5 dicas para produzir conteúdo na internet

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Publicado: 9 de novembro de 2021 | Atualizado: 9 de novembro de 2021.

É muito importante que as empresas estejam presentes e se destaquem no ambiente digital. Está buscando dicas para a produção de um conteúdo relevante para o seu público? Então, confira nossas as dicas para produzir conteúdo na internet e inspire-se!

DEFINA SUA PERSONA

A primeira das nossas dicas para produzir conteúdo na internet é fundamental, e deve ser seguida antes mesmo de escrever uma palavra para o blog ou pegar a câmera para gravar um vídeo. Para produzir um conteúdo assertivo é essencial pensar no perfil do seu consumidor. Ele é mais conservador ou mais moderno? Ele é mais especializado ou gosta de orientações rápidas? Quais os seus gostos? Quais as suas dores?

Quando você identificar o seu público, poderá saber qual problema ele enfrenta. E é nesse ponto que seu conteúdo (e produto) oferecerá a solução que ele procura.

Por exemplo, se a sua empresa atua por meio do varejo, uma ideia é compartilhar dicas de merchandising. Isso ajuda o seu público a aumentar as vendas na loja física e consequentemente, aumentar o giro do seu produto.

PENSE COMO SEU PÚBLICO PENSARIA

A partir da definição da sua persona, comece a pensar como o seu cliente pensaria. Ou seja, pense na frase que o público digita no Google, nas dificuldades que ele enfrenta e nas dúvidas que ele pode ter sobre seu produto ou negócio. Produza o seu conteúdo respondendo a esses questionamentos e faça um bom SEO para que, quando o seu cliente buscar, encontre a sua resposta.

PERIODICIDADE

Seja constante na sua produção de conteúdo. Se não puder postar diariamente, tente uma vez por semana, por exemplo. Mas é importante ter uma rotina de posts para estar sempre ativo e aumentar as chances de estar presente na memória do seu público.

CONTE COM PARCEIROS PARA CONTEÚDOS ESPECIALIZADOS

Se o seu nicho possui um púbico especializado – como técnicos, cientistas ou entusiastas – é interessante que você firme parcerias com autoridades do setor. Esses parceiros podem compartilhar seu conhecimento produzindo um conteúdo mais robusto, que pode gerar mais divulgação para o trabalho tanto do parceiro quanto da sua empresa.

Por exemplo, uma empresa especializada em Equipamentos de Proteção Individual tende a possuir um público que busque por conteúdos técnicos. Uma oportunidade de oferecer um conteúdo técnico de qualidade é a parceria com profissionais especialistas na área de atuação da sua empresa, seja ela qual for. 

DIVULGUE SEU CONTEÚDO

É fundamental estabelecer uma boa estratégia de divulgação para o seu conteúdo. Dessa forma o seu produto ou serviço poderá ser conhecido pelo seu público de forma mais fácil.

Uma dica é estar presente nas redes sociais e compartilhar o conteúdo nesses meios, assim como estimular o compartilhamento por parte do seu público. Podcasts, vídeos no YouTube, conteúdos no blog e abastecimento nas redes sociais são bons exemplos de como divulgar os materiais que a sua empresa produz.

Dessas forma, as plataformas se complementam, tornando seu conteúdo mais interessante, o que instiga seu público a acompanha-lo nas diversas redes.

Essas são algumas dicas para produzir conteúdo para internet para começar no marketing de conteúdo, existem ainda diversas outras boas práticas para se destacar no meio digital. Com o tempo a produção mais fácil e instintiva, mas além da prática é interessante buscar cursos ou o auxílio de empresas especializadas em Marketing Digital.

Artigo produzido pela equipe Marluvas