Campanha de mídia social: 4 etapas para campanhas de sucesso

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Publicado: 16 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Configurar uma campanha de mídia social de sucesso é o objetivo de todo gerente de mídia social. Porque as redes sociais sempre foram mais do que apenas uma conexão com velhos e novos amigos.

Facebook, Instagram e Cia também oferecem uma excelente plataforma para as empresas se dirigirem às partes interessadas e entrarem em contato com os clientes. Com uma campanha de mídia social direcionada , resultados impressionantes costumam ser possíveis de várias maneiras.

Para fazer isso, no entanto, você deve prestar atenção a algumas coisas durante o planejamento, preparação, implementação e acompanhamento. Nossas quatro etapas para uma campanha de mídia social de sucesso mostram exatamente o quê.

1. Planejando a campanha de mídia social: definição de metas, grupos-alvo, etc.

Antes do início prático da campanha de mídia social , você deve primeiro definir algumas tarefas teóricas. O planejamento da campanha é o primeiro passo. Você deve se concentrar nas seguintes três questões em particular:

  • Qual é o seu objetivo com a campanha?
  • Que mensagem publicitária você deseja transmitir?
  • A qual grupo-alvo você está se dirigindo?
  • Quais estratégias serão utilizadas para um aumento de seguidores Insta?

Você pode definir objetivos muito diferentes para sua campanha de mídia social . Por exemplo, uma meta pode ser aumentar leads ou vendas. Outra meta é possivelmente aumentar o próprio nível de consciência.

As metas definidas no início são o ponto de direção mais importante para sua campanha e também serão retomadas no acompanhamento. Você também deve considerar qual mensagem publicitária deseja transmitir e qual grupo-alvo é especificamente dirigido iniciando com uma construção de bio para Instagram.

O grupo-alvo em particular é de grande importância. Uma vez que nem todos os grupos-alvo são tratados pelos mesmos fatores, esta decisão determina em grande parte as medidas adicionais.

2. Preparação: Marque o quadro para a campanha

Na segunda etapa, você pode lidar mais especificamente com a preparação de sua campanha de mídia social . Portanto, é aqui que você define a estrutura de sua campanha, por assim dizer.

Você deve primeiro determinar os canais relevantes. Pense no grupo-alvo definido. É mais provável que um público mais jovem seja atendido por canais como Instagram ou TikTok. Normalmente, você pode encontrar um grupo-alvo mais antigo no Facebook .

Se for mais sobre uma campanha de mídia social como parte da marca do empregador , o LinkedIn e o XING também são canais promissores.

Assim que os canais de publicidade relevantes forem estabelecidos, inicia-se a preparação das imagens ou vídeos para suas postagens e anúncios. Também aqui o grupo-alvo desempenha um papel importante na seleção dos motivos e das imagens, e o mesmo se aplica aos textos dos seus anúncios.

Por exemplo, você deve esclarecer o endereço nos textos ou determinar sua extensão. Resumindo: você prepara os textos do anúncio com cuidado e os cria de acordo com o seu grupo-alvo.

3. Implementação da campanha de mídia social: coloque-a em prática

Na terceira etapa, chegamos agora à prática. É aqui que você executa a campanha de mídia social . É útil planejar as postagens com antecedência.

Portanto, você deve pensar nos tempos exatos para a entrega das campanhas. Uma olhada nos tempos de atividade dos usuários nas redes sociais é útil para isso. Você deve estar ativo, especialmente quando os usuários também estão ativos.

O monitoramento também desempenha um papel importante durante o período da campanha. Você deve verificar as entregas e os números regularmente. Não confie na campanha para se orientar para o sucesso.

Com a ajuda do monitoramento, você pode ver, por exemplo, se uma postagem continua trazendo sucesso ou se os números das respostas diminuíram. Desta forma, você pode corrigir pequenos erros na campanha atual e ajustar a entrega, se necessário.

4. Acompanhamento da campanha: empolgante e útil ao mesmo tempo

Uma das partes mais importantes da campanha de mídia social é o acompanhamento ou avaliação. Um dos motivos mais comuns de campanhas malsucedidas é a falta de avaliação das campanhas anteriores. Isso fecha o círculo para os objetivos definidos no início.

Agora, basta verificar se ou até que ponto você atingiu seu objetivo. Você também deve avaliar onde há potencial para melhorias. Mas certifique-se de registrar o que você fez particularmente bem na campanha.

Você pode e deve aprender com todos os erros e decisões positivas para futuras campanhas. Aos poucos, você deve ser capaz de notar sucessos cada vez maiores de campanha para campanha.

É muito tentador comprar um certo número de seguidores no Instagram , especialmente quando os números estão estagnados . Afinal, dependendo do provedor, eles não são caros e salvam uma configuração “manual”. No entanto, existe um alto risco associado a essa compra. No pior dos casos, pode ser que todo o canal esteja bloqueado.

Se você quiser ficar do lado seguro aqui, deve ser honesto com seus seguidores e com você mesmo e trabalhar em seu canal. Conteúdo empolgante que é perfeitamente adaptado ao grupo-alvo ajuda muito mais do que curtidas que são dadas apenas para consideração financeira. E quem é honesto também sabe que é muito mais divertido ser feliz com curtidas e comentários reais.