5 ferramentas do Google Workspace para o marketing digital

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Publicado: 8 de outubro de 2021 | Atualizado: 22 de outubro de 2021.

Os times de marketing são geralmente compostos por profissionais com diferentes habilidades, por isso, é necessário encontrar um meio de integrá-los, para que o trabalho possa ser realizado da melhor forma possível. Seguramente, as melhores soluções são as ferramentas do Google Workspace — que antigamente era conhecido como G Suite.

Este artigo traz detalhes sobre as soluções disponibilizadas pelo gigante Google. Lendo o texto, você entenderá o que é essa plataforma, como ela pode contribuir para o desenvolvimento do trabalho de um time de marketing e quais são suas principais aplicações. Acompanhe!

O que é o Google Workspace?

Quando equipes de trabalho de uma mesma empresa precisam efetuar uma atividade colaborativamente, nenhuma ferramenta é tão útil quanto o Google Workspace. Trata-se de uma plataforma de aplicativos do Google com foco no aumento de produtividade de times locais.

Por meio de um pacote de aplicativos, as demandas podem ser realizadas individualmente ou em modo multitarefa.

Nem sempre foi essa a denominação para a solução fornecida pelo Google. Até o ano de 2020, o conjunto de recursos era conhecido como G Suite. Com a transformação para a nomenclatura Google Workspace, também aconteceram outras mudanças, como a inclusão de mais aplicativos voltados para a alta produtividade em ambiente colaborativo, além de mais foco no trabalho remoto.

Como o Google Workspace pode melhorar a produtividade do marketing digital de uma empresa?

Equipes voltadas para o trabalho em marketing digital precisam coordenar a criação de campanhas promocionais frequentemente — faz parte da natureza do serviço. Nessas situações, a falta de coordenação pode tornar o trabalho lento e, eventualmente, com necessidade de retrabalhos.

O Google Workspace elimina a possibilidade desse tipo de intercorrência e torna a produtividade muito mais alta ao integrar todos os membros de uma equipe.

Por meio de um ambiente colaborativo e compartilhado, todas as etapas de um projeto podem ser vistas pelos envolvidos. Além disso, é possível usar os aplicativos da plataforma para fazer reuniões virtuais, compartilhar dados e otimizar a comunicação.

Quais são as 5 principais ferramentas do Google Workspace disponíveis para as organizações?

O pacote de aplicativos constante no Google Workspace oferece inúmeras alternativas. O ponto principal de todas elas é trabalhar em nuvem, o que significa que qualquer atividade pode ser compartilhada por todos.

Acompanhe, a seguir, as principais soluções que podem ser encontradas na plataforma.

1. Gmail

O e-mail presente no Google Workspace não é igual ao e-mail comum do Google. Na versão voltada a empresas, é possível personalizar a extensão do domínio com o nome da organização, o que agrega muito mais profissionalismo à comunicação da companhia.

Além disso, é possível fazer videochamadas ou chamadas de voz a partir do próprio e-mail, o que confere uma integração muito grande para um time de trabalho. Da mesma forma, os arquivos em caixas de entrada ou enviados podem ser compartilhados prontamente com quaisquer membros da equipe.

2. Google Meet

Quando o assunto é reunir todas as pessoas de um mesmo time de trabalho, nada supera o aplicativo Google Meet presente no Workspace. Com ele, é possível fazer reuniões pelo meio virtual, o que traz grande vantagem colaborativa a equipes que trabalham a distância. Essa vantagem é especialmente útil para empresas que mantêm colaboradores em regime de trabalho remoto.

Um ponto muito relevante no Google Meet é o uso da mesma infraestrutura dispensada às aplicações do Google. Isso traz mais segurança para as transmissões, pois todas as reuniões virtuais têm seus dados criptografados, impedindo acessos não autorizados às informações que são compartilhadas.

3. Google Drive

O Google Drive é o aplicativo de armazenamento de arquivos do Google Workspace. Trata-se de uma aplicação em nuvem com um espaço dedicado exclusivamente à guarda dos documentos empresariais. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de compartilhamento, permitindo uma fácil integração das informações a todos os membros do time.

Além disso, o acesso pode ser feito de qualquer dispositivo, permitindo que equipes remotas possam desenvolver seus trabalhos com muita facilidade. O Google Drive também conta com uma inteligência artificial aprimorada, capaz de reconhecer, automaticamente, um colaborador ou evento importante, otimizando a exibição dos arquivos armazenados.

4. Google Agenda

Quando o assunto é o aumento de produtividade de equipes de trabalho, poucas coisas são mais importantes do que o planejamento e a organização. Nesse sentido, usuários do Google Workspace podem contar com uma ferramenta altamente eficiente: o Google Agenda.

Com ela, é possível não só organizar a rotina, mas também colocar todos a par do que acontecerá. Isso é conseguido por meio do compartilhamento dos dados com as outras aplicações da plataforma. Assim, é possível programar rapidamente uma reunião ao verificar a disponibilidade de cada colaborador presente no time.

5. Google Sheets

O Google Sheets é o aplicativo do Workspace para quem trabalha usando planilhas — ferramenta tão útil e necessária para o bom desenvolvimento do trabalho em uma organização. Um dos grandes diferenciais dessa solução é que os arquivos podem ser compartilhados e editados em tempo real por todos os colaboradores de uma equipe.

Além disso, o Google Sheets é compatível com qualquer formato de dados para os casos em que já exista um arquivo com informações pré-imputadas — é o caso de planilhas já feitas usando o programa da Microsoft, MS Excel. Não há nenhum problema ao realizar a importação de dados, e ainda é possível contar com toda a segurança da infraestrutura Google para os arquivos armazenados.

As ferramentas do Google Workspace conseguem proporcionar alta produtividade a um time de marketing. Por meio da integração conseguida pelo trabalho em nuvem, é possível armazenar arquivos, organizar eventos e planejar reuniões com base na disponibilidade da agenda de todos os envolvidos.

Artigo produzido pela Santo Digital