Chatbots para vendas: formas de usar e benefícios

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Publicado: 9 de setembro de 2021 | Atualizado: 9 de setembro de 2021.

O uso de chatbots tem se tornado cada vez mais comum. Muitas empresas, independentemente do seu tamanho, têm utilizado essa tecnologia para, principalmente, otimizar seus processos internos e melhorar o atendimento ao cliente. 

Mas, além dessas funções, há ainda uma outra funcionalidade: a de utilizar os chatbots para vendas.

Quer saber como e quais são os benefícios de utilizá-los para essa finalidade? Acompanhe o artigo até o final!

Chatbots para vendas: como eles podem ajudar?

Os chatbots para vendas têm se mostrado cada vez mais uma ferramenta poderosa para aprimorar o funil de vendas. 

Nesse sentido, as empresas podem usar a tecnologia para coletar dados do consumidor. Essas informações podem contribuir para definir o perfil do cliente, descobrir seus desejos e interesses e, assim, auxiliar na elaboração de uma estratégia para convertê-lo. 

Além disso, também é possível estimulá-lo a aumentar sua compra, sugerindo produtos que de alguma forma complementam o que ele comprou ou indicar alguns itens baseados no seu histórico de compras. 

E, apesar dessas funcionalidades serem extremamente vantajosas para a equipe de venda, esses não são os únicos benefícios.

Benefícios dos chatbots para vendas

O principal benefício dos chatbots para vendas é que eles conseguem auxiliar a sua equipe a trabalhar todo o fluxo dos novos leads que chegam. Como ajudantes, eles coletarão dados que permitirá definir a jornada de compra dos consumidores, além de estimulá-los a comprar de forma amigável e não intrusiva. 

Além disso, por meio de uma das suas principais funções, que é suporte, ele pode solucionar dúvidas simples em relação aos produtos, evitando que o cliente desista da compra por não ter informações suficientes. 

Outro ponto a ressaltar é a disponibilidade da ferramenta. Isso porque os chatbots para vendas podem trabalhar de forma ininterrupta, de modo a estarem sempre disponíveis para auxiliar os consumidores, independentemente da hora em que elas acessarem o site da empresa.

5 formas de usar os chatbots para vendas

Gerar leads de qualidade

Como já foi mencionado, os chatbots para vendas podem ser programados para coletar dados estratégicos que serão importantes para gerar vendas. 

Com essas informações em mãos, a equipe de marketing pode elaborar conteúdos exclusivos para alimentar esses consumidores, gerando engajamento e conduzindo-os pelo funil. 

Dessa forma, o primeiro contato com o cliente pode ocorrer por meio do chatbot, que direcionará para a equipe de vendas apenas os leads mais quentes, que estão quase realizando a compra.

Personalizar a experiência do cliente

Quanto mais personalizada for a experiência do cliente, maiores as chances de converter uma venda e de fidelizar o consumidor. 

Nesse sentido, você pode programar o chatbot para chamar o usuário pelo nome ou apelido, criando assim um relacionamento mais próximo. 

Além disso, é possível personalizar as sugestões de compra de acordo com o histórico de cada pessoa.

Outra estratégia é utilizar o chatbot para vendas para enviar notificações informando ao cliente quais produtos que o cliente colocou na lista de desejos, ou compra com certa frequência, entraram em promoção. 

Dessa forma, aumenta a satisfação do cliente e o estimula a realizar a compra.

Agilizar a compra

Ao integrar o chatbot com o WhatsApp, por exemplo, a compra pode ser agilizada, sem que o cliente tenha que realizar o login no seu site para finalizá-la. 

Essa agilidade reduz as chances de o cliente pensar duas vezes e acabar desistindo de fazer a compra. 

Fazer abordagens proativas

Provavelmente, inúmeras pessoas passam pelo site da sua empresa diariamente. E claro que a sua equipe de vendas não daria conta de abordar todas elas. Além de que isso, na verdade, pode ser intrusivo e ter efeito contrário na atitude do consumidor.

Nesse cenário, o chatbot para vendas demonstra o modo ideal de abordar todos esses potenciais clientes, oferecendo descontos para a primeira compra, destacando promoções e oferecendo frete grátis.

Coletar e analisar feedbacks

O feedback dos clientes é essencial para que a empresa tenha conhecimento sobre os pontos que precisa melhorar e aumente a satisfação dos seus clientes.

Nesse sentido, esses feedbacks podem ser registrados e consultados de maneira mais eficiente se a plataforma de chatbots contratada fornecer a emissão de relatórios, para que seja possível analisar esses dados. 

Com essas informações, a equipe de vendas e a do marketing podem criar planos mais estratégicos e a equipe de desenvolvimento dos produtos pode usar esses relatórios para melhorar os itens. 

Como vimos, os chatbots para vendas possuem um grande potencial para:

  • Alavancar as vendas;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Personalizar a jornada de compra;
  • Abordar os leads de forma proativa;
  • Aumentar as chances de conversão;
  • Divulgar os produtos de forma mais estratégica;
  • Realizar ações mais direcionadas. 

Então, o que você está esperando para criar um chatbot para sua empresa?