Com o tracking é possível antecipar problemas?

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Publicado: 8 de março de 2022 | Atualizado: 8 de março de 2022.

A procura por informações está cada dia mais acirrada são milhares de pessoas no mundo querendo ter acesso a um monitoramento de maneira rápida e segura, porém em determinadas situações chega a ser quase impossível fazer isso manualmente, é aqui que entra um diferencial que agrega valor aos serviços prestados, fidelizando o cliente e garantindo uma visão ampla de todas as cargas.   

Estamos falando do sistema de monitoramento de cargas, também conhecido como tracking, uma excelente ferramenta para a logística 4.0, proporcionando uma gestão logística atenta e cautelosa ao mesmo tempo, um cenário perfeito para a antecipação de problemas, mas antes disso vamos entender alguns pontos importantes; 

O que o tracking? Para o que ele serve? 

Uma ferramenta de monitoramento de cargas onde você pode obter uma visão ampla e detalhada sobre a localização em tempo real, centralizando as informações para repassá-las aos seus clientes com segurança e eficiência, permite uma visibilidade completa com dados atualizados. 

O tracking é a ferramenta logística mais estratégica para a comunicação de ponta a ponta, garante maior produtividade, evitando desperdício de tempo com inúmeras ligações diárias, mensagens e e-mails. O monitoramento proporciona uma previsão de data e hora da chegada dos pedidos centralizadamente em uma única tela. 

Quais as vantagens do Tracking? 

Falando em vantagens podemos citar uma lista muita extensa quando se trata de monitoramento de cargas, entretanto a seguir citaremos as principais: 

Monitoramento eficiente e redução custos 

Sabemos que a logística de transporte possui um padrão, mas cada empresa possui suas particularidades e uma ferramenta tecnológica que compreende esses diferentes modelos de negócio, faz com que sua personalização seja um grande diferencial de mercado, por este motivo você sempre deve procurar uma ferramenta que possa se adaptar a sua operação e não o contrário, para que você não sofra na implantação ou na maturidade da sua equipe para o uso da ferramenta, esse é um ponto primordial para o sucesso de um tracking com grande eficiência. 

Transparência e comunicação 

Muitas empresas têm grandes dificuldades quando querem passar uma visão positiva sobre sua operação logística, seja para o cliente interno, externo ou qualquer stakeholder na sua cadeia. Quando se trata de tracking o desafio é ainda maior, visto que ser transparente e facilitar a comunicação é muito complicado quando seus processos não estão claros, sua equipe não está preparada e você não possui tecnologia atrelada aos pontos anteriores. Quando você consegue integrar esses pontos junto ao seu cliente, fornecedores de transporte, motorista ou qualquer stakeholder interno é possível mudar a visão da sua empresa de como sua logística é apresentada. 

Agilidade de processos e valor agregado 

Citamos anteriormente que pessoas, processos e tecnologias são grandes aliadas para um sucesso em qualquer frente logística, mas quando se trata de tracking existe muitas pessoas e processos atrelados a ele. Desta forma quando você tem uma grande massa de atividades para sua execução diária qualquer ação que você faça de maneira passiva e sem controle vira uma bola de neve diária que impacta em grandes ações manuais, tenho certeza de que você já passou por isso pelo menos uma vez. É preciso fazer as pessoas se envolverem nos processos o tempo todo, porém com ferramentas que ajudem e apoiem nas decisões, porque sem informação é impossível tomar decisões assertivas. 

Otimização do trabalho da equipe 

É muito normal você já ter visto as siglas de SAC, NAC ou Back office, elas foram criadas com um único objetivo de fazer o cliente ter um canal de atendimento com a empresa, principalmente voltado para cenários de logística, mas como reduzir esse trabalho visto que temos indústrias que chegam a ter acima de 10 mil clientes? Facilitar e integrar seu cliente tecnologicamente é um dos pilares da logística 4.0, portanto imagine quantas pessoas na sua equipe você precisaria ter para falar com seus clientes diariamente sobre problemas de entregas? Então facilitar o acesso a um canal e possibilitar uma visão antecipada para seu cliente, pode reduzir em até 60% das atividades manuais de uma equipe de atendimento. 

Obtenha controle de sua operação e reduza falhas 

Imagine sua empresa recebendo informações de maneira passiva o dia inteiro sobre problemas que acontecem durante um trajeto de transporte ou na porta do cliente final, seu cliente continuaria confiando em você? Então é normal que as empresas decidem montar equipes grandes, porém os problemas ainda vão continuar, porque não existe automatização dos dados e integração com os stakeholders da cadeia é por esse motivo que uma ferramenta de tracking seria primordial para sua empresa e para saúde do negócio, não depender de uma informação que você só receberia depois que aconteceu.  

Suporte para tomada de decisão 

Previsibilidade ou acompanhamento em tempo real são primordiais para qualquer tomada de decisão. Quando se tem a informação clara e precisa é muito positivo para sua empresa conseguir antecipar possíveis problemas que podem gerar custos ou insatisfação do seu cliente, mas isso não é novidade, implantar e desenvolver essa metodologia na empresa é novidade, visto que estamos adaptados a sempre trabalhar de maneira passiva. Então o que vale mais pena ter a informação antes ou depois do ocorrido? 

Afinal o Tracking pode antecipar problemas? 

Deixamos várias provocações e estimulações que é possível antecipar ou resolver seus problemas de tracking se sua empresa quer realmente entregar um grande nível de serviço para o cliente. Agora infelizmente é necessário estar preparado para desenvolver a metodologia e implantar na sua empresa, porque sem todas as dicas que foram apresentadas a sobrevivência neste mercado está cada vez mais difícil. Então não é uma questão de mudar a forma que sua empresa trabalha, é atualizar a forma que você entrega solução de ponta a ponta na sua cadeia logística levando em conta o quanto os clientes estão criteriosos atualmente.