4 motivos pelos quais o seu site não aparece no Google

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Publicado: 20 de janeiro de 2022 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Ter uma presença online é fundamental caso seu objetivo seja alcançar e converter mais clientes. No entanto, ter um site e alguns perfis em redes sociais não é o suficiente.

O seu site precisa ser encontrado pelos consumidores, seja através de anúncios, links patrocinados ou pela busca orgânica mesmo. Uma busca orgânica é quando seus potenciais clientes chegam até seu site depois de realizar uma busca no Google e ter seu site como resultado. 

Sites que aparecem na primeira página de resultados do Google conseguem ótimo tráfego orgânico e com isso, convertem mais clientes e geram mais vendas. 

Por exemplo, se você tem um site que vende arruela de pressão e mais uma diversidade de arruelas ou uma loja online de roupas, é muito necessário ter uma posição favorável nos resultados de busca do Google. Isso vale para todos os segmentos. 

Algumas falhas podem impedir que o site de sua empresa apareça nas primeiras posições do Google. Dessa forma, não há como seus potenciais clientes encontrá-lo. Descubra 4 motivos pelos quais o seu site não aparece no Google.

1. As páginas do seu site são lentas

Um dos principais fatores para um bom posicionamento no Google é a experiência que seus potenciais clientes terão em seu site. 

Portanto, páginas que demoram mais de 2 minutos para carregar são dispensadas pelos próprios consumidores.

A falha pode ser causada pela baixa qualidade do serviço do domínio ou até por excesso de anúncios, além de outras imagens pesadas em seu site. 

Em determinados casos, a programação do site foi realizada de forma negativa. Isso pode retardar o tempo de resposta das páginas dentro de seu site.

2.  As informações são irrelevantes ou mal estruturadas 

A organização de informações e dados são importantes para o layout do site e também para a qualidade da navegação dos consumidores.

Caso um usuário não encontre as informações que ele precisa com facilidade e rapidez, é muito provável que ele feche seu site. Isso faz o Google fazer seu site perder relevância nos resultados de busca.

3. Sua URL não é amigável

O motivo do seu site não aparecer bem ranqueado nos resultados do Google pode ser a própria URL. Um link não amigável com muitas informações, símbolos e números não transmite confiança aos consumidores, além de serem penalizados pelo Google.

O algoritmo do Google identifica o problema como um sinal de que o seu site é confuso e irrelevante para os usuários que preferem não clicar nele.

4. Falta de indexação do site

Caso seu site não esteja indexado ao Google, ele não aparecerá nas primeiras posições nos resultados de busca. 

Tente pesquisar pelo nome completo do seu site no Google: www.seusite.com.br. Caso ele apareça como primeiro resultado, o site está devidamente indexado.

Conclusão

Esses são 4 motivos possíveis para o seu site não aparecer como resultado nas primeiras buscas do Google. Além disso, você deve investir em páginas otimizadas com SEO (Search Engine Optimization), que em português significa “otimização dos mecanismos de busca”. Além disso, seu conteúdo no blog também precisa estar otimizado com SEO.

O SEO é a melhor ferramenta para conseguir mais destaque através de tráfego orgânico. Por isso, caso seu objetivo seja aumentar as visualizações no seu site e converter mais clientes, é necessário investir em SEO.