5 dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O empreendedorismo digital está em constante crescimento, pois é uma alternativa rápida de criar um negócio com bom potencial de lucro. 

Por isso, neste post vamos falar sobre dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento. 

Um empreendimento online é também escalável e tem a vantagem de trazer mais flexibilidade em diversos sentidos. Comparado a um negócio físico, há muito menos burocracia.

Além disso, você pode começar de acordo com o seu tempo disponível e a partir de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. 

Ou seja, você não terá despesa com aluguel de imóveis, por exemplo, nem as despesas decorrentes de uma empresa com uma estrutura física.

Então, acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema!

Dicas de negócios digitais: o que é empreendedorismo digital?

Antes de tudo, vale a pena entender o que é o empreendedorismo digital. Trata-se de um termo que se refere à geração de negócios no mundo online. 

A ideia é que as transações aconteçam por meio da internet. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada em todo o processo. 

Há vários formatos de negócios digitais, como lojas virtuais, infoprodutos e prestação de serviços, como você verá adiante nas nossas dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento.

Como a maioria das pessoas atualmente estão conectadas por um computador ou um celular, há grandes mercados que podem ser explorados em diferentes nichos. 

Uma das principais vantagens de empreender online é o baixo custo inicial do negócio. Basicamente, os principais custos envolvem seu próprio tempo e o tipo de tecnologia utilizada. 

Outra vantagem é que é possível trabalhar apenas de casa, sem precisar cumprir horários preestabelecidos. É você mesmo quem define seus próprios horários. 

E é possível começar um negócio online mesmo que você tenha um emprego. Você terá menos tempo para se dedicar e os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem. 

Porém, você pode trabalhar em um negócio digital nas horas vagas para ter uma fonte de renda complementar ou para ser a principal fonte de renda em algum momento futuro.

Ainda, vale mencionar outro ponto positivo de um negócio digital. Existe uma grande quantidade de potenciais clientes no universo online que você pode alcançar diariamente. 

Sabendo disso, veja a seguir algumas dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento!

5 dicas de negócios digitais para começar com pouco dinheiro

E-commerce ou Loja Virtual

Por meio do e-commerce, você cria uma loja virtual que demanda um número muito menor de funcionários, em comparação a um negócio físico.  

Inclusive, muitos serviços podem ser terceirizados. Além disso, não necessariamente você precisará ter estoque ou cuidar da logística. 

Portanto, o e-commerce é uma ótima alternativa para a venda de produtos de nicho, principalmente os que possuem pouca concorrência. 

Até porque já existem muitas marcas com lojas virtuais consolidadas e, para começar, talvez compense mais buscar um nicho lucrativo e inexplorado.

Infoprodutos

Nessa opção, você pode utilizar o marketing digital para vender cursos online ou outros produtos em formato digital, como e-books.

Existem plataformas que fazem essa intermediação por meio de programas de afiliados. As principais estratégias de marketing utilizadas nesse caso envolvem tráfego orgânico e tráfego pago

Em comparação com os cursos presenciais, esta alternativa  de cursos online é muito mais escalável. 

Ainda, caso seja um produtor, você só grava o curso uma vez e pode vendê-lo para um grande número de pessoas indefinidamente.

Marketplaces

Entre as  dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento, não podemos deixar de mencionar os marketplaces.

Muitos empreendedores não sabem, mas os marketplaces são uma forma muito interessante de empreendedorismo digital

Esse tipo de negócio conecta oferta e demanda por meio de uma plataforma online. Aqui, os clientes podem encontrar vários provedores de serviços em um só lugar. 

Resumindo, é como um shopping virtual. A grande oportunidade de um marketplace é atender a um nicho de mercado específico. 

Você pode não saber, mas a maioria das empresas brasileiras está no segmento de serviços. Mesmo assim, muitos desses profissionais anunciam de forma convencional, sem usar todas as opções online. 

Portanto, uma boa oportunidade de negócio é criar um mercado que se concentre em um tipo de provedor de serviços. 

Criar e vender aplicativos 

O meio digital está cheio de possibilidades. Quer saber mais uma alternativa de negócio rentável?

Os aplicativos móveis estão se tornando cada vez mais populares e muitos deles são indispensáveis em nosso dia a dia.

Por isso, estão também entre as  dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento.

Então, se você tem uma ideia para um aplicativo interessante, útil ou divertido, este pode ser o caminho a percorrer.

 Se você já tem algum conhecimento de codificação, melhor ainda. Ou você pode recorrer a um desenvolvedor de software parceiro.

Muitos deles querem trabalhar com pessoas ou empresas para criar aplicativos. Logo, não se esqueça de ter um projeto bem pensado.

Certifique-se de validar e pesquisar sua ideia de aplicativo antes de investir qualquer dinheiro.

Fornecer consultoria online 

Você tem muito conhecimento e experiência em um campo específico? Então, está a um grande passo do que é preciso para ganhar dinheiro com consultoria online

Como consultor, você simplesmente precisa usar suas habilidades e experiência para ajudar os clientes a resolverem um problema que eles têm em sua área de especialização.

Lembre-se que, além de conhecimento, é preciso ter um bom relacionamento interpessoal, usar técnicas de vendas e planejar um marketing pessoal sólido.

Tudo isso tem o intuito de que o cliente veja o valor de seu serviço.

Conclusão

Vimos até aqui 5  dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento.  

Agora você já sabe que não faltam boas ideias de negócios online e, quem sabe, construir uma nova carreira de sucesso.

 As possibilidades são muitas e é difícil não encontrar uma que se adapte ao seu perfil.

Mas a atratividade desse mercado também aumenta com a concorrência.

Portanto, não vale a pena correr riscos sem planejamento. Fique sempre de olho nas tendências e se mantenha informado.

Lembre-se de que você não precisa se limitar a apenas uma dessas ideias de negócios online.

Você pode iniciar um projeto e adicionar novos, mesmo em nichos diferentes, que gerarão fontes de receita ao longo do tempo.

Tudo depende da sua criatividade, das suas habilidades, do tempo disponível e de quanto está disposto a investir inicialmente.

Se quiser começar investindo pouco, vá fazendo pequenos novos investimentos com o tempo, para que seu negócio cresça e traga ótimos resultados. 

O que achou das dicas de negócios digitais para empreender com pouco investimento?

Deixe seu comentário!