4 formas de inovar nos meios de pagamentos do seu e-commerce

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Publicado: 13 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Existem muitas formas de inovar nos meios de pagamento do seu e-commerce e muitos incentivos para fazer isso também. Afinal de contas, é fato que as lojas virtuais estão se tornando cada vez mais importantes em nossa economia e, sem dúvidas, as formas de pagamento causam um impacto significativo no sucesso desses pontos de venda. Quanto mais fácil e cômodo for para o cliente, maiores as tendências dele fechar negócio.

Para se ter uma ideia, cerca de 13 milhões de pessoas começaram a comprar na Internet pela primeira vez em 2020. É um crescimento enorme, que foi acelerado pela pandemia do novo coronavírus.

Isso coloca muita gente diferente no mercado, aumentando a necessidade de encontrar formas de inovar nos meios de pagamento do seu e-commerce. Quanto mais inovação e diferentes formas, melhores resultados.

E aí, quer ver quais as principais formas de inovar nos meios de pagamento do seu e-commerce? Então siga a leitura do artigo abaixo!

4 formas de inovar nos meios de pagamentos do seu e-commerce

1. Criptomoedas

O mercado de criptomoedas está ficando cada vez mais popular. Basta ver, por exemplo, como o crescimento gigantesco do setor em 2020 levou tanta gente para investir nisso.

É claro, também, que muito dessa popularidade tem a ver com sites, como o Criptos, que criam conteúdo e disseminam as informações sobre o segmento para a população.

Por isso, apesar da maioria das moedas serem usadas como investimentos hoje em dia, elas também podem ser usadas como ferramentas de compras. É, aliás, uma ótima maneira da sua loja recolher dinheiro que vai se valorizar no futuro. Uma compra hoje em Bitcoin pode valer 10x mais no futuro, por exemplo.

Portanto, é importante tentar adicionar métodos de pagamento que aceitam criptomoedas. Isso atrairá novas vendas e permitirá que o seu negócio não só seja visto como moderno e ganhe publicidade gratuita, como possa vender mais.

2. Autenticação biométrica

A autenticação biométrica já é muito usada no dia a dia em coisas físicas, como para sacar dinheiro no banco ou ligar o seu Smartphone. No entanto, ela também pode ser usada em e-commerces, com certas adaptações.

A razão para isso é o fato de que, realmente, não dá para driblar essa segurança. A senha até dá para descobrir ou tentar usar programas que fazem milhões de tentativas de uma vez. No entanto, não dá para driblar um dado biométrico.

É por isso que metade das pessoas consideram que a autenticação biométrica vai substituir senhas e pins no futuro, de acordo com um estudo feito pela Visa. Assim, com certas medidas de adaptação, pode ser uma boa ideia tentar colocar esse recurso no seu e-commerce, especialmente para compras feitas em dispositivos móveis.

3. Pix

O Pix é um sistema de transferência bancária feito pelo Banco Central que une todas as instituições bancárias nacionais em um único sistema. Assim, todas as transferências são feitas em tempo real, sem precisar esperar e sem custos para os consumidores.

Não é à toa, portanto, que o Pix logo caiu no gosto do povo e se tornou uma tendência enorme em todos os lugares. Inclusive para lojas virtuais.

Isso porque o Pix pode funcionar com pagamentos feitos via QR Code ou chaves únicas. Nesse caso, é possível atrelar um QR Code gerado instantaneamente (ou uma chave, embora seja mais complicado para o consumidor) a um pedido de pagamento.

Com isso, quando o QR Code é lido e o consumidor faz a transferência via Pix, já acusa no sistema da loja que o pedido foi pago.
Isso permite mais facilidades para os consumidores e, claro, um maior volume de vendas. É um benefício extra que pode fazer a diferença em muitas ocasiões.

4. Boleto bancário parcelado

Apesar de tudo, o boleto bancário é o método de pagamento mais usado no Brasil. Talvez o Pix vença no futuro, mas o boleto é o líder, sem dúvidas. Por isso, ele é obrigatório para toda loja.

No entanto, o boleto bancário parcelado já é mais raro. Não são todas as empresas de pagamentos que oferecem esse tipo de serviço, por exemplo. No entanto, quando oferecem, ele tende a ser usado na hora pelos consumidores.

Pode ser que haja um custo extra nisso (e esse custo pode ser repassado aos consumidores), mas o ganho em vendas é muito superior. Especialmente em produtos de valor agregado médio ou alto, como um videogame, um computador ou algo do tipo.

Agora que você já encontrou formas de inovar nos meios de pagamentos do seu e-commerce, poderá colocá-las em prática. É verdade que nem todas elas serão muito usadas no começo, mas é um investimento para o futuro. Aos poucos, essas inovações se tornarão mais e mais populares e o seu site estará na frente por já aceitar pagamento via essas estruturas financeiras.

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