4 dicas para fidelizar seus clientes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de setembro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Garantir o aumento das vendas é crucial para o bom desenvolvimento do negócio, no entanto, além de prospectar novos consumidores, estudos indicam que fidelizar os clientes antigos pode ser a melhor opção para alcançar as metas.

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Brain & Company apontou que os clientes fidelizados tendem a gastar, aproximadamente, 67% mais do que os novos compradores. 

Isso porque, uma boa experiência anterior ajuda a definir a confiança no produto e na empresa.

Além disso, os consumidores que já são fãs da empresa e que passaram por um bom atendimento, são 69% mais suscetíveis a indicar a loja e a mercadoria para amigos, familiares e em suas redes sociais.

Em contrapartida, as lojas que não investem nesse atendimento mais humanitário e positivo, acabam afastando aproximadamente 58% dos clientes. 

Assim, esses dados divulgados pela Agência NewVoice Media ajudam a compreender como as ações de fidelização influenciam os compradores.

Vantagens de fidelizar os clientes

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Brain & Company, a retenção bem sucedida de 5% dos clientes, representa um crescimento no número de vendas e na lucratividade geral da empresa de até 95%.

No entanto, as vantagens de fidelizar consumidores não estão apenas no aumento das vendas, mas também na redução dos gastos. 

Isso se dá porque investir na construção de um plano de fidelização pode ser até 25 vezes mais barato, do que a captação de novos leads.

Segundo a Harvard Business Review, isso acontece em decorrência da redução do tempo e dos recursos que são necessários para desenvolver todo o planejamento de alcance de novos clientes.

Diferente dos esforços necessários para agradar clientes que já realizaram a compra do produto ou serviço fornecido pela empresa.

Contudo, esse agrado não se trata somente de uma ação específica que se inicia após a primeira compra, mas um sistema contínuo de atuações que engloba desde as:

  • Primeiras comunicações com o comprador;
  • Qualidade do atendimento;
  •  Experiência com o produto;
  • Facilidade do pagamento – uma boa máquina de cartão de crédito;
  • Pesquisas de satisfação, entre outras ações de engajamento.

4 formas de fidelizar os consumidores

O desejo de aumentar o ticket médio ou incrementar a previsibilidade do fluxo de caixa é importante para muitas empresas, mas para isso, é necessário realizar algumas mudanças no processo de atendimento ao cliente e no treinamento dos funcionários.

Isso porque, a retenção de consumidores envolve o apoio recorrente aos clientes e a disponibilização do suporte necessário para sanar dúvidas, interagir mais abertamente nas redes sociais e até produzir conteúdos e produtos personalizados.

Assim, independente do segmento de atuação ou do tamanho da empresa, seguem algumas dicas que auxiliaram o seu negócio a fidelizar cada vez mais consumidores.

  • Monitore o padrão comportamental do seu cliente

Não são todas as pessoas que realizam compras na sua empresa, que terão o perfil ideal para voltar a fazer novas aquisições e a aumentar os valores das compras. 

Por isso, é preciso saber qual é o perfil do consumidor ideal e quem são os clientes que devem ser o foco das ações de fidelização.

Para isso é preciso saber qual é a faixa etária, o gênero, a localização, o nível do poder aquisitivo, entre várias outras informações que auxiliam na formação da persona da empresa.

  • Aperfeiçoe os meios de comunicação com o público

Atualmente existe uma infinidade de opções de meio de comunicação com o público consumidor. Essa conexão pode ser feita por telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, Chatbot, enfim, em diversas plataformas distintas.

Deste modo, é fundamental manter a constância das conversas, impedindo que as pessoas tenham que repetir todo o diálogo conforme os meios são alterados. 

Existem diversos programas que ajudam a centralizar esses atendimentos, mantendo registros de todas as conversas e melhorando muito o nível de satisfação e efetividade das interações.

  • Invista em um atendimento customizado

Conforme a tecnologia tem se desenvolvido e as relações se expandindo, a necessidade de proximidade e estreitamento dos laços tem ganhado cada vez mais importância, inclusive, nas trocas comerciais.

Neste cenário, os clientes querem se sentir únicos e importantes para a marca. 

Assim, garantir que suas necessidades e particularidades sejam atendidas por meio de um atendimento personalizado, demonstra uma preocupação com os consumidores e com a sua satisfação.

  • Crie um programa de fidelização

A utilização da maquininha de cartão pode ajudar na construção de um programa de fidelidade, que ajude a empresa a coletar dados importantes dos consumidores, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios exclusivos de acordo com a frequência das compras.

Essa é uma forma de incentivar novas compras e de facilitar a distribuição de recompensas às pessoas que são mais fiéis à marca. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.