Como a gestão de pessoas pode fazer sua empresa alcançar o sucesso

//Como a gestão de pessoas pode fazer sua empresa alcançar o sucesso

Por: | Publicado: 27 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 18 de março de 2019.

Empresas são feitas de pessoas e isso significa que a execução de suas funções irá garantir o sucesso ou fracasso da organização.

Gestão de pessoas

Diante da importância do capital humano nos resultados da empresa, investir na gestão de pessoas é fundamental.

Isso porque, ao fazer uma eficiente gestão de pessoas a produtividade e engajamento dos colaboradores aumenta.

Dentro do departamento de recursos humanos o processo de gestão de pessoas tem a função de garantir que os funcionários da empresa tenham suas necessidades atendidas.

E não apenas isso, mas que eles também disponham dos instrumentos de trabalho adequados e da capacitação necessária para desempenhar suas funções.

Se a sua empresa ainda não tem uma equipe para gerir pessoas é bem provável que os resultados gerados pelo seu negócio estejam bem abaixo do esperado.

Além disso, outros problemas decorrentes da falta de gestão também vão surgir, como os conflitos internos, insatisfação dos funcionários, baixa lucratividade e consequentemente a alta rotatividade de pessoas.

Por isso, para evitar esses problemas e garantir que os funcionários estejam motivados e focados num mesmo objetivo, a gestão de pessoas deve investir em formas de aperfeiçoar os processos internos, melhorar a comunicação com os colaboradores e principalmente atuar na construção e fortalecimento da cultura organizacional.

O que é cultura organizacional

O que faz uma empresa são as pessoas, isso já sabemos. Mas o que faz com essas pessoas se mantenham juntas para alcançar um mesmo objetivo? A resposta é simples: a cultura organizacional.

Numa corrida de revezamento, por exemplo, os 4 participantes são responsáveis por executar partes diferentes da prova, porém, todos precisam estar alinhados e focados no mesmo objetivo, compartilhando valores e pensamentos (como dedicação, empenho, coletividade) que os levarão a alcançar o mesmo resultado.

Assim como os participantes da equipe, uma empresa também precisa estabelecer valores e pensamentos a serem seguidos por todos e objetivos a serem alcançados, o que chamamos de cultura organizacional.

Em outras palavras, a cultura organizacional é o conjunto das crenças da empresa e o que pretende ser enquanto organização. Segundo criador do conceito de cultura organizacional, Schein, ela deve orientar o comportamento da empresa e de seus colaboradores.

Por isso, a cultura organizacional pode ser tão efetiva na hora de gerir pessoas.

Afinal, ter uma equipe alinhada com os valores e princípios de trabalho, desenvolvimento e postura da empresa diminui a rotatividade de pessoas, aumenta a satisfação dos colaboradores, a produtividade e,consequentemente, o desempenho no mercado.

Como aplicar a cultura organizacional no seu negócio

A cultura organizacional promove o funcionamento de uma empresa.Sendo assim, é importante que a cultura da empresa seja para os funcionários de forma criativa e prática, e mais que isso, que seja possível verificar que ela é real naquela empresa, não apenas ideais bonitos que ficam apenas no papel.

A cultura é para ser aplicada e isso vale em todos os aspectos, inclusive na contratação de novos talentos. Na hora do recrutamento e seleção é preciso buscar por pessoas que tenham um pensamento próximo aos valores defendidos pela empresa, para evitar conflitos e um futuro desligamento daquele funcionário.

Uma dica valiosa para identificar valores e pensamentos dos candidatos é investir no uso de vídeos no processo seletivo. Dessa maneira a empresa reduz custos com uma primeira fase de processo seletivo, além de ganhar tempo e ainda conseguir filtrar de acordo com as respostas dos candidatos aqueles que estão mais aptos a continuar no processo.

O segredo de uma equipe campeã

Nenhuma empresa quer enfrentar problemas com baixa lucratividade, perda de funcionários ou processos pouco eficientes, não é mesmo?

Por isso, é mais que importante fazer investimentos na gestão de pessoas.

É como o exemplo da corrida de revezamento, todos precisam estar alinhados e buscando o mesmo o objetivo para que consigam alcançá-lo.

E é o departamento de gestão de pessoas que fará o coach para que a equipe ganhe a corrida, investindo em capacitação, promovendo os valores da empresa para todos pensarem numa mesma direção e fornecendo tudo que é necessário para o bom desempenho e motivação dos corredores.

Por isso invista no relacionamento com clientes para alavancar resultados cada vez mais. Afinal, num mercado cada vez mais competitivo é preciso ser o melhor para vencer a concorrência.

2019-03-18T16:42:59+00:00

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