Busca semântica: como usá-la na produção de conteúdo

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de outubro de 2022 | Atualizado: 4 de outubro de 2022.

A busca semântica é um recurso que  soma forças com SEO na produção de conteúdo relevante e informativo. 

Muitos profissionais se preocupam em criar conteúdo otimizado para SEO, mas deixam de lado esse aspecto de realmente oferecer as respostas que o usuário busca. 

Contudo, o Google está de olho nisso, tanto que as últimas atualizações — e mais algumas que virão pela frente — focarão nesse aspecto. 

Para a plataforma, não adianta ter um texto lindo, bem elaborado e otimizado se, ao final, o leitor continua com seu problema, dúvida ou dor, como costumamos dizer.

Por isso, vamos repetir o que tantos outros profissionais alertam: considere a intenção de busca do usuário e amplie o conteúdo para entregar respostas mais precisas

Ou seja, entenda e resolva o problema de quem está pesquisando sobre soluções que você ou seu cliente oferecem (conforme o estágio do funil do seu público).

Vamos falar mais sobre o tema e entender como produzir bons conteúdos considerando a busca semântica no decorrer deste artigo. Por isso, continue a leitura!

O que é busca semântica?

Quando falamos em semântica, nos referimos à interpretação de contextos de uma pesquisa ou termos. 

É por meio da semântica, por exemplo, que surgem conceitos como o de sinônimos, conotação, ambiguidade e outros.

Sendo assim, busca semântica é a entrega de conteúdos relacionados ao que a pessoa pesquisa nos buscadores, não somente pela palavra-chave principal, mas considerando o contexto e a intenção ao fazer a pesquisa

Esse é um conceito novo no marketing digital?

Não. Já se fala em busca semântica há muitos anos. Apesar disso, o primeiro avanço conhecido do Google em relação ao tema aconteceu em 2013, quando chegou a atualização Hummingbird.

Isso porque essa atualização começou a fornecer resultados mais precisos nas buscas que os usuários faziam, expandindo as respostas para além da palavra-chave. 

Dessa forma, exibia resultados considerando sinônimos e contexto dos termos usados, dentre outros fatores. 

Se você já se deparou com conteúdos abordando o termo LSI (Palavras-chave considerando o Latent Semantic Indexing), por exemplo, já se informava sobre a busca semântica. 

O que é LSI 

Latent Semantic Indexing (LSI), Indexação Semântica Latente, em tradução livre, é um conceito considerado antigo, mas que ainda encontramos pela web, inclusive em posts recentes. 

Resumidamente, a LSI é uma técnica de PNL (processamento de linguagem natural) criada na década de 80 para identificar a relação de contexto entre palavras. 

Nesse sentido, o LSI Keywords é o nome que se deu ao conceito sobre o uso de palavras-chave sinônimas. Inclusive, ferramentas como o Yoast trazem campos para que essas palavras-chave sejam inseridas. 

No entanto, temos que pensar além, como no uso não apenas de sinônimos, mas de palavras e expressões que estão, de alguma forma, relacionadas à palavra-chave principal. 

Como usar a busca semântica no conteúdo que você escreve?

De forma prática, você tem de analisar as possíveis intenções do usuário ao usar uma palavra-chave em sua pesquisa. 

Por exemplo, se o usuário pesquisa “cuidados com pets”, como seria possível explorar a busca semântica?

Veja bem, essa pessoa pode estar pensando em adotar um animalzinho de estimação, mas antes quer informações sobre os cuidados. 

Dessa forma, “como cuidar de gatos”, “cuidados com cachorros”, “o que o gato come”, “qual pet adotar”, “melhor pet para quem mora em apartamento” ou “comida para cachorro filhote” podem ser opções semânticas. 

Veja outro exemplo:

Se alguém pesquisar “estuarti liro”, o Google entenderá e apresentará resultados sobre o filme “O Pequeno Stuart Little”. 

Ou seja, mesmo que a pessoa erre a digitação e coloque “estuarti liro”, os resultados apresentados também serão sobre o filme, visto que há a análise da intenção de busca.

Mais um exemplo? Quem chega a este nosso artigo, tentando entender melhor o que é a busca semântica, está atrás de quais tipos de informações? 

Podemos pensar em algumas:

  • Otimização de conteúdo para ranquear nos buscadores;
  • Como criar conteúdo relevante e informacional;
  • Como otimizar artigos para o Google; 
  • Como obter melhores resultados com SEO.

Conteúdo e busca semântica

De forma bem resumida, quando alguém utiliza vários tipos de fontes (que não exatamente palavras-chave) para pesquisar no Google, está usando a busca semântica. 

Quem pesquisa, não sabe disso, é claro. No entanto, quem trabalha com isso, deve saber de que outras formas os usuários podem chegar àquele conteúdo sem que pesquisem necessariamente pela palavra-chave.

Por isso, ao criar conteúdos temos que considerar as palavras-chave semelhantes à principal, sinônimos e também termos relacionados ao assunto principal.

Também é preciso observar a densidade da palavra-chave principal e distribuir as semelhantes e os sinônimos ao longo do artigo.

Assim, cria-se possibilidades à busca semântica e sinaliza ao buscador que esses termos também são importantes ao indexar o material.

A importância da busca semântica para a produção de conteúdo

Para responder isso, vamos perguntar: Por que criamos conteúdo? 

Basicamente, para aproximar os potenciais clientes de nossa marca ou da marca de nossos clientes, certo? 

Assim, o objetivo é garantir os melhores resultados. 

Sem deixar SEO e outros fatores importantes de lado, a busca semântica também vai fazer com que os conteúdos cheguem ao público que os busca — desde que um bom conteúdo seja feito. 

Como dissemos no início, a busca semântica se alia aos outros recursos de otimização para somar forças. 

Dessa forma, quando temos um conjunto de fatores que podem gerar os resultados esperados, é preciso saber explorá-los e utilizá-los. É nesse sentido que a busca semântica pode ser otimizada.

E você, qual sua experiência com busca semântica? Compartilhe conosco!

Artigo desenvolvido pela equipe da SOUB Digital, agência de marketing digital em Goiânia.