3 meios de pagamento que podem facilitar sua gestão

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de setembro de 2021 | Atualizado: 9 de setembro de 2021.

É essencial adotar uma solução de pagamento online para quem possui um negócio digital. Na internet, as transações digitais dependem da variedade de meios de pagamento online que a sua empresa oferece.

Para 56% dos entrevistados da Column Five Media, a variedade nos métodos de pagamento é um dos principais desejos do consumidor. Só fica atrás do frete grátis (73%) e da entrega garantida (60%).

E quais são os principais métodos para pagamentos digitais? Prossiga com a leitura do artigo e veja as opções que mais facilitam a gestão da sua empresa!

O que são os meios de pagamento online e qual é a importância de escolhê-los bem?

Quanto mais opções de pagamentos digitais existirem para o cliente, maior é a chance dele concluir uma compra.”

O meio de pagamento online é basicamente uma forma de pagar e receber dinheiro. Utilize-o para a realizar transações financeiras no meio digital e comercializar produtos e serviços.

Há diferentes métodos de pagamento disponíveis na internet e eles podem ser aplicados principalmente como: pagamento recorrente, cuja compra ocorre mais de uma vez dentro de um período, e o pagamento avulso, feito apenas uma vez.

Eles são, geralmente, integrados ao site do negócio digital por meio de um sistema virtual, que pode ser:

  • Um gateway de pagamento, que integra os métodos para pagamentos digitais e permite transações financeiras sem intermediação
  • Um intermediador de pagamento, onde há intermediação e você não recebe o dinheiro imediatamente após o pagamento online

Por que escolher bem os métodos de pagamento que ficarão disponíveis no seu negócio digital?

Você deve garantir variedade nos pagamentos digitais, mas também precisa prestar atenção na preferência dos clientes. Se há métodos mais buscados que outros, são eles que terão preferência na sua página de checkout.

Além disso, é importante lembrar que existem taxas por pagamento para cada método de cobrança. Não escolha um método que tem uma taxa alta e é pouco utilizado, pois isso pode ser contraproducente para o seu negócio.

Por fim, é importante se atentar para os métodos que mais facilitam o gerenciamento de pagamentos da sua empresa. Pois com uma gestão facilitada, menor o risco de inadimplência e maior a previsibilidade financeira!

Solução para pagamento online: quais são as 3 opções que mais facilitam o gerenciamento dos pagamentos?

Como dito antes, há diversos métodos de pagamento disponíveis no mercado, cada qual com sua parcela de fiéis usuários. Afinal, quanto mais opções você fornecer no seu negócio digital, mais fácil é de ocorrer um aumento de vendas.

E atualmente, quais são as principais soluções de pagamento online? Veja agora!

Cartão de crédito para pagamento recorrente (crédito recorrente)

O cartão de crédito é uma das opções mais usadas para compra online, já que é bastante prático e cômodo. Segundo a Abecs, o número de compras online com cartão de crédito teve um aumento de 23,2% no primeiro trimestre do ano passado.

Além de popular, é uma das opções mais confiáveis para o pagamento recorrente, onde a cobrança é realizada periodicamente na fatura do cartão. Com esse crédito recorrente, é menor o risco de inadimplência.

Fora isso, é uma ótima opção para o seu gerenciamento de pagamentos, já que há a confiança de que todo mês a cobrança será paga.

Boleto online

O boleto online ainda é bastante popular no Brasil, segundo o Sebrae. Em seu estudo sobre compras online, constatou que o método de pagamento ainda tem 75% de aceitação do público digital. Nisso, é a segunda opção mais usada.

Ela é a escolha de um público que não possui conta em banco ou cartão de crédito. Assim você pode emitir boletos de forma rápida, fácil e segura, pois é emitido um boleto registrado (o que diminui o risco de fraude).

Dependendo da instituição financeira que emitir o seu boleto, a emissão pode ser gratuita e contar com o QR Code Pix. Essa ferramenta torna o pagamento online mais rápido, não importando o dia ou horário em que o boleto foi pago.

E com um sistema de boletos online, fica mais fácil gerir os pagamentos!

Pix para empresas

O Pix PJ tem um adoção enorme pelos negócios digitais, apresentando o mesmo funcionamento do Pix tradicional. Trata-se de um sistema de pagamento instantâneo que permite a realização de cobranças a qualquer momento.

O pagamento é compensado em menos de 10 segundos e você paga apenas uma taxa por cobrança, que é baixa em relação a outros métodos. Para facilitar a gestão de pagamentos, o Pix PJ fornece mais de uma forma de cobrança:

  • Chave Pix
  • QR Code do tipo estático
  • QR Code do tipo dinâmico

Isso permite que realize a cobrança mais adequada para cada cliente!

Identificar uma plataforma de pagamento online é o  ideal para a gestão das suas cobranças. Isso se dá porque todas as cobranças realizadas nas diferentes formas de pagamento são geradas automaticamente e enviadas da mesma forma aos clientes. Aliás, as notificações automáticas também são disponibilizadas. 

Pesquise pelas melhores opções de mercado antes de dar uma passo tão importante. Optar por uma gestão automatizada pode trazer muita facilidade ao seu negócio. 

Acha que faltou alguma forma de gestão eficiente? Deixe seu comentário!