Reconhecimento de marca: por que é importante e como conseguir?
Por: Camila Alexsandra
Publicado: 27 de outubro de 2022 | Atualizado: 11 de novembro de 2022.
“Quem não é visto não é lembrado”. No mundo do marketing, essa frase representa uma verdade incontestável. Para ter uma base, houve um aumento de quase 10% em orçamentos globais de marketing no ano de 2022. Cada vez mais nós somos bombardeados com informações, especialmente propagandas, o que torna difícil se recordar daquilo que não é marcante, sendo assim a busca por uma reconhecimento de marca tem que ser cada vez mais constante.
Mesmo dentro de nichos, em que a competição costuma ser menor, é fácil que uma marca se perca em meio a tantas outras. Evitar que isso aconteça passa não somente pela qualidade do que é oferecido, mas em saber tornar a sua presença no mercado algo notável.
Isso é o que chamamos de “reconhecimento de marca”, uma estratégia de marketing que visa colocar uma determinada marca na mente dos consumidores de maneira positiva e torná-la referência quando se fala sobre um campo de atuação no mercado.
Mas afinal de contas, como conseguir um bom reconhecimento de marca? A tarefa requer bastante trabalho, é verdade, mas existem estratégias comprovadamente eficazes para tornar isso possível. Nesse texto, eu vou falar sobre 4 das principais delas.
1 – Esteja presente em diferentes meios
Talvez a dica mais óbvia de todas, ela não é tão simples quanto parece. “Estar presente” não significa somente manter presença em diferentes redes sociais, mas desenvolver conteúdos específicos e relevantes para cada plataforma, sempre em favor da marca.
Essa estratégia inclui saber o que cabe (ou não) em cada espaço e como o seu negócio pode se inserir em diferentes contextos. O investimento, nesse caso, deve ser focado naqueles lugares que estão ao alcance do seu público-alvo, a fim de potencializar os esforços.
2 – Compreenda a importância da identidade visual
Que seres humanos são criaturas visuais é uma verdade incontestável. Antes de dedicarmos nosso tempo a algum conteúdo, são as imagens que chamam a nossa atenção. Dessa forma, a identidade visual da sua marca deve representá-la de maneira imediata e impactante.
Isso pode ser feito através da criação de um logotipo chamativo e o bom uso da semiótica nas plataformas em que está presente. Decisões relacionadas a estratégias visuais da marca devem levar em conta o público-alvo e o nicho do mercado no qual ela está inserida.
3 – Realize uma boa segmentação de mercado
“Segmentação de mercado” é o nome dado para a capacidade de identificar indivíduos e grupos com valores e respostas similares a um determinado produto ou serviço. Ela é uma das principais estratégias associadas com a definição do público-alvo de uma marca.
Por conta disso, fazer uma boa segmentação de mercado significa compreender a quem uma marca quer atingir. Esse autoconhecimento permite que quaisquer esforços e investimentos sejam mais focados, a fim de captar a atenção de um público específico.
4 – Agregue os valores da sua marca
Também chamada de “brand equity”, essa estratégia é uma das mais importantes de todas no mundo do marketing. Passados são os tempos em que se pensava que uma marca representava somente um produto ou serviço. Os valores, aqui, são intangíveis.
Marcas bem-sucedidas, como a Apple e a Coca-Cola, se utilizam de valores agregados para definir a sua maneira de atuar. Elas não estão preocupadas em vender refrigerantes ou produtos eletrônicos, mas em oferecer experiências, valores e emoções aos clientes.
No fim das contas, a importância do reconhecimento de marca está atrelada ao alcance. Quanto mais pessoas lembrarem do nome da sua empresa, maiores serão as suas chances de crescer. Investir nessa área, então, se torna essencial.
Mais do que isso, é preciso pensar para além do que está na nossa frente. Se utilize de estratégias de marketing para desenvolver não somente propagandas, mas uma visão de mercado que compreenda e amplie o seu espaço na mente das pessoas.
William Mendes é mercadólogo e atua na área de marketing há 10 anos atendendo empresas da China, Espanha e Portugal, e gerencia o blog do LogosBr.