Abrir um E-commerce: mitos e verdades sobre começar o seu negócio de vendas online

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de maio de 2023 | Atualizado: 19 de maio de 2023.

O e-commerce é o modelo de negócio que utiliza a internet como meio de compra e venda de produtos ou serviços.

Presente no Brasil há pelo menos 20 anos, o comércio eletrônico vive hoje o seu melhor momento de faturamento e volume de vendas.

O hábito de compra pela internet crescia ano após ano, porém, com as restrições impostas pela pandemia, o nosso mercado digital vivenciou um boom no número de novas lojas virtuais e uma grande mudança no comportamento dos consumidores. 

Milhares de brasileiros perceberam a força das vendas online e resolveram empreender. Por apresentar particularidades em relação ao modelo de comércio tradicional, diversas dúvidas, mitos e incertezas surgiram sobre o e-commerce. 

Tais como: 

  • Vender e comprar pelo e-commerce é seguro?
  • E-commerce vale a pena para pequenas empresas?
  • É muito caro começar a vender pelo e-commerce?
  • Tem que saber de informática para vender no e-commerce?

Neste artigo, vamos explorar algumas das principais questões que envolvem o e-commerce e revelar o que é mito e verdade no universo das vendas online.

Abrir um e-commerce dá dinheiro?

Verdade! 

A resposta depende muito mais do seu esforço e entendimento do negócio, do que propriamente do meio.

Existem diversas maneiras de trabalhar com vendas pela internet. Levando sua loja física para o virtual, vendendo por marketplaces, sem estoque com dropshipping, ou com uma plataforma de loja online.

Entendendo o melhor formato para a sua realidade e a sua capacidade de investimento, você poderá administrar seus canais de vendas com segurança. 

Existem meios para quem quer começar investindo pouco, como uma renda extra ou revendendo produtos. E também para quem quer viabilizar uma ideia de negócio com produção própria, marca profissional e estratégia bem definida. 

Abrir um e-commerce só é rentável para grandes empresas?

Aqui temos um grande mito!

É uma realidade que as grandes empresas colocam um investimento pesado em marketing, logística e estrutura quando chegam na internet. Mas também é verdade que há espaço para você concorrer e provar o valor dos seus produtos. 

Se o seu nicho é concorrido por conta de empresas gigantes, a solução é trazer propostas inovadoras de produto, entrega e caprichar no relacionamento com seus consumidores. 

Segundo uma pesquisa recente com consumidores (Tray 2023), metade dos clientes não difere o tamanho da empresa antes da compra. As PMEs têm uma boa procura no e-commerce e 9 em cada 10 consumidores alegam que já compraram de pequenas e médias online.

Consigo abrir um e-commerce com investimento zero?

Com zero é mito, e você vai entender a razão. 

Existem muitas soluções gratuitas para criar sites, cadastrar marketplaces ou catálogos online. Entretanto, este é apenas o primeiro passo para o negócio. 

Para abrir um e-commerce com sucesso, no mínimo precisará de um estoque de produtos ou fornecedores próprios. A partir daí, entram custos de comunicação, identidade visual, divulgação e administração da empresa, mesmo para quem inicia sem CNPJ.  

Certamente, uma das principais vantagens do e-commerce é o baixo investimento. E mesmo que seu orçamento seja enxuto, é muito possível conquistar o seu espaço aos poucos e de forma organizada. 

Importante: não caia na ilusão (muito comum) de que seu negócio online venderá sozinho.

Dá para vender no e-commerce sem saber de tecnologia?

Verdade! Hoje existem uma série de plataformas que facilitam o uso do comércio eletrônico. Assim, os lojistas podem focar em vender e gerir a empresa. 

Em plataformas de lojas online, mesmo pessoas com pouca (ou nenhuma) experiência na criação de sites você pode operar um painel completo de estoque, pedidos e envios. 

Hoje, você encontra catálogos online com sistema de pagamento, segurança e logística integrada, facilitando o lançamento do seu site em pouco tempo. 

