Bancos Digitais: estratégias de Marketing que deram certo
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 14 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Os Bancos Digitais trouxeram inúmeras inovações para os usuários. Desde um bom atendimento até o uso de estratégias elaboradas de Marketing, esses novos formatos bancários sabem exatamente o que estão fazendo.
Para entender exatamente como uma estratégia de Marketing funciona, precisamos visualizar o foco principal desse processo – no caso dos novos empreendimentos, marcado pelo processo de conversão de clientes.
O processo de conversão de um cliente passa por três grandes passos e é extremamente necessário a aquisição de novos clientes para uma nova empresa. Os mesmos são caracterizados por:
- Topo de Funil: marcado por conscientização e descoberta da empresa;
- Meio de Funil: local em que o cliente está avaliando e começando o processo de escolha voltado para o seu produto;
- Final de Funil: processo de compra e fidelização desses clientes.
O que todos esses Bancos Digitais acabam tendo em comum são as estratégias agressivas para trazer notoriedade para a empresa e a colocação de ainda mais força para fidelização desse cliente.
Como os Bancos Digitais estão utilizando essas estratégias?
O Brasil é um dos principais países quando pensamos em redes sociais e interações online, então é necessário começarmos por esse ponto: a presença digital como meio de criação de laços com o potencial cliente. Nesse caso, podemos usar um dos principais bancos digitais presentes hoje – o Nubank.
O Banco roxo queridinho do público utiliza diversas estratégias digitais, que variam entre o blog cheio de conteúdos postados todos os dias – estratégia forte de aproximação com o público – com comerciais lotados da presença de frases de efeito e excelentes estratégias de Copywriting.
Isso tudo acaba fazendo com que o cliente final não só se apegue ao banco, como resolva ser um promotor da marca. Vale lembrar que todas essas estratégias acabam gerando uma confiança ainda maior no público quando pensamos em bancos.
Hoje, ainda é comum ver diversos brasileiros com certo conservadorismo quando pensam em seu dinheiro guardado em bancos digitais.
As estratégias dos grandes bancos digitais são ainda mais poderosas quando pensamos na junção de bancos e influenciadores. É inegável não pensar em bancos como o Banco do Brasil, Santander e Bradesco quando lembramos de comerciais mais conservadores, como menos exposições e mais informações.
Claro, ainda esses mais antigos e tradicionais acabaram se adaptando à época em que estamos inseridos, mas isso tudo pode ser uma clara tentativa de não ficar para trás na corrida pela digitalização dos meios de pagamento.
Utilizando de um exemplo claro dessa junção de bancos e influenciadores, temos a presença de Jojo Toddynho com o Banco Pan, em uma tentativa clara de aproximar o Banco Digital do público mais jovem.
Tentativa essa que acabou gerando inúmeros comentários positivos nas redes, afinal a musa dos dias de hoje gera muita influência nos potenciais clientes desse banco.
As estratégias de Marketing desses Bancos estão dando certo?
Toda e qualquer ação dentro do Marketing precisa partir de um objetivo e, somente com isso, pode-se chegar à pergunta sobre a expectativa em relação ao que foi entregue.
Se analisarmos os objetivos desses bancos sob a perspectiva básica de aquisição de novos clientes, com certeza podemos considerar que todo o marketing deu certo, afinal hoje cerca de 42% dos brasileiros já utilizam bancos digitais, uma marca incrível no país marcado pelo gigantismo dos bancos tradicionais.
Ainda pensando no fluxo de entrada de novos clientes, chegamos à necessidade tão fundamental quanto captar: a necessidade de fidelizar esses clientes na empresa. O Nubank, por exemplo, vem trazendo inúmeras novidades e melhorias para os seus produtos. Isso tudo com inteligência e muita pesquisa com seu público-alvo.
Estratégias de marketing precisam ter três pilares principais: objetivo, organização e muita pesquisa. O investimento principal desses gigantes em crescimento mostra que tudo isso está sendo priorizado e, consequentemente, resultados irão surgir e se intensificar ainda mais com o tempo.
Hoje, ainda temos o Itaú como banco principal no Brasil, mas o futuro está na mão de quem investe, antes de tudo, em tecnologia.
Tendências do Marketing dentro dos Bancos Digitais
A maior tendência de qualquer estratégia de Marketing será o envolvimento com pessoas, a entrada dessa humanização das marcas pode ser vista no mundo inteiro e certamente irá ganhar ainda mais espaço.
Se atualmente os conteúdos voltados às necessidades das pessoas é o que prevalece, o longo prazo irá mostrar que o caminho terá que ser esse.
Os Bancos ainda precisam de muito trabalho para conseguirem perder o tom de incerteza dentro desse meio, mas dar sequência ao que estão fazendo com as redes sociais pode ser um caminho certeiro para o objetivo final.
A humanização de marcas e a aproximação do público precisam ser feitas com muito cuidado. No mercado, esse processo ainda passa por certa complexidade diante da incerteza que acaba passando quando falamos com público.
Por isso, é importante não só entender a segmentação desse público, como suas características fundamentais – aquelas que tornam aquele público adepto ao conteúdo que será postado.
É possível ver a revolução que os Bancos Digitais estão fazendo com o uso de estratégias de Marketing, mas como todo processo, é necessário sempre muita atenção. Hoje, isso tudo está gerando um valor de mercado extremamente relevante para a economia, essa proporção irá gerar ainda mais surpresas com o tempo e novas estratégias.