A importância do marketing de relacionamento em eventos

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Publicado: 29 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Todo evento em si existe para promover relacionamentos, certo? Então, nada mais importante para alcançar o sucesso do que investir nessa ideia. O marketing de relacionamento em eventos é um trabalho que deve ser construído antes, durante e depois! 

Com cuidado, planejamento e estratégia, você se prepara para dar cada passo com eficácia. 

Para o mercado de eventos, o marketing de relacionamento é imprescindível. 

Para começar, é necessário explicar a diferença entre o marketing que conhecemos e o marketing voltado para o relacionamento. 

Enquanto o marketing tradicional tem como principal objetivo a prospecção de clientes, o segundo visa nutrir esse relacionamento frequente com o público. 

O sucesso do marketing de relacionamento em eventos é a fidelização dos clientes. 

Mas o que é fidelizar clientes?

É torná-los algo mais que consumidores. Fidelizado, ele passa a defender sua marca e a acompanhar constantemente o que você apresenta. Para além dos seus produtos e serviços, o cliente fiel se identifica com os valores e princípios do seu negócio. Assim, você constrói uma rede, que vai fortalecer e difundir a sua empresa. 

E como fidelizar os clientes?

Construindo autoridade digital. Todo mundo só se relaciona com quem conhece, certo? Alem disso, você há de concordar que qualquer pessoa tem mais confiança em consumir um serviço de alguém em quem confia. Esse é um passo importante para um relacionamento contínuo. 

Alcançar autoridade na rede vai muito além de saber vender o seu evento. É preciso que seu público considere sua marca uma referência no assunto de interesse deles. Como? Discutindo o próprio mercado em que atua, abordando temas correlatos, se posicionando sobre questões referentes a esse nicho, enfim, mostrando a cara. E sobretudo ouvindo o seu público. 

É aí que entra o marketing de conteúdo. Esse é o nome dado a ações constantes de promoção de uma marca e atração de clientes através de conteúdo relevante publicado na internet. 

O evento começa quando surge a ideia. E termina…bem, ele não termina, rs. Não se você tiver uma marca, um produto e a ambição de crescer e chegar a cada vez mais pessoas. Cada evento tem, além do objetivo principal (educação, entretenimento, experiência, etc), a finalidade de formar público e gerar interesse para o próximo evento. 

Tudo o que um evento produz – interação com o público, novas ideias, demandas, propostas, network e muito mais –  pode e deve ser aproveitado como oportunidade para o seu empreendimento. 

Então, saiba aqui como construir um relacionamento com seus clientes no mercado de eventos!

Planejamento

A gente confia no seu feeling, no seu tato, mas, nesse trabalho, contar com dados é essencial! Pesquise o mercado, seus concorrentes, o produto, o público e anote tudo! 

Construa o fluxo da experiência do cliente prevendo cada passo da jornada: 

  1. Como ele vai chegar até sua marca em uma busca no google? 
  2. Quando chegar, que material você irá apresentar para ele? 
  3. Como você irá convencê-lo a manter contato, se cadastrar na sua newsletter ou seguir sua página nas redes sociais? 
  4. Como seu conteúdo irá despertar no seu público o interesse em participar do seu evento?

Público

Procure definir seu público-alvo nos mínimos detalhes, apontando idade, classe, preferências e tudo que possa deixar mais fácil a tarefa de encontrá-lo e conversar com ele. 

Definida a persona do seu produto, o grande X da questão é entender a demanda dele. Sua dor, seu gargalo. 

Por exemplo: a pessoa que participa de um evento voltado para a construção de hortas e jardins verticais pode se interessar por conteúdos que vão desde o benefício das ervas para a saúde até a decoração de ambientes. Temas como sustentabilidade, materiais recicláveis e mesmo economia doméstica estão no radar desse público. 

Fundamental: tenha um banco de dados com as informações do seu público, de forma segmentada por etapas, canais preferenciais e o máximo de critérios que conseguir. Quanto mais personalizado o contato, melhor o relacionamento!

Entrega

Ser relevante para o seu cliente é basicamente falar o que ele quer e sobretudo, quando ele quer! Portanto, não é recomendado encher de links e convites o público que você acha que vai se interessar pelo seu evento. 

Você precisa provocar nele a percepção de um problema que nem ele tinha notado. Para o qual você tem a solução!. 

Por isso, até que ele adquira ingressos para o seu evento, procure mantê-lo próximo de você. No marketing de relacionamento em eventos, sem dúvidas é ideal que ele siga suas páginas, se engaje, torne-se amigo da sua marca. 

Sim, você irá conquistar clientes também expondo diretamente seu evento para quem busca exatamente aquilo. Mas o marketing de relacionamento produz clientes mais envolvidos e duradouros. Eles provavelmente irão contribuir efetivamente para a relação apresentando suas carências e inspirando novos eventos!

Lembre-se: nem só de conteúdo vive o marketing! Que tal conhecer o seu público oferecendo uma palestra online gratuita para mostrar do que se trata o seu evento? Ou apresentar sua marca com um estande em um evento multidisciplinar? Uma ação presencial para promover o lançamento?

Pós evento e feedback

A abordagem humanizada é o trunfo de qualquer relacionamento com o cliente! A relação do cliente com as marcas na era digital é cada vez mais individualizada. Tudo que ele quer é que o produto atenda especificamente a ele. Por isso, o trato deve ser o mais customizado possível. É importante que todas as singularidades dos clientes sejam respeitadas e se possível contempladas. 

Dentro disso, o grande benefício do marketing de relacionamento é poder ouvir o cliente de perto. É uma das práticas que mais devemos valorizar em nossas ações.

Seja um comentário, uma mensagem no privado, os feedbacks mostram visões pessoais dos clientes, que merecem análise. Suas opiniões refletem a forma com sua marca e evento chegam a diferentes realidades. 

Nunca desperdice a oportunidade de criar enquetes, promover a interação e responder, em tempo hábil, essa rica troca proporcionada nos canais digitais. 

O pós evento passa por isso e vai além. Colher os depoimentos dos participantes dos seus eventos não é apenas importante; é fundamental. Obter esse feedback deve ser, inclusive, estimulado entre seus clientes. Solicite opiniões, sugestões e notas das pessoas que estiveram no evento. E claro, construa um mailing com seus novos parceiros para não perder esse contato. 

Além disso, a participação no evento deve provocar no seu cliente a sensação de que ele agora está ainda mais prestigiado pela marca. O relacionamento precisa se tornar ainda mais próximo. Faz parte dessa estratégia oferecer: 

  • Conteúdos exclusivos.
  • Brindes.
  • Promoções.
  • Condições especiais para os próximos lançamentos.

Agora você já tem um amigo. Intensificar ainda mais esse relacionamento significa que você o valoriza! Invista nele! 

Post produzido em parceria com a Gofree.