Loja virtual: 5 vantagens de vender online para a sua empresa

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Publicado: 15 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Ter uma loja virtual pode alavancar e muito os seus negócios. Saiba como!

Com as mudanças constantes que o mercado tem enfrentado nos últimos meses, os empreendedores precisam utilizar toda a sua versatilidade para continuar gerando receita para o seu negócio. 

Vender online nunca esteve tão em alta e é uma ótima solução para comercializar diferentes tipos de produtos e, até mesmo, serviços. Sejam roupas, calçados, utensílios para a casa, produtos de higiene e beleza e muito mais, as lojas virtuais são uma excelente solução para alavancar as vendas.

Para começar, você sabe a diferença entre e-commerce e loja virtual? Podemos dizer que a operação e-commerce envolve a criação do negócio voltado para a venda pela internet. Ou seja, tudo o que envolve a estratégia de abertura da sua empresa para faturar online. 

Já a loja virtual é o canal onde o consumidor fará a aquisição dos seus produtos ou serviços, elaborada a partir de uma plataforma que permite o cadastro de seus produtos com preço, imagens, descrição e com possibilidade de fechar pedidos e fazer o pagamento online.

Conhecer bem as ferramentas que você vai utilizar é essencial para ter sucesso no ambiente virtual, além de entender bem o seu mercado, as necessidades e o perfil do seu público-alvo. 

Também é fundamental conhecer o seu mercado, estudar a concorrência, analisar o que está sendo feito atualmente e como você pode destacar os diferenciais da sua loja, sempre pensando na segurança das informações dos seus clientes e das transações realizadas.  

Para quem ainda está na dúvida se deve ou não entrar para o mercado de vendas online, preparamos uma lista com 5 vantagens de ter uma loja virtual para ajudar você a tomar essa decisão:

1. Alcance mais pessoas com sua loja virtual

Uma das maiores vantagens de vender pela internet é que você pode aumentar muito o seu público. 

O alcance da web pode te levar a clientes que normalmente não iriam até a sua loja física, seja pela questão geográfica, seja pelos hábitos de consumo. Já que muitas pessoas adquiriram o hábito de fazer compras sem sair de casa e a tendência é que essa parcela de pessoas aumente ainda mais, ter uma loja virtual permite que os clientes não deixem de chegar até você.

Para isso, repense a estratégia de logística da sua empresa, as políticas de envio e frete e também de entrega reversa, caso seja necessário efetuar alguma troca ou devolução. Com um plano bem estruturado, a sua marca pode chegar a lugares que você nem imagina. 

Sem contar nos clientes da sua cidade que podem passar a te conhecer ou vão aproveitar a facilidade de fazer compras sem o deslocamento até a loja física.

2. Venda 24 horas por dia, 7 dias por semana

Quer vender a qualquer hora do dia ou da noite? As lojas virtuais são o lugar certo. Com um negócio online a sua loja está sempre aberta e você pode fechar inúmeras vendas sem precisar estar presente todo o tempo. O que significa mais vendas.

Alguns produtos ou serviços necessitam de aprovação de orçamentos ou confirmações antes da compra. Para esses casos, deixe bem claro em seu site qual o seu horário de SAC para atender as dúvidas do público. 

Lembre-se: você não precisa estar online todo o tempo para fechar as vendas, mas sua equipe deve estar preparada para responder prontamente às questões dentro do seu horário comercial.

3. Mais facilidade para controlar estoque 

Quando vende online, você pode estabelecer métricas sobre as vendas anteriores e ainda, dependendo dos produtos comercializados, consegue produzir sob demanda, reduzindo os custos com local para estocar as mercadorias. E, para grandes negócios com altas demandas, a venda online facilita o controle das entradas e saídas praticamente em tempo real. 

Busque informações sobre sistemas para gerenciamento de estoque para alinhar as necessidades de prazos de produção com as entregas para que o processo seja ágil e efetivo. Não se esqueça da importância de ter uma boa plataforma para te auxiliar na agilidade dos processos.

4. Economize na estrutura física

Para quem ainda está na dúvida se abre um negócio físico ou virtual, aqui vai mais uma vantagem que pode te garantir mais economia e segurança nos primeiros passos: comece pelo online. Assim você pode direcionar o seu investimento inicial em outras demandas e planejar o seu crescimento de forma controlada. 

Vendendo pela internet você pode começar com uma equipe mais enxuta e sem gastar com taxas e reformas de uma estrutura física. Assim, você terá mais tempo para planejar os próximos passos e economizar com aluguel, funcionários, energia e manutenção, diminuindo os seus custos operacionais e aumentando a sua margem de lucratividade.

5. Diversifique suas fontes de receita

Se você já possui uma loja física, criar uma loja virtual vai te trazer todas as vantagens anteriores com o acréscimo de trazer uma fonte de receita nova para o seu negócio. Os comércios virtuais são uma excelente maneira para você ampliar sua receita, fazendo com que a internet seja uma extensão da sua marca no mundo físico.

Dessa forma, você não vai depender apenas das vendas de um dos meios, agregando clientes de diferentes maneiras e isso é ótimo para a saúde financeira da sua empresa. 

Estar preparado para as constantes mudanças no mercado é fator fundamental para definir o sucesso de uma empresa. O comércio eletrônico é uma ferramenta de vendas que pode incrementar muito as suas vendas com muita praticidade e alcance. 

Ao embarcar nessa nova fase, é muito importante estar atento na hora de escolher as plataformas para criar a sua loja, além de contar com uma equipe de apoio para divulgar a novidade em todos os canais digitais para atrair mais clientes. 

Para ter uma presença digital não basta apenas criar um site, é preciso mantê-lo atualizado e funcional, adaptável para acesso em dispositivos móveis e otimizado para aparecer em destaque nos sites de busca, lembrando sempre de ser relevante e construir um bom relacionamento com os seus clientes.

Então, precisa de mais vantagens para entrar com tudo nas vendas online?