5 formas de impulsionar suas vendas do e-commerce

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Publicado: 4 de março de 2022 | Atualizado: 4 de março de 2022.

O e-commerce, ou loja virtual, é um espaço para a venda de produtos para os mais diversos fins: roupas, materiais de construção, artigos de decoração, perfumaria… uma infinidade de coisas.

E esse modelo de negócio é um dos legados deixados pela pandemia, afinal, a aceleração digital que estava prevista para acontecer nos próximos 25 anos, teve um boom desde 2019/2020.

Uma pesquisa feita em 2021 pela Mastercard mostra que o setor cresceu 75% em meio à pandemia. E tem muita gente querendo aproveitar essa fatia! Por isso, separamos 5 dicas para ajudar você a impulsionar as vendas do e-commerce. 

1. Presença digital (redes sociais e anúncios)

Pode parecer muito óbvio falar sobre a importância de ter presença digital, ou seja, além do seu site, demandar tempo e esforços para manter uma página ativa nas redes sociais e investir em anúncios. 

Afinal, quando se tem um negócio físico, a própria faixada da loja convida os clientes a entrarem, mas quando se tem um e-commerce, é preciso ser visto nas redes.

Por isso, tenha uma página no Instagram ou Facebook e poste com frequência, com o uso de uma pauta de publicações, que vai te ajudar a visualizar um calendário completo de posts e estar sempre ativo nas redes.

Já os anúncios são extremamente importantes para conversar diretamente com o seu público-alvo por meio de segmentações. Assim, você investe com certeza de que terá retorno.

Para a criação dos anúncios, é possível usar diversas redes: Facebook/Instagram, Google ADS, LinkedIn, TikTok ou Pinterest. 

E aqui valem duas dicas: primeiramente, entenda em quais redes seu público está e em qual delas vale a pena investir em mídia paga e, segundamente, faça testes para comprovar o resultado. 

Remarketing 

E já que estamos falando em anúncio, outra estratégia que você pode usar é o remarketing. Basicamente, é definir, através das plataformas de anúncios, uma segmentação específica para as pessoas que acessaram o seu site em 30, 60 ou 90 dias, mas não finalizaram uma compra.

2. Descrições otimizadas e de fácil entendimento e fotos que mostrem o produto 

Que é importante ter presença nas redes nós já estabelecemos! Mas, outra coisa muito necessária também é a forma como você apresenta os seus produtos no site. Desde a descrição do produto até as imagens dele. 

Siga algumas dicas para fazer uma descrição bacana, organizada e que seja fácil de entender:

  • Explique o que é o seu produto;
  • Quais os benefícios dele;
  • Modos de usar;
  • Recomendações de segurança; 
  • Perguntas frequentes. 

Já para as fotos, recomendamos que use fotos com fundo infinito (aquelas que possuem um fundo branco ou colorido, valorizando o produto) ou cenários ambientados. Por exemplo, se você vende eletros para a cozinha, que tal mostrar um produto sendo usado?  

Assim, o possível comprador consegue identificar melhor as funções do produto, se imaginar usando e até em qual ambiente da casa ele vai ficar! 

3. Desenvolva parcerias com marketplaces 

Em tradução, marketplace significa “mercado”. Ou seja, é um espaço, online, onde compradores e vendedores podem fazer negócios.

Por exemplo, o Facebook possui um marketplace onde os usuários da rede podem vender produtos que não possuem estoque, como uma geladeira ou frigobar, mas também permite que empresas façam vendas.

Alguns outros marketplaces muito conhecidos e que podem ajudar você a impulsionar as vendas do e-commerce são: Amazon, Magazine Luiza, B2W, Casas Bahia. 

Assim, sua empresa conquista uma maior visibilidade e consegue desenvolver mais vendas, enquanto o seu e-commerce ainda está em desenvolvimento e conquistando território. 

Mas, é claro, cada parceiro vai cobrar taxas diferentes e ter condições de uso únicas. Por isso, antes de escolher, pesquise bem sobre cada um, confira quais são as taxas e quais fazem mais sentido para o seu modelo de negócio. 

4. Atenção à logística 

Quando falamos em e-commerce, a logística é essencial. Afinal, após um pagamento ser confirmado, o produto não pode ficar parado no seu estoque para sempre.

Por isso, busque formas de entregar os pedidos o mais rápido possível e sem constatações. Esse fato é muito importante para a experiência do usuário e ajuda a sua empresa a ter comentários positivos dos clientes. 

5. Diversas formas de pagamento 

Não limite as formas de pagamento! Afinal, um impedidor para o fechamento de uma compra pode ser justamente as formas de pagamento limitadas. 

Já imaginou você querer fazer uma compra de valor alto no cartão de crédito, mas a empresa não possuir essa opção? É bem provável que você irá buscar outra loja para isso.

Seus clientes podem fazer o mesmo! Por isso, use todas as formas de pagamento possíveis, como boleto, pix, cartão de crédito.

Ah, e por falar em pagamento, mostre que as compras feitas no seu e-commerce são seguras, através dos selos de segurança. Sugerimos que faça uma pesquisa sobre eles e veja quais fazem sentido para o seu site. 

Agora é só colocar as dicas em prática!

Impulsionar as vendas de um e-commerce que está começando é muito importante, para garantir o aumento do faturamento e que a loja seja cada vez mais conhecida.

No entanto, é importante entender que esse é um trabalho de formiguinha, ou seja, leva tempo para trazer os resultados esperados! Por isso, coloque nossas dicas em prática e não desista, sempre existem pessoas interessadas no que você tem para vender.