Assistente virtual no WhatsApp: como funciona e quais as vantagens para suas estratégias?

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Publicado: 4 de novembro de 2021 | Atualizado: 4 de novembro de 2021.

Utilizar um assistente virtual no WhatsApp pode ser o ponto de partida para melhorar as suas estratégias de comunicação por esse canal. Acompanhe o texto para saber o motivo!

Antes de mais nada, você já deve saber que o WhatsApp é o principal meio de comunicação dos brasileiros.

Para se ter uma ideia, o mensageiro já está instalado em 99% dos smartphones do Brasil e conta com mais de 120 milhões de usuários ativos no país.

Portanto, já começamos a pensar na necessidade das empresas utilizarem o mensageiro como canal de comunicação, não é mesmo?

Afinal de contas, o WhatsApp já deixou faz tempo de ser apenas uma rede social. Hoje em dia, o app já é utilizado como ferramenta de trabalho, estudos e até para fazer compras.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/OpinionBox – Mensageria no Brasil, 57% dos entrevistados afirmaram utilizar o WhatsApp como ferramenta para comprar produtos e serviços com empresas.

Além disso, outros dados mostram que 82% desses entrevistados utilizam o canal para tirar dúvidas ou pedir informações e 54% utilizam para receber promoções.

Quais as finalidades de se comunicar com marcas e empresas através de apps de mensageria? Fonte: Panorama Mobile Time/OpinionBox – Mensageria no Brasil – Agosto de 2021.

Estar onde o cliente está é essencial para qualquer negócio que queira se manter competitivo no mercado. Entretanto, não basta só estar presente no canal, mas sim utilizá-lo de forma assertiva.

O comportamento do consumidor mudou e cada vez eles esperam que o atendimento seja realizado de forma rápida, de qualquer lugar e a qualquer hora.

No WhatsApp, a melhor forma de alcançar esse objetivo é por meio da automação e uma das ferramentas utilizadas para isso é o assistente virtual.

O que é um assistente virtual?

Você já deve ter ouvido falar na Siri, da Apple, Alexa, da Amazon ou no Google Assistant. O que eles têm em comum é que todos são assistentes virtuais programados para nos ajudar com tarefas cotidianas e facilitar nosso dia a dia.

De forma geral, assistentes virtuais são softwares programados para simular uma conversa humana com começo, meio e fim.

Em resumo, nada mais são do que chatbots. Ou seja, robôs de conversa que interagem com os usuários e simulam uma conversa natural.

Esses robôs podem utilizar tecnologias poderosas como a de Inteligência Artificial, Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural e, neste caso, a sua capacidade conversacional se torna tão alta, que às vezes o usuário pensa que está conversando com um atendimento humano.

Como funciona um assistente virtual no WhatsApp?

Antes de tudo, para entender como funciona um assistente virtual no WhatsApp, primeiramente precisamos saber mais sobre as três versões do WhatsApp.

É isso mesmo, além da versão convencional que conhecemos, o “Zap” conta com mais duas versões totalmente voltadas para o mundo empresarial.

As versões do WhatsApp

No começo deste texto vimos como é vantajoso as empresas utilizarem o WhatsApp como canal de comunicação.

O Facebook, dono do WhatsApp, também percebeu esse potencial para as empresas e lançou em 2018 a versão chamada de WhatsApp Business, totalmente voltada para ajudar negócios a utilizarem o mensageiro de forma comercial.

O WhatsApp Business é uma solução gratuita e pode ser encontrada nas principais lojas de aplicativos.

Com essa versão, a empresa consegue criar um perfil comercial, configurar respostas automáticas e criar um catálogo digital para exibir os principais produtos e serviços.

Essa versão é ideal para pequenas empresas. Entretanto, para médias e grandes empresas que realizam um volume maior de atendimentos, essa versão acaba se tornando totalmente ineficiente.

Por isso, no mesmo ano de lançamento do WhatsApp Business, o Facebook disponibilizou a versão chamada WhatsApp Business API.

