4 pontos importantes para uma boa gestão de mídias sociais

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Publicado: 12 de novembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

Fazer uma boa gestão de mídias sociais é vital para o sucesso das ações de Marketing Digital de sua empresa.

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Atualmente no Brasil somos mais de 130 milhões de usuários ativos de redes sociais e, em todos os lugares onde há concentração de pessoas, há oportunidades reais de negócios.

E para uma boa gestão de mídias sociais é necessário domínio sobre alguns conceitos de Marketing Digital que infelizmente poucas empresas possuem, na qual serão abordados neste artigo, como direcionamento, ações de branding e vendas, engajamento e posicionamento de marca.

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Direcionamento: Sua empresa deve direcionar a mensagem certa para as pessoas certas

O primeiro fator de sucesso para uma gestão de mídias sociais eficiente é direcionar a mensagem certa para as pessoas certas.

Isso não é possível sem um trabalho de pesquisa e planejamento de marketing prévio.

Nesta etapa, é fundamental que sua empresa conheça muito bem o público-alvo e as personas na qual suas mensagens serão direcionadas. Entre os fatores que precisam ser de conhecimento, destacaríamos:

  • Dados demográficos: Os dados demográficos são importantes para traçar e filtrar o perfil do seu público. Dados como sexo, faixa etária, região geográfica são considerados demográficos;
  • Dados Comportamentais: É parte fundamental que sua empresa conheça os comportamentos do público que é o potencial consumidor de seus produtos e serviços. Comportamento também está incluso como locais que frequentam (online e offline), hábitos e outros;.
  • Dados Emocionais: Talvez a etapa mais importante seja conhecer as emoções que movem suas personas / público-alvo. Emoções como medo, frustrações anteriores, sonhos e outras são fundamentais para uma comunicação persuasiva e eficiente;

Em posse destes dados, é possível realizar um direcionamento muito melhor das publicações e também da comunicação.

Existe uma frase já antiga no meio do Marketing Digital que é: “O conteúdo define a audiência”.

Então fatalmente se está direcionando a comunicação para uma determinada persona, elas terão maiores chances de se engajarem nas suas ações.

Branding e Vendas – Qual delas sua empresa está fazendo?

A grande maioria das empresas não sabem diferenciar ações que podem levar a um retorno positivo de Branding e presença de mercado de ações bem direcionadas para vendas nas mídias sociais.

Em linhas gerais, com algumas exceções, ações focadas em vendas nas redes sociais devem retirar o lead da mídia e fazer com que ele entre em um funil de vendas, usando um conteúdo para atraí-lo.

Normalmente um conteúdo de descoberta é o mais recomendado para este tipo de ação, que são conteúdos que mostrem para a persona que ela tem um problema e existe solução no mercado.

Já ações que promovem o Branding da empresa devem focar no engajamento de seus leads. Para isso uma comunicação mais pessoal e que estimulem as pessoas a participarem leva bastante vantagens das publicações formais e sérias.

Engajamento – O ponto chave do sucesso de suas mídias sociais

Às vezes você tem a sensação que as publicações de sua empresa são vistas, mas são ignoradas?

A palavra-chave do sucesso das publicações em páginas de empresas nas redes sociais é engajamento. As pessoas precisam participar das suas ações e isso é o que irá gerar resultado.

Existem estratégias para isso. Uma delas é sempre conversar com o público, como fazer perguntas sobre o que estão pensando.

Estas perguntas podem ser utilizadas também para conhecer melhor seu público. Se ela for estratégica, pode trazer além de tudo informação importante para o seu negócio.

Um outro ponto que deve ser levado em consideração para o aumento do engajamento nas mídias sociais é o tipo de publicação que está sendo trabalhada.
É importante mensurar quais os tipos de publicação geram maior engajamento dentre as publicações de sua empresa.

Os tipos de publicação que geram engajamento devem ser priorizados em função dos demais.

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Posicionamento de Marca – O que sua marca transmite de conceito para os consumidores?

Toda e qualquer comunicação de uma empresa deve transmitir o conceito que faz parte de sua marca.

Isso contribui para a formação de um posicionamento que sua empresa tem no mercado e principalmente fixá-lo na mente de seus consumidores e potenciais consumidores.

Criar um conceito em torno de sua marca na mente dos consumidores pode ser muito favorável, especialmente a médio e longo prazo.

A percepção de valor muito se dá em função do posicionamento que aquela marca possui.
Imagine a seguinte situação: Você está em uma cidade totalmente desconhecida e foi à um shopping para poder fazer refeição.

Chegando na praça de alimentação, sem conhecer previamente os restaurantes, você se depara com uma choperia e com um restaurante fast food. É correto afirmar que, mesmo sem conhecer, você sabe que para comer algo na choperia você deve gastar mais do que no fast food?

E porque se você ainda não conhece?

Por uma razão: na sua mente uma choperia tem mais valor do que um fast food. Simplesmente as choperias estão posicionadas diferente na sua mente do que os fast foods.

Mas o posicionamento que deve ser almejado precisa ser estratégico em função do público-alvo / persona que sua empresa deseja atingir.

Aplicando estes 4 conceitos a gestão de mídias sociais de sua empresa será muito mais eficiente. Isso prova que Marketing Digital para pequenas empresas é viável, desde que aplicado de maneira estratégica e profissional.

Conteúdo produzido pela Agência de Marketing Digital WebTrends.

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