A importância das inovações nas estratégias de marketing para pequenas e grandes empresas

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Publicado: 19 de novembro de 2021 | Atualizado: 19 de novembro de 2021.

Os conceitos de inovação e marketing andam sempre juntos e se relacionam profundamente. Apesar disso, esses conceitos são bem distintos, pois o primeiro diz respeito à criação ou uso de algo novo e o segundo se refere a estratégias planejadas e executadas. 

A inovação é essencial para as estratégias de marketing bem sucedidas, pois somente dessa forma é possível alcançar o objetivo final, ou seja, vender o produto. Atualmente, tanto as grandes quanto as pequenas empresas têm investido muito nessa área, para garantir que ocupem o seu espaço no mercado. Sabemos que há muita concorrência e que é preciso que as empresas sigam sempre a buscar novas estratégias de marketing para se adaptar às tendências. 

Fazer as estratégias de marketing se tornarem bem sucedidas não é uma tarefa fácil! Não é suficiente somente escrever textos belos para promover uma marca e seguir a tendência atual, mas é necessário estar pronto para o que der e vier, correndo riscos, planejando cautelosamente, utilizando análises estatísticas dos dados para embasar ações com propriedade. O consumidor atual está cansado de ver o mesmo de sempre e sabe reconhecer quando uma marca copia ações de marketing da outra, fazendo com que dê a impressão de pouca criatividade e caia em descrédito.

Sendo assim, listei abaixo alguns pontos interessantes sobre a importância de inovar nas suas estratégias de marketing, visando alcançar o sucesso nas vendas da sua empresa, grande ou pequena. Vamos conferir!

  • Inovar é fundamental e não opcional

A inovação em uma empresa, deve ser uma cultura contínua de implementação de ações e ideias. Isso não significa criar dezenas de ideias novas a todo momento e sim fazer com que isso faça parte do cotidiano das pessoas envolvidas no processo de trabalho da empresa, de modo a se tornar natural e moldar todas as ações tomadas na área do marketing. 

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as empresas têm ferramentas excelentes que podem auxiliar a analisar dados sobre o desempenho das estratégias de marketing. Além disso, essas ferramentas também permitem conhecer características importantes do público-alvo como: 

  • Faixa-etária;
  • Renda média mensal;
  • Tipo de produtos geralmente consumidos;
  • Redes sociais mais utilizadas.

Um bom exemplo são os softwares de gerenciamento de clientes que são capazes de organizar dados e gerar relatórios estatísticos precisos. Dessa forma, é possível realizar o planejamento correto a fim de direcionar os recursos e esforços para estratégias de marketing verdadeiramente efetivas.

  • Investir em inovação no marketing é extremamente vantajoso

Investir em inovação é realmente algo que vale a pena! Por isso, conhecer novas estratégias de marketing é importante para saber onde investir com sucesso. 

O investimento financeiro em marketing pode ser realizado por empresas de qualquer porte, dentro da limitação de cada uma, e certamente é necessário. Pode ser usado na otimização de processos, apresentar produtos novos e divulgá-los rapidamente, permitir um contato especializado e diferenciado com os consumidores, monitorar as ações realizadas, e conhecer a satisfação do cliente.

Essas ações podem trazer benefícios para uma empresa, destacando-a da concorrência. Afinal, quem não gostaria de ter um atendimento ao cliente excelente, fidelizar clientes e estar sempre um passo à frente das empresas do mesmo segmento? Essa organização no processo de vendas, por meio das estratégias de marketing, são capazes de dar um boom no crescimento de uma empresa.

No mercado temos várias formas nas quais é possível investir, como o uso de anúncios pagos em redes sociais como o Facebook e Instagram. Para isso, é preciso deixar bem estabelecidos os objetivos a serem alcançados na campanha e compreender as especificidades de cada rede social, já que o público sempre é diferente em cada uma. Por isso, não é recomendado que sejam utilizadas estratégias genéricas.

  • A autonomia das equipes que trabalham nesse setor é o ponto-chave para o sucesso

As equipes que trabalham com o marketing e inovação são os pilares do sucesso das estratégias de marketing nas empresas, afinal, sem a mão-de-obra capacitada e bem treinada, é impossível alcançar os resultados desejados. 

A autonomia é um fator importante para essas equipes, pois assim é possível ter sempre novas ideias para testar e analisar quais os melhores resultados alcançados. É preciso fazer com que a equipe se sinta integrada em todo o processo criativo, podendo também opinar, e dessa forma, se sentirão uma parte importante de todo o processo e motivados a darem o seu melhor.

Porém, deve-se destacar que esse processo de trabalho deve ser guiado por um planejamento bem definido, com prazos e metas a serem cumpridos. Então, os trabalhadores terão liberdade para participar ativamente dos processos e decisões tomadas, mas ao mesmo tempo devem ter a responsabilidade para cumprir os objetivos estabelecidos nas estratégias de marketing. 

Portanto, independentemente do porte da sua empresa e do capital disponível para investir no marketing, a inovação é uma peça-chave que poderá guiar sua empresa para o sucesso nas vendas, pois é através dela que sua empresa se diferenciará no mercado e conquistará os clientes.

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Este artigo foi produzido pela equipe do AmoCRM