De maneira geral, o empreendedor fica encarregado do envio de produtos, descrições e fotos para o sistema online. 

Com a popularização do e-commerce, atualmente a internet é um espaço muito rico para pesquisa e informação sobre esse modelo de negócio. 

É possível lançar um e-commerce em um dia?

É verdade, desde que você já tenha seu estoque e a ideia bem definida. 

Desde que você já tenha o estoque pronto e uma ideia clara do que deseja, é sim possível. Atualmente, o desenvolvimento de um site não é mais um projeto complexo e demorado.

A tecnologia atual proporciona uma experiência mais fácil e adaptada às necessidades dos empreendedores, com agilidade e simplicidade. No entanto, é importante planejar o lançamento da sua marca na internet.

Não é uma decisão que deve ser tomada de forma apressada, por isso é essencial investir tempo e dedicação na preparação dos produtos e canais de venda, na construção da identidade do seu negócio, no controle de estoque e no planejamento da divulgação.

Neste ponto cabe uma reflexão importante: você está preparado para começar a vender hoje? Se a resposta for sim, ferramentas não faltam!

E-commerce funciona para todos os produtos e serviços?

Verdade! Apesar de esta ser uma dúvida muito comum na hora de abrir um e-commerce. 

Diversos segmentos carregavam esse estigma, mas hoje contam com plena popularidade. O exemplo mais comum é a moda, que até alguns anos atrás contava com forte objeção e hoje é um dos mercados mais procurados online.

Além disso, tanto as soluções de vendas, quanto de atendimento, evoluíram muito nos últimos anos e estão quebrando objeções. Mercados complexos como o automotivo e de imóveis estão online também.

Se seus concorrentes não usam o e-commerce, é possível que isso seja uma oportunidade para você. Basta ser criativo, encontrar a plataforma e adaptação necessária para ser pioneiro. 

Com um e-commerce irei trabalhar menos?

Mais um mito sobre o e-commerce. 

Não é porque o seu negócio online não tem uma sede física e não atende clientes cara a cara que ele venderá magicamente. 

Até as suas vendas decolarem, será necessário conquistar o seu espaço e público cativo. O ambiente online proporciona os canais de pagamento, logística, integração com redes sociais e administração dos pedidos. Mas o sucesso da sua marca e a boa experiência do produto dependem da sua dedicação.

Mesmo online, a capacidade de atendimento ainda conta muito para fechar negócio e fidelizar clientes. É possível começar no e-commerce com risco e investimento baixo, mas seu sucesso passa por uma administração competente.  

Todos os perfis de consumidores compram pela internet?

Sim, isso é verdade! Tem espaço para todo o tipo de produto, serviço e consumidor.

Até pouco tempo, existia o mito de que somente jovens compravam pela internet, mas essa nunca foi a realidade do consumidor brasileiro. 

Dados (Uol/Folha de São Paulo) apontam que a maioria dos consumidores online está concentrada acima dos 35 anos. Sobretudo para compras de ticket mais alto. 

E conforme as novas gerações, nativas digitais, ingressam no mercado de trabalho, as objeções diminuem em relação ao formato e contato pela internet. 

A dúvida é: você está pronto para o e-commerce? 

O crescimento do e-commerce abriu ainda mais oportunidades para os vendedores prosperarem e terem sucesso em suas empresas. Mesmo que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre o modelo, o brasileiro ama comprar pela internet. 

Uma operação online pode ajudar a sua marca a alcançar mais pessoas, vender e interagir com novas localidades do Brasil e reduzir custos de operação. 

Sem falar na democratização do empreendedorismo, com muitas pessoas tirando seus sonhos do papel através das facilidades deste modelo.

E você, já abraçou o e-commerce como uma forma de ganhar dinheiro?  

Texto originalmente desenvolvido pela equipe da Unbox, a plataforma de vendas online criada para o empreendedor brasileiro. Reduza taxas e custos com envios e comece a faturar com a Unbox.