Marketing para infoprodutores: 7 dicas práticas

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Publicado: 11 de outubro de 2022 | Atualizado: 11 de outubro de 2022.

Quem trabalha no mercado digital sabe que o marketing para infoprodutores é um elemento essencial para garantir bons resultados de vendas e posicionamento. 

No entendo, você sabe como é possível construir boas práticas de marketing para infoprodutores? Conhece estratégias para fortalecer uma marca nas redes?

Neste artigo, listamos algumas dicas práticas, como o uso de técnicas de copywriting, para fortalecer a presença dos infoprodutores no mercado digital e impulsionar suas vendas. Continue a leitura e confira!

1. Invista em Marketing de Conteúdo

Uma das estratégias mais poderosas no marketing para infoprodutores é a produção de conteúdos ricos. Essa estratégia de atração é chamada de Marketing de Conteúdo. 

O marketing de conteúdo consiste em uma cadeia de ações voltada para a produção de material relevante para o público-alvo. 

Uma das características mais marcantes do Marketing de Conteúdo é fazer uma divulgação indireta da sua marca, priorizando a construção de material rico. 

São exemplos de conteúdos relevantes para essa estratégia:

  • E-books;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Blog posts, etc.

Para produzir esses materiais de maneira assertiva, é necessário conhecer bem o público e saber quais as dores e temas são relevantes para seus clientes em potencial.

2. Crie fluxos de e-mail marketing

Outra dica importante de marketing para infoprodutores é a criação de fluxos de e-mail marketing, uma cadeia de mensagens que ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes por meio de um canal direto.

O e-mail marketing ajuda na prospecção de leads, levando informações do interesse do seu público-alvo, além de ofertas de produtos e serviços.

Nessa estratégia, cada e-mail envia uma mensagem de acordo com a etapa do funil de vendas em que o lead está. Para isso, utiliza-se o método de segmentação dos contatos existentes na base do infoprodutor. 

3. Conquiste leads com Inbound Marketing

Já que falamos anteriormente de funil de vendas, é importante ressaltar a importância da atração de leads na estratégia de marketing para infoprodutores. 

E quando falamos de atração, é fundamental destacar o uso do Inbound Marketing como uma das ferramentas mais poderosas para prospecção de clientes em potencial.

Popularizado no início dos anos 2000, o conceito de Inbound Marketing pode ser definido como o Marketing de Atração, no qual um conjunto de ações são realizadas para direcionar clientes em potencial para dentro do funil de vendas.

Em uma estratégia Inbound podem ser utilizados recursos como:

  • Landing pages;
  • Blog corporativo;
  • Postagens em redes sociais;
  • E-mail marketing, etc.

4. Aumente sua lista de contatos com uma landing page

Falando em estratégia de atração de leads, ponto muito importante no marketing para infoprodutores, uma das maneiras mais eficientes para construção de uma base de contatos é a criação de uma landing page.

Também conhecida como página de aterrissagem, essa ferramenta se caracteriza por ser um ambiente de alta conversão, ou seja, uma página na qual todos os elementos são direcionados para que os leads realizem uma ação.

Existem diferentes tipos de landing pages utilizadas de acordo com a etapa do funil de vendas em que o lead se encontra, são elas:

  • Página de captura;
  • Thank You Page;
  • Página de vendas.

5. Otimize seus conteúdos para SEO

Você já se perguntou qual o requisito para aparecer nas primeiras páginas do Google e ter mais tráfego para sua página? Não? Então você precisa conhecer a estratégia de SEO, que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Ela representa um conjunto de técnicas utilizadas para levar conteúdos, principalmente blog posts, para as primeiras posições dos motores de busca.

Isso é possível porque cada motor de busca, como o Google, utiliza algoritmos que avaliam a qualidade das páginas e dos conteúdos. Assim, eles são ranqueados pelo nível de relevância nas plataformas. 

Mas se quiser incorporar esse método na sua estratégia de marketing para infoprodutores, é necessário investir na experiência dos usuários da sua página e criar conteúdos com boa escaneabilidade. 

6. Utilize as técnicas de copywriting 

Um dos recursos mais utilizados com sucesso no marketing digital é o copywriting, a técnica de escrita persuasiva capaz de impulsionar vendas.

Esse tipo de escrita usa técnicas como empatia e apresentação de benefícios para ressaltar as qualidades de uma oferta. 

É sempre importante lembrar que o copywriting não tem nada a ver com mentir sobre as qualidades de um produto ou serviço, mas destacar o que ele pode de fato oferecer como diferencial aos leads.

Ao investir no copywriting, os infoprodutores podem colher benefícios, como:

  • Aumento do engajamento da sua audiência;
  • Atração de novos leads;
  • Impulsionamento dos leads qualificados para realizarem uma compra;
  • Incentivo do download de conteúdos ricos, como e-books e infográficos. 

7. Aposte no Marketing de Influência 

Outra dica para turbinar a estratégia de marketing para infoprodutores é buscar associar sua marca à imagem de influenciadores digitais que tenham uma audiência semelhante ao seu público-alvo.

Esse recurso é conhecido como Marketing de Influência, e tem como principal característica utilizar personalidades para fortalecer a presença digital da sua marca.

Nesse sentido, o Marketing de Influência pode ser usado para captação de novos leads ou para reforçar suas ofertas diante da sua audiência. 

Um detalhe que vale destacar é que, nem sempre o influencer com mais seguidores é o que pode trazer bons resultados dentro da sua estratégia. É importante que seja uma pessoa que tenha a ver com seu público e que não gere uma campanha negativa para sua marca.

Viu como é possível reforçar sua estratégia de marketing para infoprodutores em poucos passos? Quer saber mais sobre alguma delas? Então deixe seu comentário.

Texto desenvolvido pela equipe do blog Ead Box.