A importância do Google meu negócio para o SEO local
Por: Camila Alexsandra
Publicado: 29 de setembro de 2022 | Atualizado: 29 de setembro de 2022.
Como o próprio nome já diz, o Google Meu Negócio nada mais é do que um cadastro de sua empresa no sistema para que ele apareça no Google Maps e nas pesquisas do Google, trabalhando assim o SEO Local.
Muitas empresas acham que aparecer no Google é simples ou simplesmente rápido, antes de tudo é preciso entender o significado de SEO local.
O que é SEO Local?
SEO Local refere-se a trabalhar as palavras-chave do seu site pensando na busca local em sua cidade ou estado.
As agências de SEO trabalham com uma estratégia de cauda longa que basicamente consiste em colocar sua palavra-chave junto a sua cidade, para ajudar o Google a entender qual tipo de empresa e onde você está buscando, para ilustrar de forma simples, vamos pensar da seguinte forma:
Se você é uma agência de marketing digital e gostaria de aparecer no Google em sua cidade, é preciso pensar como o seu cliente.
Sendo assim, ao digitar no Google o termo “agência de marketing digital”, o mecanismo de busca irá te entregar diversos resultados de empresas em todo o Brasil.
Isso porque ele entende o que você está buscando, mas, se digitarmos, “agência de marketing digital + sua cidade”, o Google entende que o resultado é mais segmentado, com isso ele lhe entregará os melhores resultados ranqueados para o termo em sua cidade.
Esse apontamento pode ser feito para sua empresa ou seus concorrentes, depende muito de como foi trabalhado os SEO em seus respectivos sites, lojas virtuais ou páginas de captura.
Explicando de forma simples, o serviço de SEO Local diz respeito a trabalhar os termos de pesquisa de seu produto ou serviço para ranquear em sua cidade (local),por causa disso o termo SEO Local.
O que é SEO Nacional?
SEO Nacional é o inverso do local. No SEO Local priorizamos as empresas locais e a estratégia de ranqueamento consiste em trabalhar a palavra-chave junto a cidade ou estado.
No SEO Nacional, o cenário é outro, é nesse cenário que os grandes players atuam. Cimos resultados diferem e a estratégia de SEO Local é totalmente diferente.
Isso não quer dizer que o Google Meu Negócio seja dispensável, mas a dificuldade é muito maior. Podemos dizer que o que difere realmente o SEO Local do SEO Nacional é a concorrência, mas hoje o foco é SEO Local.
Por que criar o Google meu negócio?
Agora que você já entende o conceito da pesquisa local (SEO Local), vamos explicar como o Google Meu Negócio ajuda, e muito, nessa parte de ranqueamento local.
Sempre que pesquisamos no Google por uma empresa em alguma cidade, a tela de busca irá mudar, fazendo a apresentação de tais pontos:
- Mapa;
- As 3 melhores empresas;
- Avaliação, ao clicar na empresa em que se deseja;
- Dados da empresa como: telefone, e-mail, fotos e um CTA.
Mapa e melhores empresas
Ao fazer a busca aparecerá na SERP um mapa apresentando as 3 melhores empresas (segundo o Google). Mas não se engane, só é possível aparecer no mapa se você criou o seu Google Meu Negócio.
A busca do Google é extremamente inteligente, ele sabe o tipo de produto e sua necessidade.
Isso é possível ver ao pesquisar por uma pizzaria ou hamburgueria, por exemplo. O mecanismo jamais lhe mostrará uma empresa de outro país ou de outro estado, simplesmente pelo fato dele saber a sua localização (geolocalização).
Para o Google não faz sentido lhe entregar o resultado de uma Pizzaria a 500 km de sua região, então ele evita entregar esse tipo de pesquisa. Isso faz com que ele priorize empresas em um determinado raio de alcance perto de você.
Agora faz todo o sentido ter o Google Meu Negócio, não é mesmo?
Avaliação e Dados da empresa
Esse tipo de pesquisa deixou o mercado bem mais aquecido e fomentado, agora é possível trabalhar de forma sólida e consistente as palavras-chave e o SEO de seu site.
Uma das informações mais importantes que o Google Meu Negócio disponibiliza, é possibilitar às pessoas de opinarem e compartilhar de suas experiências. Elas podem avaliar sua empresa, seus produtos e serviço com uma nota de 0 a 5 estrelas.
Essa “nota” aparece para todos, isso facilita muito na hora de contratar uma empresa.
Afinal, ler a experiência de outras pessoas é um fator importante para a decisão de avançar em uma negociação ou não.
Sem contar que suas informações de contato, ficam aparente na pesquisa do Google, telefone, e-mail, fotos e um CTA (botão de ação), para agilizar o contato.
Agora que você entendeu a importância do investimento no SEO Local, não fique de fora dessa estratégia e implemente já na sua empresa!
Texto criado por: Marketing Digital Gravataí