Carreira internacional de Marketing: conheça o Québec

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 6 de outubro de 2021 | Atualizado: 6 de outubro de 2021.

Seja você um iniciante no marketing, ou um profissional com extensa experiência, com certeza já pensou ou até mesmo planejou investir em uma carreira internacional. Os motivos também são inúmeros, tais como crescimentos pessoais, melhores oportunidades e salários, aumento de networking ou expansão de um negócio próprio. 

Para isso, também é preciso avaliar os benefícios e processos que envolvem uma migração. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de apresentar um destino promissor para o desenvolvimento de uma carreira internacional de marketing: o Québec, no Canadá. Portanto, abordaremos: 

  • Québec e seus diferenciais; 
  • Língua francesa e seus impactos; 
  • Como preparar-se para a carreira internacional. 

Confira! 

Québec: futuro tecnológico? 

O Québec é a maior província em extensão e segunda maior em contingente populacional do Canadá. Além disso, o território tem sua particularidade por possuir em sua predominância a população francófona, ou seja, falantes de francês.

Dessa forma, tem esta como língua oficial. Além deste idioma, o inglês também é muito presente dentro da província, promovendo assim uma grande diversidade cultural e linguística. 

Ao analisar as práticas e hábitos de consumo tanto da população quanto de seus trabalhadores, é possível perceber uma grande transformação para o meio digital e um forte investimento em tecnologia.

Isso pode ser explicado como um reflexo do país como um todo, uma vez que o Canadá torna-se cada vez mais referência nessas áreas. 

Dito isso, a ascensão de carreiras ligadas a estes meios são uma realidade no Québec, bem como a forte presença do público consumidor em redes sociais e ambientes on-line. Portanto, é um destino promissor quando visa-se a construção de uma carreira internacional no marketing.

Dentro dessa área, ainda é possível atuar em diversas frentes, desde o planejamento estratégico de conteúdos e redes sociais, construção de campanhas de inbound e outbound marketing, entre outros.

Além do desenvolvimento de carreiras, também há a oportunidade de especializar-se na área através de uma graduação ou cursos focados em resultados.

Desta forma, há uma forte presença de brasileiros que visam a imigração para os estudos no Canadá como um todo. 

Além disso, as oportunidades de estágios também são comuns, o que propicia um ambiente positivo para o crescimento de jovens recém formados. O salário também é um grande diferencial, chegando a uma média de CA$54 mil ao ano. 

Carreira internacional e francês 

Por tratar-se de um território em que estão presentes dois idiomas, é de extrema importância que o profissional domine tanto o inglês quanto o francês.

Isso porque as ações de marketing conduzidas em cada um desses idiomas podem ter recepções, resultados e até mesmo lucros diferenciados de acordo com o público alvo. 

Pela grande presença de população francófona, o francês é indispensável para qualquer contratado de uma agência de marketing. Em outras palavras, o idioma é extremamente valorizado pelos moradores locais. 

É importante ressaltar que não basta somente traduzir uma campanha ou artigo do inglês para o francês. A forma com a qual a ação é conduzida deve ser pensada em seu público final e seus hábitos.

Dessa forma, o aprendizado do idioma não se restringe apenas a gramática, mas também engloba aspectos culturais do local. 

Boas práticas e preparação 

Agora que já foram apresentadas algumas características e diferenciais de uma carreira internacional no Québec, aqui estão dicas e indicações de boas práticas para preparar-se para a migração e transição de carreira. 

Vale lembrar que para cada localidade escolhida haverão algumas particularidades. No entanto, é possível estabelecer alguns pontos gerais que podem nortear sua preparação e até mesmo auxiliar em algumas tomadas de decisão. 

1.Pesquise o melhor destino 

Ao decidir qual será seu destino é preciso pesquisar melhor sobre o local, não somente sobre questões financeiras, mas também culturais, geográficas e até mesmo políticas.

Isso porque uma transição de carreira e migração são processos difíceis e requerem uma grande adaptação por parte do profissional e de sua família, caso esta passe pelo processo em conjunto.

Dessa forma, indica-se uma pesquisa aprofundada a respeito de clima, cultura, costumes e tradições locais.

2.Avalie o custo de vida e os benefícios pessoais e profissionais 

Uma grande oportunidade de crescimento profissional não significa um aumento de qualidade de vida. Os dois fatores podem tanto estar diretamente relacionados, quanto andarem em direções opostas.

Em outras palavras, é preciso avaliar quais serão os ganhos e perdas dessa decisão, levando em consideração aspectos pessoais e profissionais.

Dessa forma, recomenda-se avaliar também os gastos com moradia, alimentação e lazer em relação ao salário a ser recebido. Além disso, tenha ciência sobre as oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreira. 

3.Conheça mais sobre idioma local 

Como forma de complementar as duas dicas anteriores, o conhecimento do idioma local é primordial. É evidente que em algumas situações é possível realizar uma transição de carreira internacional ou migração sem o completo domínio, no entanto, ter uma noção da língua é um grande diferencial.

Isso porque, além de auxiliar em atividades cotidianas, como ir ao mercado ou comunicar-se com moradores nativos, o idioma também afeta o rendimento do trabalho.

Dessa forma, ao ter noção, ou até mesmo fluência, é possível desempenhar atividades com maior facilidade, reduzir possíveis erros e falhas de comunicação, e até mesmo produzir resultados mais direcionados ao público final. 

Caso sua escolha de localidade para iniciar uma carreira internacional seja o Québec, o francês é fundamental. Para isso, o Curso de Francês Online oferece um curso exclusivo e personalizado para aqueles que desejam passar pelo processo migratório para a província.

Dessa forma, o curso especial Destino Québec aborda aspectos culturais e linguísticos que auxiliarão durante seu processo, moradia e construção de carreira!