Automação de vendas: como a tecnologia pode ajudar a criar negócios rentáveis

Automação de vendas: como a tecnologia pode ajudar a criar negócios rentáveis

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Publicado: 23 de fevereiro de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2021.

A tecnologia vem revolucionando a forma de se consumir e consequentemente também a de se vender. Hoje, os consumidores estão mais exigentes e prezando pela praticidade na hora de realizar uma compra.

Considerando este cenário, fazer a automação de vendas é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. 

Trabalhar com processos automatizados dá uma grande vantagem competitiva para o seu negócio, afinal, é uma maneira esperta de fazer com que seus colaboradores foquem em áreas mais estratégicas. 

A automação comercial é exemplo disso e de como as relações com os clientes podem ser mais duradouras e próximas. 

O uso da tecnologia faz com que uma empresa seja capaz de identificar, por meio da análise de dados, o comportamento do seu consumidor. Fomentando o que conhecemos por Customer Experience.

A seguir, entenda o que é e como aplicar agora mesmo a automação de vendas em seu negócio!

O que é automação de vendas?

A automação de vendas nada mais é do que um conjunto de ferramentas e sistemas integrados com o objetivo de tornar a área comercial da sua empresa mais ágil e inteligente. 

Ela consiste em reunir informações importantes de maneira automatizada que ajudam na tomada de decisão da empresa e criar fluxos mais ágeis de produção.

Ao utilizar a automação de vendas, o time responsável tem maior autonomia para pensar de maneira estratégica e não tão operacional. 

Vantagens da automação de vendas

São muitos os benefícios que se pode conseguir fazendo uso de um sistema ou ferramenta de automação de vendas. Afinal, é uma maneira de centralizar informações e conseguir insumos para conhecer mais profundamente seus clientes em potencial. 

A seguir, confira algumas dessas vantagens:

1- Maior lucratividade

Com um sistema de automação de vendas é possível entender mais de perto a jornada de compra que seu potencial cliente está e criar estratégias mais direcionadas para retê-lo ou capturá-lo. 

Dessa maneira, o time comercial consegue fazer ações mais assertivas e que tragam resultado a curto, médio e longo prazo. 

2- Aumento da produtividade

Fazer a tecnologia como aliada é uma excelente maneira de garantir os melhores índices de produtividade empresarial. Afinal, uma ferramenta de automação de vendas faz com que tarefas consideradas manuais sejam digitalizadas e mais, ainda tornam processos rotineiros e mecânicos automáticos. 

Dessa forma, o time além de ficar mais engajado também consegue fazer mais entregas, o que influencia diretamente também no aumento da lucratividade.  

3- Redução de custos

Com atividades e fluxos mais bem definidos e a área de vendas mais alimentada por dados para conseguir insumos para conversar com os potenciais clientes, você evita gastos desnecessários e erros de processos que acarretam em prejuízos para a companhia. 

Afinal, as chances de perder uma oportunidade comercial é muito menor. 

4- Priorização de contatos

Ao utilizar uma ferramenta de automação de vendas, você será capaz de priorizar contatos e agendar telefonemas para com seus clientes de forma mais ágil e baseada no uso de dados.

Ferramentas de automação conseguem fazer isso de maneira rápida e ágil, ajudando o time de vendas a identificar as melhores oportunidades. 

5- Eficiência no pós-venda

Quem trabalha na área comercial sabe que hoje em dia os clientes não estão satisfeitos em apenas comprar um produto. Por essa razão, é importante garantir o cliente satisfeito com seus produtos ou serviços. 

Uma ferramenta CRM é um importante canal de relacionamento para o time de atendimento e vendas se comunicar com os clientes, entender suas dificuldades e evitar dessa forma o churn. 

6- Melhores estratégias de marketing

Uma ferramenta de automação é capaz de dar insumos para outras equipes, como é o caso do marketing. 

Com ela é possível fazer a atração e captação de leads, nutri-los para que futuramente eles se tornem clientes.

Melhor ainda se puder contar com uma ferramenta integrada a um sistema de gestão, que oferece dados personalizados sobre seus clientes e fornece insumos para as áreas de vendas, criando um alinhamento importante entre esses dois times. 

Dessa maneira, é possível contar com leads mais direcionados para que a equipe comercial faça uma abordagem mais assertiva e eficiente. 

 

A Ideal Marketing oferece uma plataforma de automação em marketing com ferramentas diversas para traçar a melhor estratégia para seu negócio. Nela você pode planejar, se relacionar e converter clientes de maneira mais ágil!

2021-02-23T14:29:16-03:00

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