Clube de Vantagens para o marketing empresarial

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de novembro de 2023 | Atualizado: 29 de novembro de 2023.

Será que sua empresa precisa mesmo de um clube de vantagens ou isso é só mais uma “moda” a surgir no meio corporativo?

No fim das contas, é você quem vai avaliar a necessidade desse benefício considerando o contexto da organização. Contudo, nada passa a estar na moda sem motivo.

Entre as tendências para o trabalho na próxima década está um foco ainda maior na (melhor) experiência das pessoas contratadas pela empresa como estratégia de atração e retenção de talentos que, vale dizer, tendem à escassez.

Assim, talvez seja interessante para você começar a pensar no clube de vantagens ― ou clube de benefícios ― como uma estratégia de endomarketing capaz de se tornar ainda mais poderosa no médio e longo prazo. A melhor hora para começar é agora!

O que é um clube de vantagens?

O ponto de partida é entender o que é um clube de vantagens para, então, vender essa ideia aí na sua empresa. Falamos de um tipo de programa de fidelização do público.

Inicialmente, essa ideia foi adotada por marcas que enxergaram na estratégia uma boa oportunidade para manter os clientes cada vez mais próximos e ativos. Ou seja, comprando seus produtos ou serviços de forma recorrente.

Eventualmente, o clube de vantagens chegou ao universo corporativo como forma de incentivar colaboradores a seguirem trabalhando para uma organização. O que vai ao encontro do propósito de fidelizar ou reter talentos.

O funcionamento é parecido, inclusive havendo a possibilidade de descontos em diferentes estabelecimentos credenciados ao clube de vantagens contratado e cashback. Além disso, conta com ações de engajamento que podem ser úteis para além do endomarketing.

Por exemplo, recompensas podem ser dadas para que não se esqueça de bater ponto diariamente. E, adivinha só? O Departamento Pessoal e o RH agradecem.

Quais são os tipos de clube de vantagens?

Para ampliar sua compreensão acerca do que é um clube de vantagens, vamos aos três tipos existentes que podem ser contratados pela sua empresa:

  • fidelidade;
  • clube de compra;
  • cupons de desconto.

Alguns combinam essas possibilidades e oferecem um benefício mais robusto para a organização e as pessoas contratadas. Em todo caso, vale entender melhor e que cada clube oferece para fazer uma escolha embasada:

Fidelidade

Considere o propósito da retenção de talentos. Com base nisso, um clube de vantagens com foco em fidelidade pode oferecer mais benefícios para quem tem mais tempo de casa.

Em outras palavras, funciona como uma forma de recompensar a fidelidade ― e isso tem várias vantagens.

Por exemplo, alguém que almeja o benefício disponível para quem completa cinco anos na empresa precisa manter um bom desempenho. Afinal, essa permanência não depende somente da sua vontade.

Esse tipo de clube existe a partir de parcerias entre a empresa e estabelecimentos diversos para oferecer preços melhores, promoções exclusivas e cashback, por exemplo.

Clube de compra

O funcionamento do clube de compras é diferente. Ao invés de buscar parcerias com estabelecimentos que vendam produtos e serviços, a própria organização os adquire e os oferece a preços especiais.

Portanto, é algo que envolve uma logística diferente. Ao passo que pode reduzir a variedade de benefícios ofertados, tende a aproximar as pessoas dessa oportunidade, tornando o clube atrativo.

Cupons de desconto

Por fim, existem os cupons de desconto. Clubes com esse foco funcionam por meio de parcerias com estabelecimentos diversos que oferecem cupons exclusivos para assinantes ― no caso, os colaboradores da empresa.

Constantemente, novos cupons são liberados e as pessoas interessadas podem usá-los para conseguir bons descontos em suas compras. Para tanto, basta informar o código de cada cupom na loja correspondente e, imediatamente, ter acesso é um preço menor.

Quais os benefícios para o marketing da empresa em oferecer clube de vantagens ao colaborador?

De forma simples, o clube de vantagens é uma estratégia de marketing e relacionamento com foco na retenção de profissionais. Como já mencionamos, não é apenas esse setor que sai ganhando, mas a organização como um todo.

Captação e retenção de talentos

Qualquer tipo de clube de vantagens que tenha qualidade pode ajudar a atrair e reter talentos. Vamos ao porquê.

Salários competitivos são importantes, mas no que diz respeito ao dinheiro, não são a única coisa que as pessoas levam em conta ao optar por uma empresa. Benefícios úteis que promovam a economia são sempre bem-vindos.

Isso pode pesar, inclusive, na decisão de alguém em ficar ou sair da organização. Na ponta do lápis, se a questão for mesmo o dinheiro, pode não ser vantagem fazer a troca.

Melhoria de clima organizacional

O legal dos clubes de vantagens é que costumam ser diversos. Com isso, tem desconto ou cupom e cashback para uma série de produtos e serviços, atendendo aos mais diversos gostos.

Em suma, falamos de uma estratégia capaz de fazer muita gente feliz e sem muito esforço. É diferente da (também importante) oferta de outros benefícios corporativos que, por vezes, precisam se ancorar no recorte da maioria.

Pessoas felizes por causa de uma vantagem obtida no trabalho tendem a ficar mais satisfeitas com esse trabalho. Isso evita estresses, trocas de farpas e outros problemas que afetam o clima e a produtividade.

