Se você quer alavancar suas vendas, então preste atenção no marketing de indicação!

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Publicado: 4 de outubro de 2022 | Atualizado: 4 de outubro de 2022.

O marketing de indicação é o mais novo tesouro publicitário. Se a propaganda é a alma do negócio, os seus clientes satisfeitos são o corpo do Marketing. Afinal, seguem levando a mensagem da sua empresa para outras pessoas. Assim, é fundamental ter atenção no marketing de indicação.

Mas, antes de falarmos sobre os benefícios do boca a boca, como é popularmente conhecido, precisamos entender mais sobre a ação em si.

O que é marketing de indicação?

Trata-se de uma estratégia que utiliza clientes satisfeitos como o principal ativo de marketing de uma empresa.

Pense comigo: imagine que você fechou negócio com um fabricante de móveis. Ele fez um projeto sensacional para a sua empresa, entregou o pedido dentro do prazo e a qualidade do serviço foi incrível.

Se esse fabricante te dissesse “olha, você pode me indicar para algum amigo?”, eu tenho certeza que a probabilidade de você comentar sobre ele com outras pessoas é bem grande! 

Isso porque o marketing de indicação se baseia em dois pontos principais: a experiência e a confiança.

Os clientes que fazem uma indicação já tiveram uma boa experiência com a sua empresa.

Agora, a pessoa que recebe essa indicação já chega mais preparada e qualificada para a venda, já que ela confia naquele amigo que indicou o seu negócio.

Mas, o que isso tem de extraordinário?

O maior diferencial das indicações está no processo de vendas. Utilizando essa estratégia, você consegue atrair leads ultra qualificados, o que gera uma série de benefícios, como:

  • Redução do CAC (Custo de Aquisição do Cliente), já que um cliente traz vários outros através das indicações;
  • Aumento do ticket médio, porque os leads vindos por indicação estão mais dispostos a investir em sua primeira compra;
  • Redução do tempo de fechamento de venda;
  • Aumento do ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Maior engajamento com a marca;
  • Podem ser alavancadas através dos meios digitais;
  • Fortalecem a credibilidade da marca;
  • Geram provas sociais on e offline.

Além desses, existem dezenas de outros benefícios que podem ser explorados a partir de um Programa de Indicação eficaz.

Agora que você já conhece os benefícios e entende o porquê ter atenção no marketing de indicação, está na hora de conhecer algumas estratégias utilizadas por gigantes do mercado!

O Programa de Indicação da Tesla

Que estratégia você usaria para vender um dos carros elétricos mais caros do mundo?

A Tesla acreditou no potencial do boca a boca e criou um programa de indicação que oferecia tudo o que seus clientes queriam: exclusividade, tecnologia e status.

Com isso, a ideia foi oferecer recompensas para cada nível de indicações! 

Por exemplo, caso o cliente fizesse 5 indicações que se tornassem clientes, ele recebia um convite para visitar as fábricas e participar de eventos de lançamento de produtos.

Agora, caso o cliente realizasse 10 indicações que se transformassem em venda, ele ganharia o direito de compra do modelo super exclusivo da marca, o Tesla Model X. 

Mas, programas de indicação não são exclusividade do mercado automobilístico. Outra empresa bem conhecida também impulsionou seu crescimento através do boca a boca.

Como IFood se tornou a empresa líder no segmento de delivery

Assim como a Tesla, o IFood criou um programa de indicação que oferecia R$10 em pedidos para o cliente que fazia uma indicação, sendo que essa recompensa era liberada apenas quando o amigo indicado realizava a primeira compra no aplicativo. 

Enquanto isso, a empresa ofereceu R$15 de incentivo para o amigo indicado realizar sua primeira compra no IFood. 

Com isso, sua base de clientes cresceu exponencialmente e, de certa forma, foi podando os concorrentes, que não conseguiam captar novos clientes na mesma velocidade que o IFood.

Então, basta investir apenas no marketing de indicação?

Embora os resultados sejam impressionantes e algumas pessoas fiquem tentadas a investir apenas na indicação, aqui vai um conselho valioso: nenhuma empresa deve investir em um único canal de vendas. 

Programas de Indicação podem captar leads cada vez mais qualificados e gerar mais vendas para a sua empresa, mas é imprescindível que eles sejam divulgados na maior quantidade de canais possíveis! 

Pense comigo: como o seu cliente vai participar do seu programa de indicação sem saber que ele existe? A resposta é simples. Ele não vai. 

Por isso, além de se preocupar com a estratégia e o formato das indicações, o foco deve ser direcionado, também, para a divulgação e outras ações complementares de marketing!

Existem vários caminhos para isso. Para se ter uma ideia, essa divulgação pode ser feita em canais como:

  • Redes sociais;
  • E-mails, 
  • Mídia offline;
  • Dentro de plataformas e aplicativos;
  • Mídia paga… Enfim, opções não faltam. 

Conclusão

O marketing de indicação é uma excelente estratégia para quem deseja aumentar sua base de clientes sem ter que investir a mais por isso

Baseando-se nos princípios da confiança e da experiência, as indicações têm o poder de acelerar o processo de vendas e gerar mais engajamento dos clientes com a empresa.

Por isso, não ignore o potencial de vendas de seus clientes satisfeitos, tendo atenção no marketing de indicação. Afinal, os consumidores são o seu maior ativo de marketing e representam maiores oportunidades de crescimento para a sua empresa!

Esse guest post foi escrito pela BuzzLead, empresa pioneira de marketing de indicação no Brasil, que ajuda as empresas a alavancarem suas vendas através de programas de indicação.