A importância da Comunicação Visual para o Marketing da sua Empresa
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 4 de agosto de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Você já deve ter ouvido falar da expressão que diz: Uma imagem vale mais que mil palavras? Pois bem, essa expressão consegue definir bem a importância da comunicação visual para o marketing de sua empresa.
O que é Comunicação Visual?
Comunicação visual é uma maneira de informar e comunicar através de elementos visuais, como fotografias, vídeos e apresentações. Todo elemento que nos atinge visualmente com o objetivo de transmitir uma informação ou contar uma história, é considerado uma comunicação visual.
A comunicação visual é essencial para quem recebe a mensagem intender de forma mais rápida e fácil. Muitas vezes, utilizar uma imagem para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que se você focar apenas na escrita de textos. Isso porque os textos precisam ser lidos e interpretados pelo consumidor antes mesmo de causar um impacto.
Sem contar, que nem sempre eles serão bem interpretados e poderão não passar a mensagem realizada.
Principais Tipos de Comunicação Visual
Existem diferentes tipos e formas de transmitir informação através da comunicação visual. Dependendo da informação a ser transmitida, o tipo de recurso visual usado na comunicação pode variar.
-
Infográficos
É um conjunto de imagens, cores, gráficos e até mesmo pequenos textos que fornece uma visão geral e resumida, de uma informação que geralmente.
Dentro do grupo dos infográficos, também há as tabelas e gráficos que assim como os infográficos podem apresentar a mesma mensagem.
Porém, a diferença é que o infográfico é algo mais dinâmico, podendo usar fotografias e desenhos. É uma ferramenta muito utilizada no meio empresarial.
-
Diagrama de Processo
Um diagrama de processo é um recurso muito utilizado em muitas empresas para representar uma série de etapas que são significativas para um negócio. Basicamente, um diagrama é o desenho de um grande processo utilizado para facilitar o entendimento de algo mais amplo.
Nesse tipo de comunicação visual são utilizadas coisas mais simples, como formas geométricas ligadas umas às outras e textos resumindo as etapas.
-
Mapas
O mapa é a apresentação visual de uma região, e serve como guia de como chegar a um certo destino. O mapa é um dos maiores exemplos de como a humanidade utiliza a comunicação visual para se guiar, informar e entender.
-
Fotografia
O objetivo da fotografia é registrar um fato ocorrido, ou transmitir uma mensagem que pode ser interpretada de várias maneiras, dependendo das experiências, cultura e visão de mundo de quem vê.
-
Vídeos
O vídeo ganhou força nos últimos tempos devido sua grande eficiência em transmitir uma mensagem de maneira dinâmica, rápida e com efeitos especiais que chamam a atenção do receptor.
A comunicação visual no marketing é ponto de muita atenção, pois através de símbolos e cores consegue-se passar inúmeras mensagens, e é preciso que o entendimento do cliente esteja alinhado com o verdadeiro posicionamento da marca, para que os resultados positivos aconteçam.
Para seu negócio ser bem sucedido, a comunicação visual é muito importante para o marketing da sua empresa, pois você não deve pensar em apenas realizar vendas, mas a chave para o sucesso é que seu produto fique na memória do cliente.
Importância da Comunicação Visual para o Marketing da sua Empresa
Cuidar da imagem do seu negócio garante resultados mais satisfatórios.
Fortalece sua Marca
O consumidor atual é bem exigente, ele procura por empresas que ofereçam soluções de qualidade para seus problemas. Sua empresa pode até entregar valor para o público, no entanto, ela só vai se destacar da concorrência se a sua identidade visual for forte o bastante para ser lembrada pelos consumidores.
A comunicação visual é muito importante para construir essa imagem de credibilidade e seriedade que a marca precisa ter.
Ajuda a empresa a ganhar espaço no mercado
A partir dos pontos apresentados, a sua empresa conquistará clientes fiéis e pode se tornar mais conhecida. Para que sua empresa consiga espaço no mercado, você precisará investir também em algumas maneiras de divulgar seus serviços.
Como Fazer a Comunicação Visual da sua Empresa?
Contrate uma equipe de marketing
Se você acha que comunicação visual de uma empresa consiste apenas naquele desenho que fica ao lado do nome da marca, você está muito equivocado, é a partir da comunicação visual que elementos estarão unidos para representar a sua empresa e os seus valores, criando a identificação do público com a marca.
Isso vai muito além de saber desenhar, é aconselhável que você procure por uma empresa de marketing com profissionais qualificados para trabalhar na comunicação visual da sua empresa.
Eles saberão como construir uma imagem coerente e harmônica, utilizando as cores e formas corretas para o seu público alvo.
Crie um Logotipo
A base da identidade visual de uma marca é o seu logotipo. Ele precisa ter características que o torne exclusivo. O logotipo deve contar com itens que transmitem simplicidade e clareza. Portanto, cuidado para não exagerar e poluir o visual da marca.
Use elementos visuais que façam referência à sua empresa
Faça escolhas inovadoras, mas que possam ser reconhecidas pelos seus consumidores. Nada de apostar em símbolos que estejam longe de seu campo de conhecimento, isso pode ter efeito contrário e afastá-los.
É necessário lembrar que você não deve de forma alguma copiar outras marcas, você pode até buscar referências para se inspirar, mas crie algo inédito para sua empresa. É importante usar na comunicação visual elementos que façam referência ao seu negócio, aos produtos e serviços que ele oferece.
A comunicação visual para o marketing de sua empresa é algo importantíssimo para o crescimento e reconhecimento da sua marca.
Mantenha-se atualizado
Sempre que sua empresa quiser passar uma mensagem ao público, como um aviso, uma promoção ou um lançamento de um produto, a comunicação visual deve ser utilizada.
Lembre-se de se manter atualizado e apresentar novidades ao longo do tempo, mas sempre trazendo símbolos que identifiquem a sua marca.
Quando uma empresa investe em comunicação visual, ela passa a ter acesso a vários elementos que vão caracterizar a marca e consolidá-la como única no mercado, por exemplo, a Lacoste, você precisa de algum texto informativo para saber o que o desenho do crocodilo quer dizer? Ou esse símbolo já te faz automaticamente lembrar da marca e dos produtos que ela comercializa?
Um dos grandes diferenciais que marcas renomadas conseguiram oferecer aos consumidores, está justamente quando eles perceberam a importância da comunicação visual para o marketing de sua empresa.