, tanto para estar bem rankeado (no caso dos conteúdos) quanto para impactar positivamente os internautas que se depararem com as campanhas para aumentar visibilidade dos produtos.

Confira abaixo três aspectos principais que compõe um bom anúncio: 

  • Título com palavras-chave

Considere que é justamente através do título do anúncio que os clientes encontrarão seu produto na aba de pesquisa. 

Logo, existe um padrão que pode ser utilizado para informar aspectos cruciais do produto/serviço. Cabe ressaltar, contudo, que isso pode variar de acordo com cada situação, necessidade e segmento.

Ainda assim, de modo geral uma construção que pode ser utilizada de base seria:

Nome, Marca, Modelo e até duas características essenciais do produto para a compreensão do que de fato ele é, pelo público. Exemplo disso seria apresentar tamanho e cor. 

  • Descrição ampla

Esse é o segundo contato que o cliente terá com o produto, visualizzando mais informações do item, logo após ter demonstrado interesse pela mercadoria.

É aqui que você vai responder todas as possíveis dúvidas que o potencial tem. Portanto, se coloque no lugar dele e considere as possíveis dores na hora de escrever, destrinchando as informações mais importantes. 

A ideia neste momento é, além de aumentar visibilidade dos produtos, demonstrar suas qualidades, ganhando autoridade e a relevância para a marca e a confiança do potencial cliente para converter vendas.

Seja simples, direto, cativante e pelo menos ultrapasse 300 palavras no anúncio.

  • Imagem com boa qualidade

Muitas vezes o “livro é julgado pela capa”. E, nessa situação, não é diferente.

Afinal, as imagens que você coloca na página é que realizará a demonstração mais concreta do que a pessoa está comprando.

Por isso, algumas dicas aqui são:

  • Não pegue fotos genéricas da internet;
  • Priorize o fundo branco;
  • Atente-se ao uso de marca d’água.

2. Trabalhe o seu segmento de produtos de forma correta 

Você sabe quais foram as principais categorias no e-commerce no ano de 2022? 

De acordo com o relatório NuvemCommerce, desenvolvido em conjunto com a Plugg.To, Ecommerce na prática, Kongu, Omie e Pagar.me, quando o assunto é lucratividade e visibilidade, os segmentos que mais se destacaram são:

  • Moda e Vestuário;
  • Saúde e Beleza;
  • Casa e Decoração;
  • Eletrônicos;
  • Joias.

Assim, para aumentar visibilidade dos produtos, é importante identificar e atuar de forma precisa no segmento que o produto pertence.

Na lista acima estão alguns dos produtos que possuem uma alta demanda e ticket médio. 

Ou seja, já possuem uma visibilidade alta por si só e, consequentemente, uma chance mais baixa de ficarem estagnados. 

Caso você não venda nenhum desses itens, não se preocupe! 

Os produtos nichados são sempre apostas muito interessantes e que nutrem um mercado tão engajado quanto os de catálogo aberto. 

Para otimizar vendas, aqui é importante entender qual o seu carro-chefe, ou seja, o produto principal, e quais são os secundários, pois assim você pode pensar em estratégias de venda, como kit de produtos, de forma mais direcionada e qualificada, promovendo a rotatividade do seu estoque. 

3. Invista em uma boa divulgação 

Não faz muito tempo que o gasto com marketing era algo que tirava o sono de muitos vendedores. Contudo, atualmente, essa situação mudou consideravelmente. Isso porque bons resultados podem ser conquistados com baixo investimento.

Nesse contexto, aproveitar o potencial de branding e visibilidade das redes sociais é algo imprescindível para qualquer empreendedor, não importa seu tamanho ou estilo.

Esse é o método mais eficaz de estreitar relações e, quem sabe, ganhar novos clientes, tudo isso com um gasto bem menor por conta das plataformas usadas e possibilidade de segmentação.

Uma marca que não está presente nessas mídias, é – basicamente – uma marca inexistente.   

Além disso, não se esqueça que algumas plataformas, como o Instagram e o Facebook, praticam o famoso Social Commerce, permitindo anunciar produtos. 

Caso esteja disposto a investir um pouco mais na divulgação, existe também o Google Ads, ferramenta direcionada para ações conhecidas como de tráfego pago. Assim, por um determinado valor, ela estimula a visibilidade do anúncio. 

4. Venda nos marketplaces

Se você quer escalar o seu negócio através da utilização de um único canal de vendas, saiba que é interessante repensar esse projeto. Isso porque você estará indo pelo caminho mais difícil e com menos pontos de contato.

Da mesma forma que as lojas físicas migraram para o ambiente digital por uma questão de necessidade, hoje, com as infinitas possibilidades disponíveis na internet, vender por um único meio significa perda de oportunidades e lucro, visto que o alcance é diminuído.

Assim, quando o papo é diversificar as vendas, não existe opção melhor do que os marketplaces. Mas, você sabe o que são eles? 

Basicamente, são plataformas para disponibilização de produtos e marcas diversas, funcionando como uma grande loja virtual de variedades. Os principais nomes de e-commerce são:

  • Mercado Livre;
  • Amazon;
  • Shopee;
  • Americanas;
  • Magalu;
  • Casas Bahia;
  • Aliexpress;
  • Netshoes;
  • Rappi.

Como você pode observar, são grandes plataformas de venda que abrem suas portas para que outras empresas – pessoas de fora – anunciem produtos nos respectivos domínios. 

Ou seja, de modo geral, eles funcionam como um shopping center virtual e contribuem de forma significativa para aumentar visibilidade dos produtos.

Exatamente por essa dimensão de alcance, visibilidade e oportunidades, é interessante avaliar as opções que mais se adequam à marca, expandindo as chances de negócio.

Para se ter uma ideia da importância de contar com e-commerces, de acordo com a 42ª edição do Webshoppers, relatório produzido pela Ebit|Nielsen, estima-se que os marketplaces sejam responsáveis por 78% de todo faturamento no Brasil. 

Já na China, por exemplo, os marketplaces chegam a corresponder por 90% das vendas e nos Estados Unidos 33% dos ganhos.

Conheça mais os marketplaces para aumentar visibilidade dos produtos

Nos canais de venda, o que vai medir a visibilidade dos seus produtos é a reputação da marca, que trata da avaliação de qualidade do seu negócio dentro do marketplace. 

É muito simples, com boas práticas de atendimento, venda e logística, sua notoriedade se torna melhor qualificada e seus produtos ficarão em uma posição melhor dentro das plataformas web. 

Logo, ao seguir todas as dicas que citamos ao longo do artigo, somadas ao alcance que os marketplaces tem, anunciar seus produtos nesses canais promoverá ainda mais visibilidade e oportunidades de negócio.

Mas atenção: saber como se expor, alcançando visibilidade de valor (com bons sites e parcerias) é um dos melhores meios para aumentar as vendas no ambiente digital, de forma segura e menos custosa – em comparação com outros métodos. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Plugg.To, o hub de integração de marketplace ideal para quem busca por uma operação mais escalável e otimizada nessas vitrines.