Carrinho de vendas: como diminuir a taxa de abandono de carrinho

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Publicado: 17 de abril de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Os números do carrinho de vendas e-commerce são os indicativos básicos para sua empresa. Por meio deles vai ser possível determinar como andam as vendas de sua empresa e se tudo está correndo bem. Mas para isso é preciso entender do que o abandono de carrinho se trata e como melhor essa métrica negativa.

Não é segredo que toda empresa, independente do estágio e dos lucros que tiver, está sempre se questionando:

Como vender mais?

E uma das maneiras de melhorar as vendas é diminuindo a taxa de abandono de carrinho e-commerce.

Não à toa, essa métrica é fundamental para que alguns dados e problemas da loja virtual possam ser identificados.

Então, se você não sabe o que é o abandono de carrinho de vendas, veja nosso conteúdo e aprenda como melhorar esses números.

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O que é o “abandono de carrinho”?

O abandono de carrinho de vendas acontece toda vez que um visitante do seu e-commerce coloca um produto no carrinho, mas não finaliza a compra, ou finaliza e não conclui o pagamento.

E isso é mais comum do que você possa pensar!

Um estudo feito pelo E-Commerce Radar aponta que em 2017 houve uma média de 82% de abandono no carrinho de vendas.

Diversos fatores podem gerar esse comportamento desse potencial cliente. Por isso, é importante acompanhar as métricas da sua loja virtual.

Com elas, você pode identificar que usuários vindos do Facebook tendem a abandonar mais carrinhos e-commerce, por exemplo.

Ou que clientes que ainda não são cadastrados em sua newsletter aumentam a taxa de abandono de carrinho de vendas. E assim vai…

Mas fique tranquilo! Pois aqui você vai aprender a como contornar esse problema. Só que antes vamos fazer uma parada para conhecer os benefícios de diminuir essa taxa.

Os benefícios de reduzir sua taxa de abandono de carrinho de vendas

Toda vez que um carrinho e-commerce é abandonado, é uma venda a menos para você.

Pode ser que esse cliente volte? Sim, mas cabe a você aumentar a chances para que isso aconteça.

E sempre que sua taxa de abandono de carrinho de vendas baixar, a de conversão aumenta.

Ou seja, você conseguiu fazer com que mais leads se tornassem clientes da sua empresa.

Viu só como é importante diminuir a taxa de abandono de carrinho de vendas?

Então, sem mais delongas. Vamos saber agora como melhorar esse número!

Como melhorar o abandono de carrinho de vendas?

O primeiro dos motivos que podem levar ao abandono de carrinho de vendas, é o seu site.

Eu sei, eu sei… você planejou ele e jurava que estava tudo certo. Mas alguns detalhes podem fazer a diferença na conversão em venda do carrinho e-commerce. E são eles:

Otimização para Smartphones

Será que seu site funciona tão bem no Smartphone quanto no computador desktop?

Uma matéria publicada pelo Jornal Estadão aponta que até maio de 2018 existiriam em média 306 milhões smartphones ativos no Brasil.

Sendo que desse número, 78% preferem comprar por aplicativo.

Tudo bem, talvez você não tenha um aplicativo, mas otimizar seu site para os navegadores móveis pode ter impacto direto em seu carrinho de vendas, pois facilita o acesso e a navegação para o visitante.

Cadastro Eficiente

Para entender melhor a relação desse tópico com o carrinho de vendas, pergunte-se “Por que as pessoas fazem compras online?”.

Você provavelmente vai pensar em respostas como comodidade, facilidade, tempo, preço, variedade e etc.

Mas o que acontece se seu cliente abre seu site pelo celular dele, e além da demora no carregamento no caso de uma página não otimizada a dispositivos móveis, ele ainda tiver que preencher um cadastro enorme para chegar ao carrinho de vendas?

Provavelmente, isso vai gerar no mínimo um certo incômodo.

Em pesquisa feita pelo VWO, 26% dos usuários dizem que não se sentem confortáveis preenchendo cadastros muito grandes, por questão de tempo e agilidade, mas também por segurança.

Uma maneira de melhorar esse processo é aplicando o login social, que nada mais é do que importar de alguma rede social as informações do cliente, fazendo com que ele só confirme os dados necessários.

Uma outra opção para que isso não interfira no carrinho de vendas, são os logins de convidado que pede somente nome, endereço de entrega e já direciona o cliente para o carrinho e-commerce.

Claro que essa não é a opção mais atraente para você, enquanto dono da loja, já que vai ter menos dados do cliente para usar em futuras campanhas.

Mas para o cliente esse tipo de conveniência é muito cativante.

