Chatbots no funil de vendas: o que eles podem fazer e que vantagens trazem

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Publicado: 4 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Junto com a transformação digital, ocorreram mudanças significativas na forma de comunicar e vender. O marketing tradicional deu espaço a novas modalidades. Estas, por sua vez, visam oferecer um conteúdo de extrema qualidade para que o lead venha até a marca. 

Hoje é um papel da equipe de marketing desenvolver ações que atuem durante todo o funil de vendas. Para que a estratégia seja um sucesso é preciso contar com soluções e ferramentas que sejam capazes de ajudar na conversão em todas as etapas da jornada do consumidor.

Neste texto nós vamos falar sobre uma solução que pode trazer diversas vantagens para o seu negócio: os chatbots! 

Afinal de contas, o que são chatbots?

Um chatbot é um software de computador desenvolvido a partir de Inteligência Artificial ou regras com a finalidade de simular a conversação humana.

Eles são importantes aliados do relacionamento digital entre marcas e pessoas, mas além disso, os chatbots podem atuar durante todo o funil de vendas, trazendo resultados incríveis para as ações de vendas e marketing.

Chatbots no funil de vendas: como eles podem atuar?

Atração de leads

Quem trabalha com marketing está habituado a buscar constantemente por formas de captar novos leads. Geralmente o trabalho é realizado através de pop-ups, landing pages ou formulários. 

Mas você já imaginou utilizar um chatbot para isso? Com a ajuda do bot é possível reter os dados do lead durante uma conversa. 

Por exemplo, se a sua empresa produz materiais ricos para a captação de leads, o chatbot pode iniciar uma conversa e oferecer o material com maior chance de conversão para aquela pessoa.

Desta forma, ao invés de prever qual conteúdo é mais adequado para a sua persona, você pode trabalhar com mais materiais, e através da conversa descobrir exatamente o que cada um está procurando. 

Essa estratégia traz grandes vantagens, como por exemplo:

  • Conferir mais agilidade e autonomia para o time de marketing.
  • Aumentar a conversão e obter melhores resultados de vendas.
  • Experiência personalizada desde o primeiro contato com a marca.

É importante apenas ter em mente, que para que o bot possa realizar o contato ativo com o cliente, o mesmo precisa confirmar algum termo de aceite (opt-in).

Nutrição de leads

Agora que o usuário já converteu e virou um lead, a venda é certa? Nem sempre! Depende muito de cada modelo de negócio, mas na maioria dos casos, após a primeira etapa o lead passa por um processo de nutrição antes de realizar a aquisição do produto ou serviço.

Este processo precisa de uma dedicação especial, pois todo o trabalho de aquisição terá sido em vão se o lead desistir do seu negócio por falta de nutrição, ou por ela ser ruim.

Neste quesito existem dois principais problemas que fazem um lead abandonar o processo de nutrição, que são:

Escolha errada de canais: Um bom conteúdo não será o suficiente se você estiver comunicando no canal errado. Uma boa dica neste sentido, é investir em um chatbot no WhatsApp, pois 99% dos brasileiros possuem e utilizam o app de mensagens diariamente.

Desta forma, é possível, mediante ao opt in do lead, enviar conteúdos diversos através do canal.

Falta de suporte: Outro fator decisivo para o sucesso da etapa de nutrição é estar sempre disponível quando o lead precisa tirar alguma dúvida. Caso ele queira saber mais ou entender melhor algo, é um sinal de que ele está interessado no que você está oferecendo. Por isso é fundamental respondê-lo imediatamente, e aqui entra novamente a vantagem de contar com o bot, que estará a disposição do lead 24×7.

Auxiliar na jornada de compra

Com a aceleração da transformação digital muitas pessoas que não consumiam online passaram a fazê-lo. Para atender os novos consumidores é preciso oferecer uma forma de ajudar e facilitar no momento da compra.

Dispor de uma equipe de atendentes para prestar este suporte vai acabar aumentando os custos da sua operação de vendas, e em consequência aumentando o CAC e diminuindo o ROI da campanha.

Um dos fatores que mais contribuem com o abandono de carrinho é a falta de auxílio para o consumidor durante a jornada de compra. Muitos e-commerces contam com soluções que oferecem os itens do carrinho abandonado após o cliente desistir de fazer a compra.

Mas e se você pudesse ajudá-lo antes de desistir da compra? É exatamente isso que o bot pode fazer, garantindo uma taxa de finalização da compra muito maior.

Para ser altamente resolutivo, o chatbot pode ser desenvolvido através de uma interface de botões onde o consumidor vai escolhendo as opções mais assertivas para concluir a compra. Um exemplo de ações que podem ser facilmente executadas através da interação automatizada, são:

  • Informações de frete;
  • Informações de estoque;
  • Informações complementares dos produtos;
  • Status do pedido;
  • Segunda via de boleto;
  • Código de rastreio;
  • Informações de devolução e troca.

Pós-vendas e consolidação do relacionamento com o consumidor

Após a segunda conversão do funil, que é a venda, nós ainda temos pela frente uma etapa muito importante: o atendimento pós-vendas e a consolidação do relacionamento. São esses fatores que vão definir se o consumidor vai continuar comprando da marca, e principalmente, se ele será um promotor, ou detrator do seu negócio.

Por isso, é fundamental ser muito ágil para responder e resolver as questões dos clientes. Problemas como troca, devolução, frete, informações do produto que não ficaram claras, são exemplos de situações comuns que podem ser resolvidas sem a interferência de um atendente humano.

Além disso, o que você faz pelo cliente após o fim da jornada dele com a marca também conta muito. É importante manter contato, ouvir a opinião dos consumidores e mostrar quando você as coloca em prática. O chatbot ainda pode ajudar neste quesito, personalizando campanhas que podem ser disparadas nos canais que fazem mais sentido para a sua persona, como por exemplo: Instagram, SMS, WhatsApp, RCS.

Chatbots no funil de vendas podem ser poderosos aliados da equipe de marketing, ajudando a impulsionar as vendas. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Basta deixá-la nos comentários!