Captação de estudantes: exemplos de campanhas específicas para faculdades e escolas

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Publicado: 16 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Trabalhar a captação de estudantes de forma sustentável sempre foi um dos grandes desafios de faculdades e escolas. Atualmente, esse desafio é cada vez maior. Descubra, então, como potencializar esse processo e o desempenho da sua instituição!

Ainda não existe uma fórmula mágica para trazer mais alunos para uma instituição. Mas nós temos dicas que podem ajudar você a conquistá-los.

Para melhor compreensão, vamos entender o que é a captação de alunos e porque realizá-la de forma eficiente é estratégico para a sua instituição. 

Conceituando: Captação de estudantes

Não deve ser novidade para você que está cada vez mais difícil conquistar um aluno, não é mesmo?

Isso está acontecendo pela associação de diversos fatores. O aumento da oferta de cursos e de instituições diferentes, a insegurança dos interessados, os preços competitivos e, principalmente, o poder de escolha dos leads, que agora podem negociar melhores condições ou, simplesmente, escolher a instituição que melhor oferta o valor pelo qual ele está interessado. 

Por isso, nunca foi tão indispensável buscar formas estratégicas de atuar perante esse cenário. E para que venha ser feito com êxito, é necessário saber responder a tais questionamentos: 

  • Como fazer isso? 
  • Por onde devo começar? 
  • Quais os conhecimentos e habilidades serão necessários?
  • Quais são os recursos que preciso dispor?

A resposta inicial para  essas perguntas é: fazer uso de uma estratégia efetiva de captação de estudantes. 

A captação de estudantes diz respeito ao conjunto de ações e práticas utilizadas pela equipe de marketing e comercial com o intuito de atrair e converter mais alunos para determinada instituição de ensino. Seja ela pública ou privada; faculdade, colégio ou escola de cursos profissionalizantes.

Afinal, aplicar campanhas de captação de estudantes é essencial para atrair mais alunos e conquistar mais matrículas. 

PAUSA PARA REFLEXÃO

“Toda captação deve ser vista de forma especial pelas instituições de ensino. Afinal, toda campanha, se bem realizada, tem um poder gigantesco de gerar bons e sustentáveis resultados. Além de boas estratégias, é essencial investir em tecnologias eficientes e treinamento de pessoas.” 

– Natália de Paula, Coordenadora de Marketing na Rubeus.

Campanha de captação de estudantes

As campanhas são, basicamente, o agrupamento organizado das ações que visam a captação de alunos. 

Atenção: no momento de planejar as suas campanhas, é importante pensar em todas as etapas da jornada de compra educacional

Ou seja, é primordial visualizar toda a trajetória do lead até que ele realize ou não a matrícula em sua instituição de ensino. Somente assim, você conseguirá construir uma ação completa, sem nenhum gargalo. Algumas dessas campanhas que geram bons resultados são: 

  • Inbound
  • outbound
  • Digital 100% patrocinadas
  • Campanhas de Inbound

Quando falamos de Inbound, falamos de conteúdo, condução e de nutrição de leads. Dessa forma, esse tipo de campanha deve ser utilizada de maneira permanente em sua instituição, independentemente do seu processo seletivo estar aberto ou não. Isso quer dizer que trata-se de uma campanha perene, sem data de validade. 

Já enxergou a vantagem, né? Você atrai leads por meio de conteúdos durante todo o ano e, quando iniciar o seu período de inscrições, terá uma lista de leads qualificados para comunicar sobre o processo seletivo. 

É importante destacar que, no Inbound, o lead vai atrás de você mediante os conteúdos disponibilizados previamente e que vai de encontro ao interesse dele. Logo, o custo de aquisição por esse canal é bem mais barato. 

  • Campanhas de Outbound

Ao contrário do que vimos no Inbound, na prática do Outbound, a sua instituição é que vai ao encontro dos seus leads. 

Normalmente, ela faz isso através de ligações ou e-mails. E, por esse motivo, demanda bastante tempo e esforço da sua equipe de relacionamento. Mas isso não significa que ela não performa bem. Muito pelo contrário, ela é muito utilizada pelas faculdades e escolas. 

Atenção para a dica: para economizar tempo e energia da sua equipe para que ela possa focar no que realmente importa: vender a sua instituição e os seus cursos, invista em bons modelos prontos de scripts de ligação. 

  • Campanhas patrocinadas 100% digital

Outro tipo de campanha que está em alta atualmente é a campanha totalmente digital realizada por mídias pagas. Ou seja, aquela patrocinada, na qual a sua instituição investe recursos financeiros nas plataformas digitais Google Ads e Facebook Ads (que inclui o Instagram também). 

Nesse tipo de campanha, é interessante definir bem o seu público, segmentar o tipo de comunicação conforme as suas personas e estabelecer um orçamento inicial para a veiculação prévia. 

Após a publicação dos anúncios das suas campanhas, verifique quais estão gerando melhores resultados e quais precisam ser revisados. 

4 dicas para aplicá-la no dia a dia 

  • Estruture o planejamento em conjunto com sua equipe

O primeiro passo é definir qual(is) campanha(s) vocês irão realizar e posteriormente será possível e viável seguir os próximos passos.

Mas lembre-se: é melhor que você planeje todas as etapas da sua campanha de captação de estudantes em conjunto com a sua equipe.

Assim, eles sentirão que fazem parte daquilo e que são corresponsáveis pelos resultados alcançados e darão o melhor para que o desempenho seja bom, proporcionando um olhar diferente ao seu, podendo assim, abrir novas possibilidades

  • Foque em suas personas

No momento do planejamento é essencial tomar como norteador as personas da instituição como base para todas as ações! É por meio delas que vocês vão escolher o melhor meio de divulgar a mensagem, a melhor forma de moldar a comunicação, dentre outros detalhes. 

  • Treine a equipe sobre possíveis cenários 

No planejamento, além de discutir ações relacionadas à execução da estratégia em questão, reserve um tempo com a equipe para levantar em um documento uns planos B. Como assim?

Identifique algumas situações problemáticas que possam acontecer durante o percurso e formule algumas ações de contorno. Desse modo, será difícil vocês serem “pegos de surpresa” com algum imprevisto.

  • Monitore de perto os resultados e retroalimente a campanha 

Por fim, mas não menos importante, acompanhe o desempenho durante todo o processo. Assim, você terá um feedback eficiente para retroalimentá-la e ajustá-la conforme o seu desenvolvimento. Alinhe com a sua equipe a importância dessa etapa, sobretudo porque eles provavelmente serão os que mais terão contato com feedback. 

No final da campanha, faça uma reunião de alinhamento e apresente todos os pontos que contribuíram para o sucesso ou o fracasso da campanha em questão. Ao enxergar e avaliar esses pontos, melhoras poderão ser feitas. 

Conclusão

Vimos que a captação de estudantes diz respeito ao conjunto de ações utilizadas pelo marketing e comercial com o intuito de atrair e converter mais alunos para uma IE. Entendemos também que as campanhas correspondem ao agrupamento organizado das ações que visam a captação de alunos. 

Além disso, exploramos alguns exemplos de campanhas: a de Inbound, Outbound e a Patrocinada. E, para fecharmos com chave de ouro, você teve acesso a 4 dicas para colocar todo esse conhecimento em prática o quanto antes e potencializar os resultados da sua faculdade ou escola. 

Agora, conte para a gente! Qual(is) campanha(s), que citamos aqui, sua instituição utiliza no dia a dia para a captação de estudantes ser mais eficiente?

Conteúdo produzido pela Equipe da Rubeus