Como as fintechs podem auxiliar na gestão financeira do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de outubro de 2021 | Atualizado: 25 de abril de 2022.

Só quem empreende sabe que muitas vezes a vida não é fácil! Recursos como dinheiro, pessoas e tempo, são escassos, o que faz com que o empreendedor tenha que desempenhar várias funções ao mesmo tempo. E, uma destas funções que não pode ser deixada de lado, de maneira alguma, é a da gestão financeira do negócio.

A importância da gestão financeira

De acordo com o estudo Causa Mortis: O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida, realizado pelo Sebrae, os principais motivos alegados pelos empreendedores que acabaram fechando seus negócios foi a falta ou a má gestão. 

Na pesquisa, principal motivo alegado para o fechamento foi a falta de capital ou falta de lucro (19%), seguido por outra oportunidade que apareceu (14%), falta de clientes (9%) e problemas financeiros/administração (8%).

Ou seja, três dos quatro motivos apresentados acabam tendo alguma relação com a dificuldade de gerenciar os recursos financeiros, ou pela falta destes, ou pela má gestão. Logo, isto reforça a importância de sempre ter as finanças do negócio bem acompanhadas.

Falta de tempo, falta de conhecimento, Burocracias, taxas altas e falta de soluções

Muitas vezes, o empreendedor até entende a importância da gestão financeira do seu negócio, porém, acaba deixando-a de lado por motivos como a falta de tempo, falta de conhecimento, falta de soluções que se encaixem com suas necessidades ou custos/taxas inviáveis.

Muitos empreendedores já desistiram de ter um bom controle financeiro pela falta de afinidade com planilhas ou por acharem as soluções mais tradicionais de ERP’s com preços muito “salgados”.

Já no aspecto do crédito, a pandemia mostrou como não é nada simples para micro e pequenos negócios conseguirem linhas de crédito especiais. Negativas ou altas taxas de juros muitas vezes acabam afastando estas empresas dos empréstimos e financiamentos.

Fintechs: grandes aliadas dos pequenos negócios

O cenário acima começou a mudara  partir de 1998. Neste ano, o PayPal era lançado lá nos EUA, como uma plataforma digital para pagamentos, serviço que, até então, era de exclusividade dos bancos tradicionais.

O PayPal “abriu a porteira” para um movimento que se fortaleceu em 2008, com a crise econômica mundial e com a evolução da tecnologia. Estamos falando do movimento fintech!

O termo “fintech” foi criado para se referir à startups (empresas de base tecnológica) que oferecem soluções financeiras. Bancos digitais, plataformas de crédito, investimento, seguros, gestão financeira, dentre outras, passaram a ser ótimas alternativas para pessoas físicas e jurídicas, que estavam buscando maior praticidade e melhores custos-benefícios.

E o movimento acabou criando grande sinergia com os pequenos negócios, passando a oferecer soluções que antes eram restritas ou de difícil acesso. Confira abaixo algumas das categorias de fintechs com soluções voltadas às pequenas empresas:

  • Gestão financeiras: sistemas para controle financeiro de empresas. Alguns deles, inclusive, possuem funcionalidades extras, como controle de vendas, controle de estoque, emissão de notas fiscais, planejamento orçamentário, precificação, frente de caixa.
  • Crédito: plataformas para busca, simulação e contratação de empréstimos, antecipação de recebíveis e até empréstimos entre pessoas.
  • Meios de Pagamento: maquininhas de cartão, plataformas online e aplicativos para recebimento de pagamentos de clientes.
  • Cartões: cartões corporativos e cartões pré-pagos.
  • Fidelização: plataformas com soluções para fidelização de clientes e fidelização de colaboradores.
  • Dívidas: plataformas para negociação de dívidas
  • Investimentos: plataformas para realização de investimentos.
  • Seguros: plataformas para busca, simulação e contratação de seguros empresariais.
  • Serviços Digitais: contas e bancos digitais, com tarifas mais baixas, ou até nulas.
  • Câmbio: serviços digitais para realização de remessas internacionais e compra/venda de câmbio.
  • Finanças pessoais: plataformas para gestão financeira pessoal, afinal de contas, por traz de todo CNPJ existe um CPF!

A evolução destas soluções, agregam, cada vez mais, para o mercado financeiro e para as pequenas empresas. De acordo com a Fincatch, no Brasil já existem mais de 1.400 fintechs. Se você está insatisfeito com algum serviço financeiro ou está buscando uma nova solução, há grandes chances de você encontrar o que você está buscando no universo das fintechs!