7 dicas de SEO para otimizar o tráfego do seu site

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Publicado: 28 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O mercado é um espectro em constante mudança. Ao longo da história da humanidade é notável as grandes mudanças em serviços, produtos e marketing de acordo com a necessidade da população.

Na era da internet isso não foi diferente e o marketing digital chegou com força total no mercado de produtos e serviços. E por falar em marketing digital, assegurar o espaço orgânico no topo de pesquisas do Google é o ápice da satisfação de qualquer empresa.

Pesquisas informam que mais de 62,5% dos usuários de internet, focam apenas nos 3 primeiros links fornecidos pelo Google. Vale salientar que mais de 70% sequer vai para a segunda página.

O SEO (Search Engine Optimization, em inglês) ou otimização para motores/mecanismos de busca/pesquisa, é uma ferramenta usada com frequência entre os desenvolvedores de marketing digital, no intuito de se apropriar desses tão cobiçados três lugares.

1 – Mídias sociais.

Nos primórdios da internet, as mídias sociais eram apenas ferramentas para o encontro de pessoas com pensamentos e finalidades semelhantes pudessem se identificar com maior celeridade e independentemente da geografia.

As mídias sociais, é atualmente uma das maiores ferramentas SEO que existe, seja Facebook, Twitter ou até o Instagram. Um produto/serviço “viralizado” e divulgado por grandes e pequenas personalidades são bombardeados no sistema de busca.

Plataformas como Google+ e youtube.com , apesar de não se encaixarem como a “mídia social padrão” são ferramentas fortíssimas para ranquear o seu site e potencializando o seu SEO.

2 – Links

Como visto no tópico anterior, já deixei incluso 2 links como forma de interligar esse texto com esses grandes sites. Nesse caso isso está potencializando os sites citados, mas como?

Uma das maiores formas do Google dar credibilidade ao seu site e “hypar” ele é a linkagem da página.

Quando um site “linka” o seu site, o Google trata isso como uma menção e indicação daquele site. Agora imagine que o Google percebendo que seu site está sendo citado em 10, 20, 30 ou mais sites diferentes…

3 – Ranqueamento por buscas naturais.

O uso de palavras chaves dentro de textos e posts facilita bastante o direcionamento na ferramenta de busca e isso ajuda a ter seu site mais favoritado dentro do motor do Google e de outras ferramentas de busca.

4 – Definições de palavras–chave

Após ter decidido o foco da ferramenta de pesquisa, você deve listar com no mínimo 5 palavras-chave que estejam relacionadas com o assunto, para que sua busca seja direcionada para o seu público alvo e seja mais fácil de ser encontrado quando se pesquisa com essas palavras-chave.

Exemplo: eu tenho um site de delivery de bebidas alcoólicas. A palavra-chave da busca natural vai ser o nome da minha empresa e as palavras-chave assessoras vai ser “cerveja”, “gelada”, “delivery”, “rápida” e “diversão”.

Quando alguém for buscar no Google “ delivery de bebidas geladas com velocidade”, haverá grandes chances do meu site estar entre os 3 primeiros na listagem.

5 – Otimização da página

Seu site precisa de conteúdo e de novidades. Textos, imagens, vídeos, links, etc… Afinal, sem a manutenção e a aplicação de novidades, o SEO não acontece.

A otimização das páginas internas também é bastante importante. Você tem que fazer o dever de casa. Deixar a casa arrumada, então sempre tenha atenção às tags corretas, legibilidade dos textos e etc.

6 – URL’s

O uso de URL’s positivas, como os mestres do marketing digital e SEO citam, são aquelas que condizem com a página e com o título do seu conteúdo. Vale uma atenção extra para a criação de URL’s automáticas, sem o foco principal que podem acabar por fragilizar o seu rank.

7 – Seu site é agradável?

Carregamento de página, facilidade em utilizar, contraste, design e layout são parcelas da percepção do usuário ao navegar pelo seu portal.
O Google gosta de ranquear sites onde os usuários costumam navegar por mais tempo, clicar em propagandas, links ou mesmo abrir outros textos e vídeos.

Agora é só aproveitar essas fortes dicas para elevar o seu Site e seu conteúdo aos tão sonhados três primeiros lugares de pesquisa.
Conclusão

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com uma empresa de criação de sites com SEO para o melhor posicionamento do seu site nas buscas orgânicas.