5 fatores que impulsionaram o crescimento do EAD no Brasil

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de julho de 2021 | Atualizado: 27 de julho de 2021.

Com o avanço da tecnologia, hoje, cada vez mais pessoas conseguem ter acesso à internet e, com isso, estudar a distância. O EAD segue como uma poderosa ferramenta para alcançar estudantes de diferentes regiões do Brasil e, assim, fazer com que o acesso à educação seja cada vez mais presente nos lares brasileiros.

É, também, uma ótima opção para quem busca flexibilidade e comodidade ao adquirir conhecimento.

Pesquisas mostram, inclusive, que o ensino a distância vem crescendo em popularidade, sendo uma opção que alinha os avanços tecnológicos com os meios de aprendizagens virtuais.

No caso do ensino superior, de 2009 a 2019, houve um crescimento de quase 379%. Com isso, o número de alunos passou de pouco mais de 332 mil para mais de 1,5 milhão, segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep.

Indo além, a busca por pós-graduação EAD, de acordo com o Google Trends, também se tornou mais popular nos últimos anos. De 2017 a 2020, os cursos de diversas áreas se popularizaram nas buscas, como Saúde, Gestão e Educação, com destaque para Enfermagem, Gestão de Pessoas e Pedagogia, segundo pesquisa da consultoria Expertise Educação.

A especialização, por sua vez, é o caminho para fortalecer o currículo, desenvolver soft skills e ganhar destaque no mercado de trabalho.

Por outro lado, estudar on-line requer comprometimento dos estudantes. Nesse processo, é importante saber gerenciar bem o tempo e conciliar os estudos com as outras atividades do dia.

Seja na conquista de um diploma de bacharel ou na busca por um certificado de especialização, é necessário que as pessoas tenham, entre suas características, organização, autonomia e responsabilidade. Com essas habilidades, o processo de aprendizagem será cumprido com sucesso.

O que impulsionou o crescimento do EAD no Brasil?

Diversos fatores contribuem para o aumento na procura de cursos EAD no País. Entre as principais virtudes do ensino a distância estão a flexibilidade de horário, o fator de estudar onde quiser, acesso rápido às aulas e muito mais. Agora, conheça melhor esses pontos:

1 – Continuar os estudos

Os últimos acontecimentos fizeram com que grande parte da população mundial precisasse ficar mais tempo em casa, em isolamento social. No Brasil, não foi diferente.

Com isso, a possibilidade de estudar a distância é ideal para continuar a adquirir conhecimento com mais segurança, conforto e praticidade e sem precisar se locomover até espaços físicos.

Além disso, o mercado de trabalho segue competitivo, o que torna ainda mais importante investir na vida profissional e se destacar em processos seletivos.

2 – Mais flexibilidade à rotina

No dia a dia, muitos são os compromissos que as pessoas precisam cumprir. Com o EAD, fica mais fácil conciliar as demandas diárias e ter mais tempo para se dedicar aos estudos. Isso porque você terá mais flexibilidade em sua rotina e poderá estudar de onde estiver e nos horários que desejar.

É importante ter um cronograma para manter o ritmo, mas, nesse caso, não será necessário se deslocar até uma instituição de ensino, por exemplo.

3 – Parcelas mais acessíveis e atrativas

Ao contrário do ensino presencial, as parcelas para estudar on-line conseguem ser mais acessíveis, ou seja, é um ótimo custo-benefício aos estudantes.

A qualidade de ensino é a mesma em ambas as modalidades, para que você possa adquirir conhecimento com excelência e tenha aulas alinhadas às necessidades do mercado.

Na pós-graduação Pitágoras, por exemplo, você encontra descontos exclusivos nos cursos de pós-graduação e MBA EAD.

4 – Especialização em pouco tempo

Quem busca se recolocar no mercado de trabalho ou mudar de emprego deve apostar em uma pós-graduação. No formato EAD, há diversos cursos certificados pelo MEC que podem ser concluídos em menos de um ano para que você possa se tornar especialista com rapidez.

Algumas instituições, inclusive, oferecem a possibilidade de certificação em 6 meses. Com isso, em um semestre, já dá para traçar novos rumos na carreira e melhorar suas habilidades interpessoais.

5 – Estudar de qualquer lugar do Brasil

O EAD permite que pessoas de diferentes regiões do Brasil estejam matriculadas em um mesmo curso. Isso permite que você conheça pessoas de outras cidades e estados e amplie sua rede de contatos e tenha acesso a outras culturas.

Fazer networking é superimportante e ajuda a compartilhar experiências com outros profissionais e mapear oportunidades de trabalho. Inclusive, indicações de profissionais qualificados e preparados para assumir desafios contam pontos para as empresas.

Esses são alguns fatores que fizeram o ensino a distância crescer tanto por aqui. E quando ainda falamos de pós-graduação é interessante citar que, segundo uma pesquisa feita pela Catho, profissionais com especialização no currículo ganham cerca de 50% a mais dos que possuem apenas a graduação.

Então, motivos não faltam para você começar a investir hoje mesmo na sua carreira, não é mesmo?