Fortalecimento da marca

Ainda há o benefício do fortalecimento de marca que interessa diretamente aos departamentos de marketing e branding. Ambos atuam para que os públicos externo e interno tenham uma visão positiva da empresa.

E, como se sabe, o boca-a-boca permanece sendo a melhor forma de propaganda em termos de credibilidade. Assim, o clube de vantagens pode fazer com que profissionais falem bem da organização para os colegas, em suas casas, em rodas de amigos e mais.

Como resultado, isso tende a fortalecer a marca, ajudando a torná-la mais competitiva (nosso próximo tópico).

Diferencial competitivo

Pode ser que este não seja seu primeiro contato com a ideia de um clube de vantagens corporativas. Talvez você saiba de outras organizações que oferecem ou tenha tido um contato mais próximo com algo assim no passado.

Em todo caso, é certo dizer que nem toda empresa conta com um clube de vantagens. Na verdade, existem várias que ainda não pensam em oferecer esse tipo de benefício aos seus colaboradores e isso faz com que as que optam por fazê-lo saiam na frente.

Você se lembra que falamos da tendência da escassez de talentos? Pois bem, eis aí um bom motivo para querer buscar bons diferenciais competitivos.

Como escolher um clube de vantagens?

Não basta saber os benefícios de um clube de vantagens. É preciso entender como colhê-los, certo? Isso passa por escolher um clube que realmente seja vantajoso para a empresa e para as pessoas beneficiadas.

É sempre bom lembrar que o clube escolhido ficará atrelado à marca da organização. Por essa razão, essa escolha precisa ser feita de forma estratégica e cautelosa.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Estude os diferentes tipos de clube de vantagens

Para escolher é preciso conhecer. E seu ponto de partida está sendo este post, uma vez que ajudamos você a entender sobre os diferentes tipos de clube de vantagens.

A partir disso, você já pode ter uma ideia do que é mais interessante para a sua empresa, considerando inclusive o perfil das pessoas que trabalham na organização. Afinal, falamos de uma estratégia de marketing de relacionamento, certo?

Nesse processo, caso considere necessário, é possível fazer uma pesquisa interna, além de ouvir setores como o RH, as lideranças de equipes e a alta-gestão. Isso vai ajudar a conciliar os interesses da empresa aos dos colaboradores e levar a um clube que realmente gere bons resultados.

Veja o que cada clube de vantagens oferece

Um bom clube de vantagens tem boas marcas parceiras em termos de qualidade e variedade. Analisar isso é fundamental para criar um cenário que vai ao encontro do que mencionamos.

Ou seja, para contar com um clube que tenha potencial para agradar um grupo com perfis e interesses diversos, aumentando as chances de sucesso da estratégia.

Além disso, é interessante conhecer as opções de plano para avaliar o custo-benefício e descobrir quais adicionais os clubes de interesse possuem.

Por exemplo, alguns permitem que personalizações sejam feitas, assim como customizações para contar com a identidade da marca da sua organização. É sempre inteligente buscar informações acerca de questões como essas de antemão.

Considere a experiência do usuário

Outro ponto importante para escolher um clube de vantagens é analisar a facilidade de uso, ou seja, pensar na experiência do usuário ― a tal da UX experience.

Todas as pessoas de sua empresa precisam conseguir usar o clube sem grandes dificuldades. Do contrário, algumas não conseguirão aproveitar as vantagens e, consequentemente, não serão engajadas por essa estratégia.

Certifique-se da qualidade da comunicação

Aqui estamos falando de SAC, ou seja, serviço de atendimento ao cliente, e da comunicação de apoio de um modo geral.

Tanto a sua empresa quanto seus colaboradores precisam conseguir sanar dúvidas acerca do clube de vantagens com facilidade. O mesmo vale para a resolução de problemas caso um cupom resgatado não resulte em desconto, por exemplo.

Assim, é bom saber como o SAC funciona, sua disponibilidade e tempo médio de resposta.

Ainda, é interessante que o clube de vantagens conte com uma comunicação omnichannel, uma vez que isso contribui para que seu departamento de marketing tenha apoio estratégico maior ao divulgar benefícios e novidades.

Solicite cases de sucesso

Lembra-se de que falamos sobre o poder do boca-a-boca. Um case de sucesso funciona quase da mesma coisa. Nesse material, você verá a opinião de clientes sobre cada clube de vantagens que estiver analisando.

Por vezes, essas opiniões são embasadas por números que podem ajudar seu marketing a “vender” a ideia aí na empresa e de insights não-óbvios relacionados aos benefícios do clube.

Para encerrar…

A essa altura, só nos resta uma coisa: reforçar o poder que um clube de vantagens tem para que você encerre essa leitura com interesse suficiente para levar o assunto para sua próxima reunião.

O clube de vantagens corporativo não está “inventando a roda”. Na verdade, quase não existe espaço para algo realmente novo nesse mundo. Contudo, é uma ideia que pode, sim, ser considerada inovadora.

Falamos, portanto, de uma inovação estratégica voltada para um desafio recorrente das empresas: a atração e retenção de talentos. Na dúvida, converse com seu RH sobre os desafios para encontrar profissionais realmente fora da curva.

Depois, resgate ações que a empresa já fez e ainda faz para alcançar uma boa taxa de atração e retenção. 

Nada é 100% seguro, mas é quase certo que a possibilidade de contar com um clube de vantagens vai te parecer bastante interessante!