Pagamentos via WhatsApp: uma revolução no Mercado Digital?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 14 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O pagamento via WhatsApp ainda é recente no mercado de pagamentos, mas já conquistou bastante gente. O novo formato de transações une duas coisas que o brasileiro ama: praticidade e dinheiro, e, claro, não se pode negar o quão revolucionário isso acaba sendo para o mercado financeiro. 

Quando pensamos em pagamentos, especificamente em transferências, acabamos esbarrando nas seguintes possibilidades: TED, DOC (ambos com tarifas a depender do banco) e Pix (sem tarifas para pessoas físicas), todos esse modelos não excluem o passo a passo de entrada no aplicativo do banco para seguir a transferência. 

O pagamento via WhatsApp acaba sendo muito mais fácil, uma vez que traz a exata praticidade que o público do Brasil gosta – se já está no WhatsApp, por que não fazer uma transferência necessária? 

O modelo ainda pode sofrer bastante alterações, uma vez que é novidade tanto para os criadores, quanto para os utilizadores. 

Então, não é de se espantar se o modelo chegar a ganhar  novas versões ou restrições, assim como o Pix, que acabou ganhando taxação quando as transferências são feitas por pessoas jurídicas. 

O que é o Mercado Digital e por que tantas novidades surgem nele? 

O Mercado Digital parte do ponto que mais cresce no mundo: a tecnologia. Todo mundo está inserido, ainda que de forma mais reduzida, às novidades e revoluções nesse meio. 

Para entender esse processo, precisamos compreender quais são as áreas que estão presentes nesse mercado. 

1- Economia Compartilhada – Marcada pelo compartilhamento de bens de serviço; 

2- Ecommerce – Mercado de vendas digitais; 

3- Marketing Digital – Modo de divulgação de produtos e serviços online; 

4 – Desenvolvimento e programação – Desenvolvimento de softwares; 

5- Segurança da informação – Meio de segurança no mundo digital. 

Outras áreas estão crescendo muito nesse meio. Novidades vão surgir cada vez mais com o passar do tempo, quando se pensa em tecnologia raramente entendemos um fim, isso porque os investimentos só aumentam. 

Podemos chamar esse novo modelo de revolucionário? 

Os bancos surgiram há muitos anos e a necessidade fez com que eles precisassem se adequar aos novos consumidores. Quando somente os tradicionais – na época revolucionários – existiam, era importante ir às agências para transferências, pagamento de boletos e todas as possibilidades que eram ofertadas. 

Por isso, é possível ver que esses bancos estão presentes em muitos lugares pelo país inteiro, diferente dos Digitais que se comprometem em estar somente nos aplicativos e nas redes. 

O modelo do WhatsApp foi criado para conversas e trocas entre seus usuários, o aplicativo ficou tão famoso que em 2014 foi vendido para o Facebook por cerca de 90 bilhões de reais. 

Vale lembrar que antes não havia muitas funções diferentes de chats para conversa. Hoje, o app comporta status em vídeo, grupos com mais de 150 pessoas, modelo business para pequenos e grandes comerciantes e muitas configurações adquiridas com o tempo. 

Unir os dois mundos – Bancos e WhatsApp – pode sim ser considerado revolucionário se pensarmos nos modelos que já existiam no mercado, mas toda revolução precisa ser um pouco mais robusta para ser vista dessa forma. 

Os Bancos Digitais sim foram uma revolução, afinal trouxeram um novo modelo para algo que já existia há séculos, esse novo modo apresentou riscos, quebra de paradigmas e muito investimento. 

A entrada do WhatsApp nesse jogo foi mais uma das necessidades que o mercado apresentou. 

Não sabemos ainda a proporção que esse novo formato de transferência irá fazer na vida do consumidor basileiro, por isso é possível que ainda seja cedo para definir a importância dessa mudança. 

O que podemos dizer é que algo mudou, se foi para melhor ou pior, ainda não há maturação suficiente. 

O que muda no Mercado Digital com esse novo modelo?

É inegável que dois formatos de pagamentos atuais mudaram completamente o que vivemos. O Pix e o pagamento via WhatsApp foram fundamentais para a vida de pequenos empreendedores, por exemplo, que anteriormente acabavam precisando de maquininhas de cartão para conseguirem diversificar seus meios de pagamento. 

Com o Pix com tarifa zero e a rapidez do pagamento via WhatsApp, esse empreendedor conseguiu lucrar ainda mais com seu negócio. 

Se pudermos comentar sobre uma revolução no Mercado Digital, será está. A facilidade e a democratização que esses novos formatos proporcionam, certamente é um diferencial no mundo que vivemos hoje.  

Os novos modelos de E Commerce podem ganhar facilidade notória e expansão de suas atividades, afinal agora muita gente consegue fazer o que antes era uma dificuldade: emitir pagamentos. 

Além da democratização, o que muda do ponto de vista econômico acaba sendo a quantidade de transações que são feitas diariamente, afinal o WhatsApp aumenta ainda mais essa rapidez. 

No contexto geral conseguimos perceber uma tendência dos brasileiros na escolha dessas novas tecnologias, isso permite que esteja sempre em evolução, como já dito aqui. 

Claro, não tem como negar que precisamos pensar em mais de um formato de pagamento para um negócio, usar o WhatsApp pode sim ser um risco. 

O app não segue uma linha de funcionalidade plena e pode sim cair. Optar por mais de um meio pode salvar seu serviço e evitar perdas de vendas. 

É importante pensar no Mercado Digital como algo em processo contínuo, então muitos fatores precisam ser trabalhados diariamente.