Como identificar as melhores campanhas de marketing para o seu negócio

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Publicado: 31 de outubro de 2022 | Atualizado: 31 de outubro de 2022.

Muitos fatores devem ser levados em consideração ao pensar em campanhas de marketing para o seu negócio, entre eles o nicho em que ele está de acordo com a lista CNAE, tamanho da campanha, orçamentos disponíveis e muito mais.

No entanto, não existem fórmulas garantidas em relação a marketing, por isso é importante realizar testes e avaliar os resultados conforme seu negócio, público e objetivo para ajustar a campanha até obter o resultado esperado.

Nesse sentido, cada vez mais as empresas investem em marketing online devido a facilidade de realizar testes e mensurar os resultados. 

Além disso, o marketing digital possui menor custo na comparação com o marketing tradicional.

Diante de tudo isso, neste artigo você vai descobrir como identificar as melhores campanhas de marketing para o seu negócio. 

Vantagens das campanhas de marketing digital

Como já deve estar claro para você, campanhas de marketing necessitam de testes e avaliação para serem qualificadas.

Por isso, o marketing digital é uma opção interessante, especialmente para micro e pequenas empresas que ainda não possuem um grande orçamento para investir em campanhas de marketing tradicional.

Neste sentido, algumas vantagens de realizar campanhas de marketing digital são:

  1. Alcançar o público certo;
  2. Fortalecer o negócio;
  3. Intensificar o relacionamento com o cliente;
  4. Lançar produtos;
  5. Avaliar resultados.

Veja abaixo como identificar as melhores campanhas de marketing de acordo com a sua classificação na lista CNAE.

Como identificar as melhores campanhas de marketing para o seu negócio

Toda empresa, ao nascer, deve possuir um plano de negócios que, entre outros aspectos, precisa contar com um planejamento de marketing, assim como financeiro. Assim, as campanhas de marketing do negócio precisam seguir o planejamento previsto para alcançar bons resultados. 

No entanto, para além disso, no digital, tudo muda muito rápido e é preciso ajustar as campanhas de acordo com a atividade do seu negócio ou lista CNAE, adequando as ações, conforme os objetivos previstos e a área de atuação.

Além disso, em marketing, tudo é teste. Por isso, para identificar as melhores campanhas de marketing para o seu negócio, você deve:

  • Observar a concorrência;
  • Acompanhar os cases de sucesso;
  • Realizar testes A/B;
  • Reajustar as campanhas (conforme objetivos);
  • Avaliar o ROI.

Portanto, as melhores campanhas de marketing para o seu negócio são aquelas que foram implementadas pensando no seu nicho, seu público e que foram testadas e avaliadas como efetivas.

Confira abaixo o que é importante avaliar suas campanhas de marketing para identificar quais foram as melhores para o seu negócio.

O que avaliar para identificar as melhores campanhas de marketing?

Uma das métricas mais importantes é o ROI. Ele é utilizado para calcular e analisar o retorno obtido com o investimento em cada campanha. 

Dessa forma, o ROI permite estipular o potencial de ganho, bem como o tempo necessário para obter o retorno suficiente para cobrir o investimento, evidenciando as ações mais efetivas. 

Por exemplo, você pode identificar aquelas que demandam menor custo e trazem resultados mais rapidamente.

Assim, no marketing digital as métricas que devem ser avaliadas são:

  • Custo de aquisição de cliente (CAC)

O CAC avalia o valor investido em um período para atrair cada cliente. Aqui considera-se os custos totais da campanha.

  • Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra o percentual de pessoas que se tornaram clientes (ou concluíram a ação esperada pela campanha) entre aquelas que foram atraídas.

  • Taxa de retenção de clientes

Reter clientes é tão importante quanto atrair, por isso essa métrica mostra se as ações para fidelizar o cliente estão dando resultado. Para isso, é preciso equiparar clientes que retornam.

  • Taxa de cliques

A taxa de cliques envolve anúncios. Assim ela apresenta o desempenho da campanha a partir de diversos fatores como palavras-chave, conteúdos, segmentação, etc. 

Analisar a taxa de cliques é importante para melhorar campanhas que estão rodando e aumentando o ROI. 

O cálculo é feito dividindo o número de cliques no anúncio pelo número de impressões em campanhas de marketing. Posteriormente deve-se multiplicar esse resultado por 100.

  • Custo por clique (CPC)

O CPC mostra quanto está sendo investido para que cada usuário acesse uma página do site, quais são os anúncios que estão performando melhor e quais devem ser excluídos ou remodelados. 

O cálculo é feito dividindo o custo da campanha pelo número de cliques obtidos.

  • Visita no site

Avaliando o número de visitas no site é possível ter uma noção do impacto da campanha na internet. Além de saber quantas pessoas visitam os posts, também há como avaliar cada página do site individualmente.

Logo, não adianta apenas criar campanhas de marketing. É necessário monitorá-la para qualificar os resultados. Para isso, existem gerenciadores de redes sociais e a plataforma em que o site/blog está hospedado.

Com isso, você vai perceber quais ações de marketing estão dando certo, quais podem ser reajustadas e quais descartar.

Conclusão

Não é tarefa fácil identificar as melhores campanhas de marketing para o seu negócio, visto que se trata de algo relacionado ao comportamento do consumidor. 

No entanto, isso não significa que é impossível, sendo fundamental para o seu sucesso com o marketing.

Assim, para identificar as melhores campanhas de marketing, você deve considerar a atividade do seu negócio ou lista CNAE, conhecer seu público, observar o que a concorrência está fazendo e monitorar as campanhas que realiza.

Afinal, as melhores campanhas são aquelas que irão trazer o retorno desejado para o seu negócio com baixo custo.

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