3 maneiras de usar o marketing para reter seus assinantes
Publicado: 1 de março de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.
Tradicionalmente, o marketing tem a função de encontrar pessoas interessadas ou que possam se interessar pelo serviço ou produto de sua empresa.
Quando bem executado, ele aumenta a lucratividade auxiliando o setor de vendas gerando nova receita.
Entretanto, em serviços baseados na economia da recorrência, ou seja, em negócios que cobram assinaturas ou mensalidades, o marketing assume mais um papel: reter assinantes.
Primeiro, por que é importante reter clientes?
Em serviços que cobram mensalidades ou assinaturas, o retorno financeiro vem depois de um bom tempo, diferentemente do varejo ou serviços que cobram um valor único. Nesse caso, a lucratividade aumenta conforme o tempo que o cliente permanece como assinante.
Se você não tiver estratégias para aumentar esse tempo de permanência, cada nova venda será apenas para substituir um cancelamento em sua base.
Dessa forma, você não conseguirá nem cobrir o dinheiro investido em marketing e vendas para conseguir atrair o cliente e a possibilidade de que sua empresa sofra com a retração de receita é bem grande.
Sua empresa operará na base da sobrevivência e não no crescimento.
Mas se você consegue reter seus clientes, uma coisa mágica acontece. A sua empresa deixa de simplesmente sobreviver e passa a crescer de verdade. Porém, como o marketing pode ajudar nisso?
Para responder essa pergunta separamos 3 estratégias eficientes que vão fazer sua empresa reter clientes.
1. Mostre para o cliente o sucesso dele com o serviço
É bem provável que uma empresa ou pessoa assine mais de um serviço recorrente, como um plano de saúde e seguro para o carro. Por isso, é importante mostrar para o seu cliente que você é realmente essencial na rotina dele.
Assim, seu departamento de marketing pode criar campanhas estratégicas para mostrar os benefícios do seu serviço.
Por exemplo, se o seu software torna a gestão das empresas mais eficiente, mostre quantas horas o cliente poupou utilizando a sua ferramenta.
2. Adicione valor além do serviço oferecido
A sua empresa pode pensar em conteúdos que agreguem valor além do seu serviço. Por isso, produza ebooks, posts em blogs, crie newsletters com curadoria de conteúdo, pense em vídeos, podcasts e tudo mais que possa ajudar o seu cliente a conhecer mais sobre o mercado que atua ou que tenham a ver com o serviço que você oferece.
Por exemplo, imagine que você ofereça uma assinatura de chocolates selecionados. Uma boa ideia é, regularmente, enviar vídeos de receitas feitas com esses chocolates para que os seus assinantes possam repetir em casa.
3. Conte histórias de sucesso
Prova social é tudo! Quando alguém vê outra pessoa tendo sucesso com algum serviço, muito provavelmente ela vai acreditar que aquele serviço realmente proporciona algum tipo de sucesso.
Selecione os seus melhores clientes, os que mais engajaram com o seu serviço, os que são verdadeiros defensores da sua marca e colha depoimentos.Eles, por si só, vão fazer uma propaganda positiva da sua empresa.
E lembre-se: é sempre melhor alguém falando bem de você do que você falando bem de si mesmo.
Sobre a Superlógica
A Superlógica desenvolve o software de gestão (ERP) líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação.
A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.
Conteúdo produzido pela empresa Superlógica.