Aumente suas vendas com inbound marketing

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de junho de 2021 | Atualizado: 3 de junho de 2021.

O inbound marketing é muito menos invasivo do que as formas tradicionais de marketing tradicional. Ele permite que você construa credibilidade com clientes em potencial e estabeleça um relacionamento de confiança invés de bombardear seu público com uma enxurrada constante de anúncios.

Para se destacar da multidão, seu plano de marketing deve incluir conteúdo que converse com seus clientes sobre seus desejos e necessidades, além de oferecer soluções para os problemas da sua persona a partir do momento em que ela comece a procurar respostas.

Uma estratégia inteligente de inbound marketing baseia-se nestes cinco pilares:

Estratégia de conteúdo

Um bom plano de inbound marketing deve incluir conteúdo excelente, escrito para educar e se relacionar com seus leitores. Sua estratégia de conteúdo deve definir seu público-alvo, antecipar suas necessidades e quais problemas eles precisam resolver, e uma lista de tópicos que irão oferecer benefícios claros para seus clientes.

Este é o momento de criar excelentes postagens em blogs, vídeos, e-books e outros materiais que não sejam centrados em vendas, mas que ofereçam valor.

Tráfego orgânico (SEO)

Uma discussão sobre inbound marketing nunca está completa sem o foco na otimização de sites para mecanismos de busca (SEO). O SEO envolve concentrar seu conteúdo em palavras, frases e conceitos que sua persona pesquisa na internet. Também inclui otimizar as estruturas de seus posts para que sejam facilmente encontrados pelos motores de busca, trazendo orgânico para a sua empresa.

Otimizar o seu conteúdo é a chave para um ótimo SEO. Blogs , textos de sites e até postagens em mídias sociais afetam sua classificação. Os mecanismos de pesquisa processam uma grande quantidade de conteúdo em sua busca para combinar entregar conteúdo qualificado. Os textos mal otimizados contam como uma advertência na classificação do seu site.

Marketing de mídia social

De todas as horas que os brasileiros passam na internet, 35% delas são gastas nas redes sociais. Esses canais permitem que as empresas alcancem os clientes em novos lugares e maneiras.

Há espaço para todos quando se trata de mídia social, e encontrar a maneira certa de interagir com os usuários em cada plataforma é a chave para o sucesso.

Para incorporar a mídia social em seu plano de inbound marketing, certifique-se de estar sendo comunicativo. Conecte-se nas redes e relacione-se com seus clientes, invés de só apresentar produtos e serviços.

E-mail marketing

Alguns profissionais de marketing ainda estão tentando alegar que o e-mail está sendo deixado de lado. No entanto, de acordo com a Direct Marketing Association , 66% dos clientes online fizeram uma compra como resultado de mensagens de marketing por e-mail. Dessa forma, essa ferramenta ainda é uma das formas preferidas pelos consumidores de receber informações e tem um alto retorno sobre o investimento.

Automação de Marketing

Uma vez que todas as peças da sua estratégia estejam no lugar, a automação de marketing irá agilizar seu processo de promoção de leads, simplificando tarefas repetitivas.

Isso é feito sem sacrificar a autenticidade do seu conteúdo, usando táticas altamente organizadas. A automação pode ajudá-lo a entregar mensagens direcionadas a leads qualificados em paradas planejadas ao longo de seu funil de vendas, com base em suas atividades e envolvimento com sua marca.

Com a automação de marketing, o risco de perder leads devido a uma transmissão mal planejada diminui. Também oferece uma visão melhor do que seus visitantes estão fazendo, por exemplo, como eles estão se conectando com seu conteúdo e respondendo a seus e-mails. Isso permite que você identifique as áreas de sua estratégia que precisam ser melhoradas.

Algumas empresas de sucesso já utilizam o inbound marketing para atrair clientela. Trago agora 4 empresas que desenvolveram estratégias de inbound marketing que realmente funcionam.

Dell

Hoje, a Dell se tornou uma grande empresa no mercado de vendas de computadores. E há muito tempo, a Dell tem usado uma estratégia inbound marketing, incentivando o feedback do cliente e a participação no desenvolvimento de seu produto.

Além disso, as equipes de marketing se envolvem com sua comunidade por meio de uma série de perguntas e frases atrativas. Eles também compartilham artigos e vídeos detalhados, para fornecer conteúdo relevante para seu público.

Linkedin

Hoje, o Linkedin é a rede social B2B líder no mundo, com mais de 303 milhões de usuários ativos mensais. Por ser o primeiro lugar para marketing de conteúdo B2B, o LinkedIn precisa criar conteúdo interessante e informativo para seus usuários diariamente.

O conteúdo diário do LinkedIn inclui infográficos, guias para campanhas do LinkedIn, e-books, apresentações SlideShare, webinars e dicas para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Em 2016, o LinkedIn lançou o Guia de Marketing Sofisticado para o LinkedIn. Nos primeiros 30 dias, o guia foi baixado 10.000 vezes, e o LinkedIn conseguiu conquistar mais de um terço desses leitores como clientes. Além disso, cerca de 3.000 novas inscrições foram registradas após o seminário.

Salesforce

Hoje, a Salesforce é uma das maiores empresas de CRM do mundo. Mas até mesmo ela teve alguns problemas para manter o tráfego e os leads estáveis.

Para solucionar essa adversidade, a companhia implementou uma estratégia de inbound marketing para aumentar suas fontes de pesquisa e tráfego pago.

Em um curto período, a Salesforce lançou um novo conjunto de táticas de marketing de conteúdo, incluindo:

  • Vídeos criativos de vendas e marketing.
  • O primeiro Slideshare stop-motion do mundo.
  • Uma apresentação da Prezi sobre a história de sucesso de um cliente.

SAP

SAP é uma das maiores empresas de software do mundo, atendendo a mais de 400.000 clientes em mais de 180 países. Uma vez que a empresa possui uma clientela muito diversificada, eles precisam fornecer um conteúdo que se adapte às necessidades de cada cliente.

Apesar desse desafio, a empresa tem usado uma estratégia de inbound marketing para seus segmentos de clientes, mantendo uma aparência consistente.

A SAP criou mensagens personalizadas para cada setor em torno de um tópico popular, como a transformação digital. Isso permitiu que a marca atraísse o público de cada cliente e, ao mesmo tempo, demonstrasse os benefícios de suas soluções com exemplos.

Vale menções de empresas brasileiras que também se beneficiam de inbound marketing:

Instalar Inbound Marketing na sua empresa promove uma comunidade em torno de sua marca, além de garantir uma experiência positiva para seus compradores, dois pontos fundamentais para o sucesso a longo prazo.

Pense em como seus clientes compram. Cada um é o personagem principal em sua própria história, então certifique-se de tratar o comprador como tal e colocá-lo no centro de seu processo de marketing, vendas e serviço.