Como aumentar a produtividade nas vendas

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Publicado: 23 de novembro de 2021 | Atualizado: 23 de novembro de 2021.

Produtividade é uma das palavras do século, nunca se falou tanto sobre como melhorar a performance e os resultados. Fazer cada vez mais em menos tempo, conquistar mais com menos recursos.

Por outro lado, a busca por mais vendas é uma pauta sempre frequente para qualquer empresa. Em meio às dificuldades e crises, sobrevivem e se destacam os profissionais e negócios que aumentam sua produtividade nas vendas.

Para entender como tornar isso uma realidade em sua rotina comercial, vamos entender como aumentar a produtividade nas vendas ao longo da leitura deste artigo. Então, continue conosco até o fim para saber mais.

O que é produtividade nas vendas? 

Para começar, é importante entender e definir o que é produtividade nas vendas. Podemos definir o conceito com o simples fato de vender mais utilizando a mesma quantidade de recursos e no mesmo período de tempo. 

Ou seja, aumentar a produtividade não é o mesmo que trabalhar mais e sim trabalhar de forma mais eficiente e assertiva. Por isso, o aumento de produtividade nas vendas é algo tão importante e desejado, principalmente quando as possibilidades de investimento estão limitadas. 

É importante considerar isso porque toda equipe de vendas vai em algum momento enfrentar entraves e objeções na hora de conquistar seus objetivos e metas. Por isso, aumentar a produtividade não é algo útil apenas para melhorar os resultados, é necessários também para manter as empresas competitivas e atuantes no mercado. 

Como aumentar a produtividade nas vendas?

Agora que já entendemos o que é a produtividade nas vendas, precisamos entender como garantir o aumento dessa efetividade nas ações comerciais. E para isso, existem três fatores fundamentais que devem ser levados em consideração. Sabe quais são eles?

1- Zele por seu processo de vendas 

Garantir que seu processo de vendas esteja bem definido é fundamental para o aumento da produtividade nas vendas. Isso porque não é possível que as equipes de vendas sejam produtivas sem a devida organização comercial.

Ou seja, se os profissionais não souberem exatamente o que precisa ser feito para concluir as vendas, a produtividade certamente será comprometida. Afinal, será preciso de mais tempo e até mesmo mais recursos para realizar a mesma atividade.

Por isso, para aumentar a produtividade nas vendas é fundamental começar com a estruturação de um processo de vendas claro e objetivo. O que pode ser feito com o mapeamento de todas as etapas necessárias para fechar uma  venda.

2- Invista em boas tecnologias

É praticamente impossível falar do aumento da produtividade nas vendas e não citar a adoção de recursos tecnológicos nos dias atuais. A razão para isso é o fato de que a tecnologia é a principal responsável pela possibilidade de automação de tarefas. 

Isso é importante porque a automação permite que os vendedores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas relacionadas às vendas. 

Para isso, é possível contar com softwares de automação de marketing que auxiliam no processo de geração, nutrição e qualificação das oportunidades. Também é possível contar com soluções de inside sales que permitem a realização e o monitoramento das atividades de vendas. 

Além disso, temos o CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com os Clientes, uma ferramenta permite que todas as interações com clientes sejam monitoradas e devidamente analisadas, assim como as demais informações geradas no processo de venda. 

Ou seja, o CRM também contribui para o aumento da produtividade nas vendas, já que proporciona maior organização e também visibilidade sobre as negociações. Dessa forma, gestores e vendedores conhecem exatamente quais negócios ainda estão em andamento e o que precisa de atenção naquele momento.

3- Dê a devida atenção para sua equipe de vendas

Outro fator fundamental para a produtividade nas vendas é a equipe responsável pela geração de receita. Por isso, é tão importante que os gestores responsáveis pela condução dos vendedores desenvolvam planos de ação e estratégias que garantam a produtividade das equipes.

Para que isso aconteça, é necessário que a gestão desenvolva planos de desenvolvimento para os profissionais da equipe e garanta os treinamentos e capacitações para que tudo ocorra da melhor forma.

Além disso, é preciso garantir alguns fatores que contribuem para que as equipes mantenham a produtividade nas vendas. Sabe quais são eles?

A contratação e o investimento em softwares de apoio às atividades, são fundamentais para que seja possível alcançar o desempenho máximo dos colaboradores. Mas além disso, o onboarding e a devidas comissões são fatores extremamente relevantes.

Os treinamentos não devem acontecer em momentos isolados de maior necessidade da empresa, essa prática precisa ser constante para que os resultados sejam percebidos. Afinal, as capacitações são a base estrutural para que os profissionais se desenvolvam e melhorem a sua performance.

Já o onboarding se trata praticamente do primeiro treinamento recebido pelos colaboradores ao entrarem para uma empresa. É neste momento que os vendedores conhecem a empresa, o produto e o processo de venda propriamente dito. 

Por fim, para garantir a produtividade nas vendas, é importante manter a motivação da sua equipe de vendas. Então, avalie a remuneração, os incentivos e, principalmente, as comissões recebidas por sua equipe. Assim, todos estarão devidamente motivados e comprometidos com os resultados positivos nas vendas. 

Conclusão 

Ao longo deste artigo entendemos o que é a tão buscada produtividade nas vendas e as três principais maneiras de alcançar a melhor performance das vendas no seu negócio. Agora certifique-se de que tudo o que você aprendeu seja colocado em prática diariamente em sua rotina comercial!

Além disso, não deixe de buscar novos conhecimentos e estratégias para aumentar suas vendas. E para te ajudar nesta importante jornada, confira os conteúdos do nosso blog e saiba tudo sobre marketing digital, gestão e negócios.

Conteúdo produzido pela equipe da Ploomes