Diferente das outras duas versões, o WhatsApp Business API é um serviço pago e com ele as empresas conseguem integrar o mensageiro em diversos sistemas e plataformas terceiras.

E é daí que surge a possibilidade de ter um assistente virtual no WhatsApp. Integrando a API em plataformas de gestão e desenvolvimento de chatbots, é possível automatizar e escalar toda a comunicação realizada no canal.

Como utilizar um assistente virtual no WhatsApp na minha empresa?

Quando pensamos em automação de comunicação, a primeira coisa que nos vem à cabeça são áreas como SAC e atendimento ao cliente.

Porém, você pode se surpreender ao entender como essa estratégia pode ser benéfica para outras áreas da empresa.

Em marketing e vendas, por exemplo, o assistente virtual no WhatsApp acaba se tornando uma ótima ferramenta para captar, nutrir e converter leads pelo canal.

Assim como em um formulário usado para colher informações dos usuários, podemos programar o assistente virtual para fazer uma série de perguntas qualificadoras e identificar em qual fase do ciclo de vendas aquele lead pertence.

Com um assistente virtual no WhatsApp é possível também enviar para os seus leads notificações e mensagens automáticas com conteúdos personalizados e promoções.

Em áreas como Customer Success, por exemplo, o assistente virtual pode ser utilizado para enviar pesquisas de satisfação pelo canal.

Automação de agendamento e reserva de serviços, suporte e FAQ são outras aplicações possíveis com um assistente virtual no WhatsApp. O céu é o limite!

Quais as vantagens de utilizar um assistente virtual no WhatsApp?

Um assistente virtual no WhatsApp pode proporcionar diversas vantagens e benefícios para uma empresa. Veja de forma elencada:

  • WhatsApp com atendimento automatizado 24 horas por dia nos 7 dias da semana;
  • Redução de custos de atendimento;
  • Automação de processos e suporte para equipe de vendas e marketing;
  • Melhora na experiência do usuário;
  • Possibilidade de atender diversos clientes ao mesmo tempo pelo WhatsApp, sem filas de espera;
  • Fácil extração de relatórios das conversas para a tomada de decisões.
  • Possibilidade de integrar com várias plataformas digitais, como CRMs.
  • Personalização e padronização da linguagem no WhatsApp;
  • Maior engajamento;
  • Maior comodidade, pois permite que o cliente converse com sua empresa em um lugar em que ele está mais do que acostumado.

Como contratar essa tecnologia?

Como falado anteriormente, as empresas podem ter um assistente virtual no WhatsApp apenas com os serviços do WhatsApp Business API.

Entretanto, para contratar a API do WhatsApp, a empresa deve passar por um processo de avaliação prévia realizada pelo próprio Facebook.

A aprovação pode ser feita de duas formas:

  1. Através de um formulário de inscrição para utilizar a ferramenta.
  2. Por meio de um Business Solution Provider.

Os Business Solution Providers, ou Provedores de Solução, são empresas parceiras e homologadas pelo próprio Facebook que comercializam a API do WhatsApp.

O objetivo dos Provedores de Solução é tornar o processo de contratação do serviço mais fácil. Inclusive, o próprio Facebook recomenda que a solicitação de serviço seja feita por meio dessas plataformas parceiras.

Além da API do WhatsApp, sua empresa deve utilizar uma plataforma de criação, gestão e desenvolvimento de chatbots para integrar o seu assistente virtual ao WhatsApp.

Quanto custa ter um assistente virtual no WhatsApp?

Apesar do Facebook ter um preço tabelado para envio de mensagens, o custo pode acabar variando de acordo com o Provedor de Solução.

Alguns provedores acabam cobrando pacotes fixos, existem também aqueles que optam por modelos pré-pagos e com preços variáveis.

Há, ainda, ferramentas que permitem avaliar os preços do serviço de acordo com a média de atendimento que você pretende fazer pelo WhatsApp.

Conteúdo produzido pela equipe da CosmoBots