Em tempo, outro motivo que pode contribuir para o abandono de carrinho de vendas é:

Frete

A cobrança do frete pode ser um grande vilão para possível cliente, já que em 25%  dos casos o abandono de carrinho de vendas é motivado por gastos inesperados com frete.

Então, promoções para frete grátis (mesmo que regionais) podem ser atraentes.

Além disso, deixar o usuário consultar o valor do frete na página do produto pode ser um elemento a seu favor.

Indicar qual será o valor total da compra, considerando o preço da mercadoria e do transporte, também pode ajudar a diminuir sua taxa de abandono de carrinho.

Ofereça algo “a mais”

Identifique as similaridades entre seu site e seu concorrente.

Agora pense: o que ele não tem, que eu posso ter? O que falta para meu cliente?

Veja esse exemplo de duas lojas e-commerce de calçados.

As duas possuem o mesmo produto, com o distinção, de mas uma delas ter uma foto do produto calçado na modelo.

Parece pouco, mas pode ser um fator decisivo em casos de compras de itens como sapatos, roupas e acessórios.

Então, identifique o que pode te destacar de seu concorrente. E dê ao seu possível cliente o necessário para que ele feche a compra com você e evite o abandono de carrinho de vendas.

Segurança

Agora que seu cliente já consegue abrir seu site do Smartphone dele, já consegue escolher o que comprar, já sabe o valor do frete etc.

Vamos garantir que ele se sinta seguro para concluir a compra e não fazer o abandono de carrinho de vendas!

Incentive seus clientes fiéis a deixarem comentários, pois isso gera confiança tanto para a sua loja, como em relação a qualidade de seus produtos.

Mande um e-mail questionando se correu tudo bem em todas etapas do processo de venda.

Aproveite a oportunidade e ofereça um cupom de desconto de 5% na próxima compra, para incentivar o comentário na página do produto.

Use plataformas como pagseguro, mercadopago e paypal para passar mais credibilidade ao seu site e produtos.

Além disso, pense na segurança de respaldo em caso de reembolso. Esse é mais um gatilho de segurança para o cliente que, por consequência, reduz seu nível de abandono de carrinho de vendas.

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Formas de pagamento

As formas de pagamento são essenciais para o cliente e para você melhorar a taxa de abandono de carrinho de vendas!

Além das opções clássicas como boleto e o cartão de crédito, os citados paypal e a opção de pagar na retirada do produto, quando feita pessoalmente, podem ser maneiras de facilitar a vida do cliente.

Um bom exemplo de como isso ajuda no abandono de carrinho de vendas são ingressos para shows.

Imagine que sua banda favorita vai fazer um show na sua cidade, as vendas começam dia 09 de setembro pelo site da produtora dos shows, e você não tem cartão de crédito.  

No site, que aceita compras somente via crédito, as vendas iniciam-se dia 09 de setembro, à meia noite em ponto.

Claro que existe a opção de comprar em dinheiro ou no débito, mas só pessoalmente na bilheteria oficial e em pontos de venda.

Enquanto a bilheteria abre às 09:00 horas da manhã, os pontos de vendas, que costumam ser dentro de shoppings, abrem somente às 10:00.

Percebe como essa é uma situação inconveniente? Os ingressos podem se esgotar e apesar do cliente ter o dinheiro, é possível que ele não consiga fazer a compra.

Email Marketing e Remarketing

Por fim, se o seu cliente já passou por seu site e abandonou o carrinho de vendas, é hora de botar a mão na massa e cuidar muito bem dele no remarketing.

Cabe então usar o email marketing para lembrar o cliente de que algum dia seu produto foi atraente para ele.

Se ele buscou pelo produto na sua loja e não comprou, pergunte a ele o que houve e se precisa de alguma ajuda.

Ofereça algum desconto ou frete grátis para trazer de volta esse possível cliente e amenizar a sua taxa de abandono de carrinho de vendas.

Repare nesses dois sites citados antes:

Ambos entraram em contato via e-mail marketing, mas só um deles trouxe a oferta de 20% de desconto não só no produto que antes foi visualizado, mas em uma lista de diversas mercadoria.

Dessa forma, se o usuário se desinteressou pelo produto anterior, ele pode querer outro, ainda mais agora que tem o cupom de desconto.

Assim, de um jeito ou de outro, a sua taxa de abandono de carrinho de vendas, bem como a de conversão, mudam positivamente.

Colha os frutos de uma taxa de abandono de carrinho de vendas mais baixa

Agora que você já sabe o que é abandono de carrinho de vendas e conhece alguns fatores, evite abandono de carrinho no seu e-commerce. 

Então, finalmente está pronto para começar a aplicar as dicas e colher os frutos de uma taxa mais baixa.

Para melhorar ainda mais sua avaliação de métricas do carrinho de vendas, confira nosso conteúdo para aumentar as suas vendas online.

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