5 dicas para atrair mais visitantes ao seu portal

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Publicado: 8 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

No marketing digital cada clique tem valor, mesmo um daqueles despretensiosos movidos puramente à curiosidade. Ele é uma conversão que pode se tornar em um lead e, consequentemente, trazer resultados – por isso, a disputa pelos cliques é tão intensa.

Em um universo online que se expande a cada minuto, essa competição torna-se ainda mais acirrada. Vence quem consegue se destacar mais. Mas como conseguir relevância em um cenário com cada vez mais players e com conteúdo novo gerado a uma velocidade impressionante?

Essa tarefa pode ser trabalhosa, mas não é difícil. Confira, a seguir, algumas táticas para aumentar o tráfego da sua página e alavancar seus ganhos independentemente da forma de monetização.

As dicas abaixo foram fornecidas pela agência de marketing digital Gluz. Estas são aplicadas com seus clientes e trazem resultados positivos. Conheça e saiba como aplicá-las!

Passos para transformar cliques em leads de qualidade

O objetivo da produção de conteúdo é gerar conversão, ou seja, fazer com que o internauta o acesse. Quando o usuário demonstrar o início do interesse por esse conteúdo, produto ou serviço, deixando algum dado de contato, ele se torna um lead – ou seja, um potencial cliente.

Por isso, leads são fontes de resultados para as quais é possível colocar em prática as mais variadas ações de marketing digital. Tudo começa com a conversão, ou seja, é preciso puxar o público para dentro do seu portal e assim gerar leads qualificados.

Veja algumas dicas de sucesso utilizadas pela agência Gluz e saiba como fazê-lo abaixo:

Aplique técnicas de SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de ações que tem como objetivo facilitar a localização e aumentar a relevância de determinado conteúdo por plataformas de busca. Ou seja, aplicando estas técnicas, a probabilidade do seu site aparecer como resultado de uma pesquisa do Google, por exemplo, cresce consideravelmente.

Dedicar-se a realizar as mudanças no conteúdo e na estrutura da página resulta em uma leitura correta do site pelos bots do Google, fazendo com que as suas postagens sejam consideradas relevantes pelo algoritmo do buscador e apareçam na primeira página dos resultados.

Exemplos de adequações são URLs simples e amigáveis, usar palavras-chave relevantes, criar uma descrição do título do site curta e atraente, aumentar a velocidade de carregamento da página, entre outras.

Divulgue links

Buscadores consideram mais relevantes os conteúdos que são referenciados em outros sites por meio de links. Ou seja, quanto mais menções ao seu conteúdo houver em outras páginas, mais chances de você aparecer no topo das buscas.

Nesse sentido, uma boa tática é buscar parcerias com sites que aceitam artigos e textos opinativos de terceiros e publicar como guest posts. Essa técnica é conhecida como link building e pode trazer resultados significativos para o aumento de acessos.

Use as estatísticas a seu favor

Sempre que possível, cheque os dados disponibilizados pelo Google Analytics. Através da análise dessas informações, você pode descobrir muito sobre seu público:

  • Quem ele é;
  • O que ele mais consome;
  • Qual o tipo de conteúdo gerou mais acessos;
  • Como ele te encontra;
  • Entre muitas outras questões.

Com isso, você pode planejar suas futuras ações com mais eficiência.

Aplique o marketing de conteúdo

Quando se fala em marketing de conteúdo, é importante saber que não se trata de apenas escrever para um blog voltado a determinado nicho. Se a intenção é gerar leads por meio de conteúdo escrito, você precisa escrever para o seu leitor.

Ou seja, ter um material que o ajude a sanar dúvidas, anotar dicas, adquirir informações relevantes sobre um produto ou serviço, entre outros. Outra forma de investir em marketing de conteúdo é por meio dos vídeos.

Ao oferecer um conteúdo em vídeo que mostre ao seu público alvo como funciona determinado produto, quais são as vantagens de determinados serviços, entre outros assuntos pertinentes, você despertará nele o interesse pela compra/aquisição.

Ambas as práticas, se voltada ao seu público-alvo, são excelentes ferramentas para atrair visitantes ao seu portal. E o melhor é que você pode unir as ferramentas citadas acima, oferecendo o conteúdo escrito e visual em uma só página.

Mas, se desejar criar um canal no YouTube, por exemplo, não se esqueça de adicionar o link do seu site na descrição do vídeo, bem como de suas redes sociais.

Atraia usuários de redes sociais

Por falar em redes sociais, elas são uma fonte interessante de leads. Estas plataformas representam uma maneira eficiente de direcionar tráfego, captar clientes e mantê-los informados.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Sebrae aponta que só no estado da Paraíba as redes sociais foram utilizadas por 77% dos pequenos negócios. Mas, não se esqueça de direcionar todas as suas postagens ao seu site, certificando-se de incluir links em cada uma delas.

Invista em mídia paga

Nesta lista, não há como deixar de mencionar o investimento em anúncios pagos em mídias sociais. Ele pode representar ganhos bastante significativos para quem pode destinar uma quantia mensal com esta finalidade.

Além disso, a sua página pode ficar em destaque nas buscas feitas no Google e você ainda tem a opção de criar anúncios bem segmentados no Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo.